Há pelo menos quase duas décadas o marketing vem sofrendo mudanças significativas em seus processos, técnicas e métodos.
Inegavelmente, essa é uma transformação fomentada pela tecnologia e suas novas opções que ela representa para o nosso dia a dia. A principal causa é a mudança de postura dos consumidores em relação às marcas que consomem, interagem e seguem – principalmente, após todos os eventos dos últimos anos.
A intersecção entre esses dois pontos representa, em sua maioria, o que o marketing digital é hoje. Um campo de trabalho inovador, mais humano e com novas possibilidades de sucesso a cada esquina. Mas apenas falar não é o suficiente, certo? Não!
Por estarmos em um campo ainda em construção, basear-se apenas em tendências e gostos é, de longe, uma ação que todo profissional bem capacitado deve fugir. O caminho, independentemente do assunto, deve ser sempre aquele que apresenta argumentos bem embasados e pesquisas comprovadas.
Mas por onde começar? Cada empresa antes de qualquer ação precisa dedicar tempo e esforço para entender seus principais objetivos, necessidades e, a partir daí, escolher o caminho ideal a ser tomado e seguido à risca, afinal, foco é tudo!
Por que estabelecer metas em uma estratégia de marketing digital?
Números sempre fizeram parte do universo de marketing. E atualmente, mais do que outra época, os profissionais devem quantificar os resultados que desejam atingir e, com isso, definir a estratégia que representa mais assertividade para alcançar o seu propósito. Tão importante quanto a própria estratégia, estão os dados em que são baseadas.
Sabendo disso, nesse artigo iremos trazer para você algumas estatísticas que mostram o impacto que o marketing digital pode ter em sua empresa.
Primeiro passo: Definindo as prioridades
Entender os pontos fortes e fracos de sua empresa, bem como os objetivos que você quer alcançar é fundamental para definir as prioridades de cada ação a ser aplicada, principalmente em um momento em temos tantas e tendências aparecendo, é impossível seguir todas.
De acordo com o relatório State of Marketing 2021 realizado pelo Hubspot, a principal abordagem de marketing segundo os profissionais pesquisados são:
- Redes Sociais 69%
- SEO 40%
- ABM 38%
- Content Creation 32%
- Anúncios segmentados 29%
Em outro momento, o estudo nos mostra os principais objetivos para a execução de campanhas de marketing segundo os profissionais, sendo:
#1 Consciência da marca
#2 Aumento das vendas
#3 Aumento do engajamento
#4 Geração de leads
#5 Aumento da receita
Como podemos ver, muitas empresas tendem a optar por dois caminhos:
- Foco nas redes sociais que não vão deixar de ter impacto nos negócios por um bom tempo
- Desenvolvimento de conteúdos personalizados
Um indicativo de que a criação de um relacionamento será a base de estratégias de marketing digital, criando laços entre o público e a marca, tentando assim se destacar no mar de tantas opções que a internet entrega.
Segundo passo: Definir as estratégias e direções a serem tomadas
Com isso em mente, está na hora de especificar cada área de atuação, quais suas metas, esforços e assim definir o caminho a ser trilhado, mesmo que ele não se concretize. Como aprendemos nos últimos dois anos, tudo pode mudar rapidamente e cabe a nós termos a flexibilidade para nos adaptar rapidamente.
Ainda segundo o State of Marketing 2021 do Hubspot, as estratégias de marketing que estão em alta em 2021 são:
- Gerar mais leads
- Aumentar a satisfação do cliente
- Aumentar o reconhecimento da marca
- Fechar mais leads
- Aumentar a retenção de clientes
Para que você consiga embasar suas próximas estratégias, selecionamos estatísticas relevantes de seis importantes áreas do marketing. Acesse um tópico rapidamente:
1. Marketing Digital
- 21% do orçamento de um profissional de marketing é reservado para iniciativas de inovação, apesar dos cortes em outras áreas. [Gartner]
- 72% dos profissionais relatam que seus investimentos em inovação de marketing aumentaram ano após ano. [Gartner]
- 80% dos CMOs relatam que são os únicos responsáveis ou desempenham um papel de liderança na estratégia de transformação de negócios digitais de sua empresa. [Gartner]
- Os CMOs provavelmente lideraram iniciativas de negócios digitais que se concentram em oportunidades “greenfield”, construindo novas experiências, novos canais ou novas estratégias de entrada no mercado. [Gartner]
- 91% dos profissionais de marketing lutam para medir o impacto da inovação. [Gartner]
- Estratégia, planejamento e processo são as principais áreas onde os profissionais de marketing estão investindo em inovação para apoiar a estratégia de marketing (48% e 44%). [Gartner]
2. Redes Sociais
- 4.2 bilhões de pessoas são usuárias ativas de redes sociais. [Statista]
- Em uma pesquisa do HubSpot Blog de 2021 com mais de 1.000 profissionais de marketing globais, 79% dos profissionais de marketing relataram comprar publicidade paga nas mídias sociais. [HubSpot]
- As principais redes sociais classificadas pelo número de usuários ativos são Facebook, YouTube, WhatsApp e Facebook Messenger. [Statista]
- Usuários gastam em média 144 minutos por dia nas redes sociais. [Statista]
- A taxa média de engajamento por postagem no Facebook é de 0,09% em todos os setores pesquisados. Esse número permanece praticamente inalterado em relação a 2019.
- 54% dos navegadores sociais usam mídias sociais para pesquisar produtos. [GlobalWebIndex]
3. SEO
- 69% dos profissionais de marketing investiram em SEO em 2021. No ano anterior, o número era de 64%. [HubSpot]
- 75% acham que suas táticas de SEO são “extremamente eficazes" ou "muito eficazes” para ajudá-los a atingir suas metas de marketing. [HubSpot]
- 83% dos entrevistados estão "muito confiantes" ou "um pouco confiantes" de que seu site os está ajudando a atingir suas metas de marketing. [HubSpot]
- O resultado orgânico nº 1 tem 10 vezes mais chances de receber um clique em comparação com uma página no décimo lugar. [Backlinko]
- SEO tem cerca de 20 vezes mais oportunidades de tráfego do que PPC em dispositivos móveis e desktops. [Sparktoro]
4. Marketing de Conteúdo
- Metade das 200 maiores empresas da Fortune 500 tinha um blog corporativo em 2018. [Daily Infographic]
- 80% dos usuários da Internet interagem com sites de mídia social e blogs. [DemandMetric]
- 59% dos profissionais de marketing consideram os blogs valiosos. [DemandMetric]
- Empresas com blogs produzem uma média de 67% mais leads mensalmente do que empresas que não blogam. [DemandMetric]
- O blog é a terceira estratégia de marketing de conteúdo mais comum, depois de vídeos e e-books. [HubSpot]
- 90% das empresas usam táticas de marketing de conteúdo, como blogs. [DemandMetric]
- Os profissionais de marketing que priorizaram os blogs receberam 13 vezes mais ROI do que as empresas que não o fizeram em 2019. [HubSpot]
- A postagem média do blog é de 1.236 palavras. [Orbit Media]
- 47% dos compradores visualizam de três a cinco conteúdos antes de se envolver com um representante de vendas.
Fonte: Contenty
5. Account-Based Marketing (ABM)
- Oferecer uma experiência personalizada ao cliente é considerado o desafio número #1 por 45% dos profissionais, seguido sobre como selecionar as contas-alvo com 41% e, finalmente, com 40%, saber qual conteúdo utilizar na estratégia de ABM. [HubSpot]
- 87% dos profissionais de marketing B2B pesquisados pela ITSMA relataram que suas iniciativas de ABM superam seus outros investimentos de marketing em termos de ROI.
- 91% das empresas que usam ABM aumentam seu tamanho médio de negócios, com 25% relatando um aumento de +50%. [SiriusDecisions]
- Em 2021, 70% dos profissionais de marketing relataram usar o ABM, um aumento de 15% em relação a 2020.
- "Pesquisar contas" e "Identificar contatos-alvo" são as duas principais táticas usadas pelos profissionais de marketing em um modelo ABM. [HubSpot]
- 57% dos profissionais dizem que suas empresas têm como alvo 1.000 contas ou menos com ABM.
- Organizações com um forte perfil de cliente ideal (ICP) – que é semelhante a uma persona de comprador – alcançam taxas de ganho de conta 68% mais altas.
- A geração de novos negócios é uma prioridade para 90% dos profissionais de marketing. [Outgrow]
6. Vendas
- 85% dos profissionais de marketing com um SLA acham que sua estratégia de marketing é eficaz. [HubSpot]
- Mais de um terço (34%) dos entrevistados dizem que a prospecção e qualificação de leads é o maior desafio dos vendedores. [Pipedrive]
- 81% dos profissionais de marketing compartilham metas e métricas com colegas de vendas. [Salesforce, 2020]
- 64% dos líderes de vendas que se concentraram em vendas remotas atingiram ou excederam suas metas de vendas.
- 87% dos líderes de vendas e marketing dizem que a colaboração entre vendas e marketing permite o crescimento crítico dos negócios. [LinkedIn, 2020]
- 24% dos profissionais de marketing usam publicidade paga para impactar as vendas diretas. [HubSpot]
- 71,4% dos entrevistados por uma pesquisa disseram que 50% ou menos de suas perspectivas de vendas acabam sendo uma boa opção para o que estão vendendo.
- 72% das empresas com menos de 50 novas oportunidades por mês não atingiram suas metas de receita. [Hubspot]
A criação de uma estratégia de marketing digital considerando todos esses fatores pode representar uma mudança categórica para sua empresa. Os consumidores estão online e esperam que as empresas dos produtos que consomem também estejam.
Contar com um marketing que une os desejos do consumidor e objetivos mercadológicos de uma empresa é o que faz uma estratégia ter sucesso. Por isso, mapear e criar um plano de qualidade deve ter o foco, antes de mais nada, na pessoa para qual você quer vender, criando assim um ambiente para o crescimento mútuo.