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5 práticas que podem prejudicar sua estratégia de inbound marketing

1/set/2016
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Durante muito tempo as abordagens tradicionais de marketing traziam resultados positivos para as empresas, no entanto, hoje o cenário é muito diferente! Os consumidores são bombardeados diariamente por uma avalanche de informações e as marcas se viram obrigadas a abandonar o marketing de interrupção para atrair o verdadeiro interesse do seu público. Hoje as pessoas se envolvem com as marcas que oferecem conteúdos úteis para o seu dia a dia. Esta é a proposta do inbound marketing: atrair o interesse da persona por meio de um conteúdo qualificado.

O inbound tem gerado resultados efetivos para empresas de vários segmentos. Entretanto, é natural que algumas marcas cometam equívocos na execução da estratégia, afinal é uma técnica recente no mercado.

Para te ajudar a evitar que alguns erros comprometam o desempenho da sua estratégia de inbound, conheça a seguir as principais práticas que prejudicam a sua execução.

Oferecer um conteúdo no momento errado

O inbound marketing se baseia no funil de vendas para produzir e distribuir um conteúdo de valor para a persona. Cada etapa dessa jornada descreve o caminho que o consumidor percorre desde o primeiro contato com a marca até o momento da compra. Desta forma, uma pessoa que conhece a empresa recentemente não poderá receber o mesmo conteúdo que uma pessoa que está na fase de decisão de compra. Por isso, muitas empresas ainda cometem erros desastrosos ao enviar uma abordagem comercial de fundo de funil para os leads (contatos identificados) que ainda não estão devidamente prontos. Além de não gerar vendas, esta prática pode afastar de vez um cliente potencial. Portanto, siga a estratégia em cada etapa do funil para conquistar resultados assertivos com o inbound marketing.

Produzir conteúdo sem otimizá-lo

Outro erro bastante comum entre as empresas é a produção de artigos para o blog sem táticas de SEO. Certamente isso dificulta a indexação do seu conteúdo pelo Google e consequentemente, os consumidores não o encontrarão em suas buscas. De nada adianta produzir um conteúdo de qualidade se o seu público não vai acessá-lo. Insira no seu texto palavras-chave potenciais para que o seu conteúdo seja visto pela sua persona. Quanto mais pessoas tiverem acesso ao seu artigo e o considerarem relevante, mais oportunidades a empresa terá de construir a sua autoridade no segmento de atuação, e se tornar uma referência é fundamental para gerar negócios no mercado!

Copiar conteúdo é desastroso para a estratégia de inbound marketing

Para produzir um conteúdo qualificado não é preciso investir alto, contudo, é necessário ter foco e criatividade para criar materiais originais e acima de tudo, valiosos para a sua persona. Busque referências, mas lembre-se, originalidade é uma das maiores chaves para o sucesso de um conteúdo. Sem falar que o Google penaliza as páginas que publicam conteúdos copiados de outra fonte o que com certeza também impede que os usuários vejam o seu artigo, tenha cuidado!

Não criar buyer personas

A persona deverá ser o centro de qualquer estratégia de inbound marketing, ou seja, um conteúdo de qualidade é aquele valorizado pela persona e entregue no momento ideal. Por isso é essencial conhecer o perfil detalhado do seu público para criar conteúdos de valor que atraiam o interesse da sua persona. Não se esqueça que o ponto de partida da sua tática é a criação de uma buyer persona, principalmente, porque todos os esforços estratégicos serão baseados no perfil do seu público. Sendo assim, foque na criação do personagem que melhor representa o seu cliente ideal e coloque em prática as ações de inbound!

Não investir em mídia para atrair tráfego para o seu blog

Outra prática muito utilizada em várias empresas é não investir na compra de mídia para atrair visitantes qualificados para o seu blog. Embora as táticas de SEO sejam eficientes, o resultado aparece a longo prazo, então a publicidade maximiza a atração de tráfego. Promover um artigo nas redes sociais e links patrocinados, por exemplo, é uma excelente maneira para atingir uma audiência bem ampla e divulgar o seu conteúdo.

Agora que você já sabe quais são os principais erros que comprometem a sua estratégia de inbound, leia o nosso artigo sobre como potencializar a geração de leads do seu blog.



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