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10 Tendências de Marketing

1/nov/2016
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Estamos em uma época em que não há como negar ou fugir: 2017 está realmente chegando. E esse sentimento de proximidade naturalmente desperta um ânimo maior para mudanças, principalmente dentro das empresas, não? Bem, nós já falamos sobre como gerar leads ainda em 2016 para o ano que vem e como dimensionar o budget de sua empresa para 2017. E, hoje, falaremos sobre as tendências de marketing digital para que você possa avaliar e considerar em suas ações.  

O setor de marketing é uma área em constante crescimento e evolução, seja em seus processos, metodologia ou vendas. Só a indústria de marketing de conteúdo movimentará US$ 300 bilhões de dólares mundialmente em 2019, segundo o site MarketingMag.

Contudo, mesmo com números positivos não podemos imaginar que não há mais nada a ser feito. Afinal, as ações e novas tendências surgirão e você quer ser pioneiro, certo?

E por que não se antecipar? Se você quer começar 2017 com uma estratégia definida e pronto para gerar resultados, antes de qualquer coisa, é essencial que:

  • Você mensure os números de 2016, analisando os objetivos alcançados e os não alcançados, entendendo porque eles não foram atingidos a fim de buscar soluções válidas e eficientes. 

  • Alinhe tudo o que você pretende fazer e ainda fará no próximo ano com sua equipe de marketing e vendas. Um departamento não está separado do outro e ambos têm seus resultados correlacionados, sem esse alinhamento, o sucesso nunca acontecerá.

  • Ouça sua audiência. Tudo em sua estratégia deve girar em torno dos problemas e desejos do seu público. Uma maneira eficiente é a construção de personas, com base em pesquisas online e presenciais, você terá material suficiente para montar um perfil do público que você deseja atingir, direcionando suas campanhas. Segundo a Executive Board, compradores online passam 57% do ciclo sem falar com vendas. É um grande espaço para deixá-lo sem amparo, não acha?

Passado esses pontos, vamos às tendências de marketing de 2017:

 

Base de dados como aliada às novas ações

Recolher e analisar dados é uma das ações mais importantes. Com uma base confiável, você poderá ter ainda mais controle das métricas antes, durante e depois dos processos, distribuir melhor o seu orçamento e saber quais áreas da empresa demandam mais atenção. Com uma análise completa nos seus números você ainda irá conseguir descobrir hábitos de seu público, preferências de assuntos, horários, ou seja, tudo!

Mas, não se assuste, há diversas ferramentas que poderão fornecer de maneira confiável essas informações como o Hubspot, Google Analytics, DataBox. O ideal é encontrar uma ferramenta que permita a centralização de todos os números em um único lugar, pois a eficiência da análise de dados diminui quando se tem diversas fontes e dispositivos.

 

Investimentos, ROI e Orçamento: O que considerar

Tudo bem, entendemos que investimentos são conselhos difíceis de serem dados. Afinal, podem ser relacionados à tempo e dinheiro, mas é preciso falar sobre esse tópico. Para isso, mostraremos números sobre investimentos de marketing digital.

É recomendado que:

  • Empresas start-ups direcionem entre 3-5% de sua receita para o marketing.
  • Para empresas já estabelecidas esse número fica entre 2-3%
  • E para empresas com receita acima dos US$ 5 milhões, a Small Business Administrations recomenda um investimento de 7-8%.

 

Pode parecer pouco, mas esses números não chegam perto do montante investido pela grande empresa de software CRM Salesforce que destina 53% de sua receita com o marketing.

O que isso indica? As empresas perceberam como o marketing digital é importante para a manutenção e crescimento tanto de sua receita, quanto de sua marca.

Segundo um estudo da Econsultancy, as táticas para atrair, engajar e converter visitantes em leads podem ter poder significativo sobre a receita de uma empresa. A pesquisa revelou que as prioridades dos profissionais de marketing são personalização, otimização de conteúdo e engajamento nas redes sociais, com 31%, 29% e 25%, respectivamente.

 

Marketing de Relacionamento

Não é segredo que o público está mais móvel, conectado, informado e quer ser visto além de um número na planilha de vendas. Ele quer manter uma relação construtiva com as marcas e espera delas reciprocidade.

O marketing de relacionamento tem como principal objetivo a construção de uma lealdade e um envolvimento em longo prazo com seu cliente, ao invés de vendas rápidas e de curto prazo. Através de conversas e relações significativas, é possível criar clientes leais e promotores ávidos pela divulgação e crescimento da marca. Considere a Apple como exemplo. A empresa, hoje, tem um exército preparado para não só promover, como também influenciar outras pessoas.

Essa é uma tendência do marketing que você não pode deixar passar.

 

 Automação de Marketing

Não há profissional hoje que não deseje ter pelo menos mais algumas horas do dia para fazer todas as suas tarefas ou otimizar o tempo de seu dia de trabalho. A automação não só é uma tendência do marketing digital para 2017, como também para os muitos anos seguintes.

Com uma plataforma eficiente você poderá automatizar tarefas importantes como publicação de artigos, postagens nas redes sociais, e-mail marketing, verificar em tempo real todos os números de visitas, contatos e outras métricas importantes para o sucesso de seu planejamento. Duas ferramentas confiáveis e eficazes são o Hubspot e a RDStation.

 

Seja responsivo. Seja mobile!

Estamos na era mobile. O uso de internet através dos dispositivos mobile já ultrapassou o desktop, e isso faz com que alguns critérios sejam considerados na hora de otimizar um site. A tendência do marketing para 2017 é a inclusão definitiva desses dispositivos nas estratégias, até porque 61% das pessoas têm uma opinião positiva de marcas que oferecem uma boa experiência móvel.

Um ponto muito importante a ser destacado é o impacto que a responsividade traz ao SEO de seu site. Sabemos que sites mobile friendly tendem a ser melhor rankeados, o que pode te colocar em primeiro ou em último nos motores de busca.

No mundo online é muito fácil trocar de tela, então não deixe que seu público troque seu produto ou serviço por não ter um site responsivo.

 

E-mail Marketing

Diferentemente do que muitos possam dizer, o e-mail marketing não está morto. Aliás, ele pode ser uma ferramenta efetiva para o sucesso da estratégia de marketing de uma empresa. Para se manter relevante, o e-mail passou a ser ainda mais segmentado e esse é o segredo. Os seus leads não querem receber mensagens desconexas, genéricas e que não resolvem nada.

Segundo pesquisa da ExactTarget, o e-mail marketing oferece um retorno de investimento de 4.300%. Cada dólar gasto em e-mail marketing oferece um retorno de US$ 44. E esses números corroboram a afirmação de que as pessoas gostam de receber e-mails. Com eles é trabalhar notícias, promoções e conquistas importantes.

Aproximadamente 95% das pessoas que assinam a newsletter de uma marca conhecida acreditam que os e-mails são úteis. Além disso, estima-se que 91% das pessoas acessam seus e-mails  pelo menos uma vez ao dia por meio dos smartphones.

Por fim, de acordo com estudo da McKinsey, o e-mail converte 3x melhor do que as redes sociais. E mais, os consumidores oriundos de e-mail gastam até 17 vezes mais. Isso mostra a força que o e-mail marketing possui. Não desista deles!

 

Redes Sociais

Os dados acima não descartam a importância das redes sociais. Assim como o e-mail marketing, elas possuem um papel importantíssimo em uma estratégia de marketing. As redes sociais têm o poder de disseminar sua marca e atrair pessoas para seu blog ou site.

De acordo com a pesquisa Digital in 2016, da We Are Social, realizada em 2015, no Brasil temos uma média de 45% da população ativa em redes sociais de todos os tipos.

No Brasil, o Facebook é a maior rede social com 104 milhões de usuários, mas independentemente desses números para que você tenha bons resultados é preciso saber onde está o seu público. O primordial é prezar sempre por constância e periodicidade, pois 46% dos usuários pesquisam nas redes sociais antes de adquirir um produto ou contratar um serviço, segundo Marketing Tech Blog.

Para explorar o máximo das redes sociais mais usadas no Brasil, acesse nosso Guia definitivo de redes sociais. Nele você poderá acompanhar as tendências e ações que irão impulsionar seus resultados.

 

Conteúdo continuará a ser Rei, mas de uma forma diferente

O conteúdo continuará sendo uma importante e indispensável base para a obtenção de bons resultados. Blogs, white papers, guias, cases de sucesso são apenas alguns exemplos de conteúdos que, de maneira efetiva, podem atrair leads. Mas, há um formato que vem se destacando e será o carro-chefe desse segmento: o vídeo.

Por ser rápido e fácil de compreensão, o vídeo é uma importante maneira de proporcionar ao seu público um conteúdo de qualidade. Em pesquisa do Hubspot, 55% das pessoas disseram que são ávidos consumidores de vídeos, mas apenas 29% deles costumam reler artigos em blogs.


 When it comes to content, what do you closely pay attention to and what are you less attentive to

 

Inbound Marketing

Mesmo que já seja conhecido pelo público brasileiro, o Inbound Marketing crescerá ainda mais em 2017. Essa metodologia do marketing, visa ser uma opção rentável e competente à empresa que a incorporar em sua estratégia. O Inbound Marketing acredita que a forma dos consumidores se relacionam com as marcas mudou, e é importante saber em que estágio da compra eles estão para abordá-los de maneira estratégica e disruptiva.

Ainda citando o estudo da EConsultancy, realizada em 2016, 22% dos pesquisados acreditam que otimizar a experiência do consumidor é a mais animadora possibilidade do marketing nos próximos 5 anos.

 

Most exciting opportunity in 2016 and in 5 years' time

 

Antes de finalizar este tópico gostaria de deixar alguns números para mostrar a eficiência do inbound marketing:

Empresas que adotam o Inbound Marketing economizam, em média, US$ 14 por cada cliente conquistado;  (State of Inbound Marketing)

  • Empresas de médio porte economizam, aproximadamente, 31% com Inbound Marketing em comparação com pesquisas pagas. (Eloqua)

  • Leads conquistados com o inbound custam 61% menos do que os leads do outbound marketing. (HubSpot).

  • Empresas que automatizam a nutrição de seus leads crescem mais de 10% em um período entre 6 a 9 meses. (Gartner)

 

O que virá no futuro?

Em uma empresa precisamos estar em constante contato com as mais recentes atualizações e sempre propondo soluções para os desafios diários. Aos profissionais de marketing essa não só é uma solicitação, como uma demanda. Se você quer começar a realizar ações de marketing para o próximo ano, acredito que esse artigo seja um ótimo início, mas não pare aqui. Busque informações e estude todos os aspectos de sua empresa, desde a parte estratégica até a etapa final de vendas, pois ao enxergar em um plano geral você poderá identificar problemas a serem resolvidos.



Agência Inbound

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