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Porque seu Inbound Marketing precisa ser mais ágil

15/set/2016
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Mesmo quem ainda tem conhecimentos básicos de Inbound Marketing já percebeu que, apesar de sua concepção pouco complexa (que requer análise precisa de público para estruturar ações – buyer persona, qualidade e, sobretudo, oferecer conteúdo certo na hora e para a pessoa certa, entre outras etapas), é uma metodologia que, muitas vezes, é necessário dispor de tempo para analisar os resultados e rever estratégias para repetir o que está dando certo e mudar o que não têm agradado.     

E, então, surgem algumas equivocadas conclusões tais como: “o Inbound Marketing não é ideal para minha empresa, pois minha equipe não dispõe desse tempo para preparar estratégias” ou “não posso realizar investimentos em uma metodologia que, além de tempo, tem a possibilidade de não trazer o retorno esperado dentro de um determinado período”.

Pois bem, já dissemos no início deste parágrafo que é equivocado pensar desta forma porque resultados a médio e longo prazo são mais eficazes do que a falta deles em qualquer tempo. Mas existe uma metodologia que pode tornar esse processo de atração de clientes e conversão de leads mais eficiente: o Agile Marketing.

O que é Agile Marketing?

Como seu próprio nome diz, não é surpresa revelar que o Agile Marketing pode tornar o Inbound Marketing mais eficiente. Conceitualmente, é uma abordagem que integra a cooperação entre as equipes para que esses esforços tragam resultados aos seus respectivos clientes, o que automaticamente significa resultado para a própria empresa.

Surgiu com o intuito de proporcionar melhores experiências e aprendizados por meio de um marketing que permite se renovar, não ter medo de tentar e onde as inovações são muito bem-vindas.

Qualquer profissional ou agência de Inbound Marketing irá afirmar que isso já ocorre dentro de suas atividades, mas estamos falando de uma metodologia, ou seja, existem formas adequadas para garantir sua eficácia.

Por exemplo, começando pela conscientização do Agile Marketing que é uma mudança de valores não apenas de estratégias. Assim como no Inbound Marketing, é preciso que exista o alinhamento entre os times envolvidos para assegurar que todos estejam olhando para a mesma direção e contribuindo mutuamente para chegar lá.

As principais ações práticas de Agile Marketing

  • Rever ações e se permitir responder com mudanças, em vez de apenas seguir um plano anual;
  • Agilidade em interações rápidas no lugar de grandes campanhas;
  • Testes e dados em vez de seguir opiniões sem embasamento;
  • Realizar pequenos e numerosos experimentos e não investir somente em grandes campanhas;
  • Apostar em interações individuais em vez de valorizar apenas interações em massa.
  • E uma das mais importantes: troca de informações entre equipes, colaboração mútua em vez de monopolização de informação e hierarquias.

Já vimos que muitos que lêem esse texto vão pensar “mas não é exatamente isso que já se faz no Inbound Marketing? Como essa metodologia pode ser mais ágil?”.

Prevendo que estas questões surgiriam, já vamos esclarecendo que Inbound Marketing e Agile Marketing são diferentes. Eles trabalham juntos, são como engrenagens que podem impulsionar seus efeitos entre si, mas que não trarão as mesmas respostas necessariamente.

Usando Agile Marketing para gerar resultados mais rápidos com o Inbound Marketing

Retomando o que grifamos no último tópico sobre os valores do Agile Marketing, a colaboração entre as equipes, principalmente de vendas e marketing, é fundamental. Isso porque os dados que ambos os departamentos coletam em suas atividades é que dão o tom das estratégias: resumidamente, os vendedores têm o termômetro do sucesso ou falha na hora da venda, enquanto os profissionais de marketing trilham o caminho para que visitantes se tornem leads. A orientação se estende à outros departamentos, como atendimento ao cliente.

Portanto, para fazer com que as estratégias de inbound marketing tragam respostas mais rápidas implementando as ações de Agile Marketing, é imprescindivel que as equipes conversem e muito entre si, trocando informações e analisando os resultados. Essa comunicação é valiosa e ignorar esse fato pode ser uma pedra no caminho do sucesso do planejamento, colocando tudo a perder.

Algumas ações de Agile que podem impulsionar o Inbound Marketing

  • Criar campanhas e planos com tempo mais curto de duração, como 90 dias em vez de 12 meses, por exemplo. Isso economiza tempo e direciona suas ações para mudanças efetivas.

  • Testar, testar e testar. Evite tomar decisões baseadas em "achismos" e teste essas opiniões para ter fundamentos embasados nas ações e nos dados que tem em mãos.

  • Um complemento à ação anterior, preste atenção nas interações individuais, comentários, compartilhamentos, visualizações, curtidas, downloads, pedidos de informações, entre outras possibilidades.

  • Incentive a colaboração entre as equipes. É essencial para o Inbound Marketing que exista esse consenso entre os objetivos da empresa.

Em suma, na integração entre Agile e Inbound Marketing serão valorizadas as interações para conhecimento da eficácia do conteúdo, além de aumentar a satisfação do cliente e garantir que ele avance nas etapas da jornada do comprador.

Além de trazer respostas mais rápidas, pode ser mais econômico: em vez de lançar um dispendioso e-book sobre um determinado assunto, teste postagens de blogs, e-mail marketing, guias etc, e perceba se está sendo baixado com frequência, avalie a aceitação. Será mais fácil decidir se é necessário investir em um material mais caro depois de provado que o tópico está sendo procurado e aceito ou não.

Como o Agile Marketing te leva onde você quer chegar

Nunca é demais lembrar que o objetivo final do Inbound Marketing não está em criar conteúdo de qualidade em todos os dispositivos e formatos possíveis para a buyer persona de acordo com seu momento na jornada do comprador: podemos dizer que esse é meio, mas não o fim. O objetivo é trazer resultados. E como apontamos os resultados conquistados? Com dados.

A sua empresa está seguindo essas práticas nas suas campanhas de inbound marketing? Será que poderia ser mais ágil e gerar mais resultados?

Aqui, na Agência Inbound, utilizamos um processo que permite que o seu plano de Inbound Marketing ande mais rápido. Entre em contato conosco para saber mais.


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