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43 estatísticas que comprovam o impacto do Marketing Digital nas empresas

Larissa Godoy
20 de Janeiro de 2022
por Larissa Godoy
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Há pelo menos quase duas décadas o marketing vem sofrendo mudanças significativas em seus processos, técnicas e métodos. 

Inegavelmente, essa é uma transformação fomentada pela tecnologia e suas novas opções que ela representa para o nosso dia a dia. A principal causa é a mudança de postura dos consumidores em relação às marcas que consomem, interagem e seguem – principalmente, após todos os eventos dos últimos anos.  

A intersecção entre esses dois pontos representa, em sua maioria, o que o marketing digital é hoje. Um campo de trabalho inovador, mais humano e com novas possibilidades de sucesso a cada esquina. Mas apenas falar não é o suficiente, certo? Não!

Por estarmos em um campo ainda em construção, basear-se apenas em tendências e gostos é, de longe, uma ação que todo profissional bem capacitado deve fugir. O caminho, independentemente do assunto, deve ser sempre aquele que apresenta argumentos bem embasados e pesquisas comprovadas. 

Mas por onde começar? Cada empresa antes de qualquer ação precisa dedicar tempo e esforço para entender seus principais objetivos, necessidades e, a partir daí, escolher o caminho ideal a ser tomado e seguido à risca, afinal, foco é tudo!

 

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Por que estabelecer metas em uma estratégia de marketing digital?   

Números sempre fizeram parte do universo de marketing. E atualmente, mais do que outra época, os profissionais devem quantificar os resultados que desejam atingir e, com isso, definir a estratégia que representa mais assertividade para alcançar o seu propósito. Tão importante quanto a própria estratégia, estão os dados em que são baseadas. 

Sabendo disso, nesse artigo iremos trazer para você algumas estatísticas que mostram o impacto que o marketing digital pode ter em sua empresa. 

 

Primeiro passo: Definindo as prioridades 

Entender os pontos fortes e fracos de sua empresa, bem como os objetivos que você quer alcançar é fundamental para definir as prioridades de cada ação a ser aplicada, principalmente em um momento em temos tantas e tendências aparecendo, é impossível seguir todas. 

De acordo com o relatório State of Marketing 2021 realizado pelo Hubspot, a principal abordagem de marketing segundo os profissionais pesquisados são:

  • Redes Sociais 69% 
  • SEO 40% 
  • ABM 38% 
  • Content Creation 32% 
  • Anúncios segmentados 29% 

Em outro momento, o estudo nos mostra os principais objetivos para a execução de campanhas de marketing segundo os profissionais, sendo: 

#1 Consciência da marca

#2 Aumento das vendas

#3 Aumento do engajamento

#4 Geração de leads

#5 Aumento da receita

 

Como podemos ver, muitas empresas tendem a optar por dois caminhos: 

  • Foco nas redes sociais que não vão deixar de ter impacto nos negócios por um bom tempo 
  • Desenvolvimento de conteúdos personalizados 

 

Um indicativo de que a criação de um relacionamento será a base de estratégias de marketing digital, criando laços entre o público e a marca, tentando assim se destacar no mar de tantas opções que a internet entrega. 

 

Segundo passo: Definir as estratégias e direções a serem tomadas  

Com isso em mente, está na hora de especificar cada área de atuação, quais suas metas, esforços e assim definir o caminho a ser trilhado, mesmo que ele não se concretize. Como aprendemos nos últimos dois anos, tudo pode mudar rapidamente e cabe a nós termos a flexibilidade para nos adaptar rapidamente. 

Ainda segundo o State of Marketing 2021 do Hubspot, as estratégias de marketing que estão em alta em 2021 são: 

  • Gerar mais leads
  • Aumentar a satisfação do cliente
  • Aumentar o reconhecimento da marca
  • Fechar mais leads
  • Aumentar a retenção de clientes

Para que você consiga embasar suas próximas estratégias, selecionamos estatísticas relevantes de seis importantes áreas do marketing. Acesse um tópico rapidamente: 

  1. Marketing Digital 

  2. Redes Sociais 

  3. SEO 

  4. Content Marketing 

  5. Account-Based Marketing (ABM) 

  6. Vendas

 

1. Marketing Digital

  • 21% do orçamento de um profissional de marketing é reservado para iniciativas de inovação, apesar dos cortes em outras áreas. [Gartner] 
  • 72% dos profissionais relatam que seus investimentos em inovação de marketing aumentaram ano após ano. [Gartner]
  • 80% dos CMOs relatam que são os únicos responsáveis ou desempenham um papel de liderança na estratégia de transformação de negócios digitais de sua empresa. [Gartner]
  • Os CMOs provavelmente lideraram iniciativas de negócios digitais que se concentram em oportunidades “greenfield”, construindo novas experiências, novos canais ou novas estratégias de entrada no mercado. [Gartner] 
  • 91% dos profissionais de marketing lutam para medir o impacto da inovação. [Gartner]
  • Estratégia, planejamento e processo são as principais áreas onde os profissionais de marketing estão investindo em inovação para apoiar a estratégia de marketing (48% e 44%). [Gartner]

 

2. Redes Sociais

  • 4.2 bilhões de pessoas são usuárias ativas de redes sociais. [Statista]
  • Em uma pesquisa do HubSpot Blog de 2021 com mais de 1.000 profissionais de marketing globais, 79% dos profissionais de marketing relataram comprar publicidade paga nas mídias sociais. [HubSpot]
  • As principais redes sociais classificadas pelo número de usuários ativos são Facebook, YouTube, WhatsApp e Facebook Messenger. [Statista]
  • Usuários gastam em média 144 minutos por dia nas redes sociais. [Statista] 
  • A taxa média de engajamento por postagem no Facebook é de 0,09% em todos os setores pesquisados. Esse número permanece praticamente inalterado em relação a 2019.
  • 54% dos navegadores sociais usam mídias sociais para pesquisar produtos. [GlobalWebIndex]



3. SEO

  • 69% dos profissionais de marketing investiram em SEO em 2021. No ano anterior, o número era de 64%.  [HubSpot] 
  • 75% acham que suas táticas de SEO são “extremamente eficazes" ou "muito eficazes” para ajudá-los a atingir suas metas de marketing. [HubSpot] 
  • 83% dos entrevistados estão "muito confiantes" ou "um pouco confiantes" de que seu site os está ajudando a atingir suas metas de marketing. [HubSpot]
  • O resultado orgânico nº 1 tem 10 vezes mais chances de receber um clique em comparação com uma página no décimo lugar. [Backlinko] 
  • SEO tem cerca de 20 vezes mais oportunidades de tráfego do que PPC em dispositivos móveis e desktops. [Sparktoro]



4. Marketing de Conteúdo

  • Metade das 200 maiores empresas da Fortune 500 tinha um blog corporativo em 2018. [Daily Infographic]
  • 80% dos usuários da Internet interagem com sites de mídia social e blogs. [DemandMetric]
  • 59% dos profissionais de marketing consideram os blogs valiosos. [DemandMetric]
  • Empresas com blogs produzem uma média de 67% mais leads mensalmente do que empresas que não blogam. [DemandMetric]
  • O blog é a terceira estratégia de marketing de conteúdo mais comum, depois de vídeos e e-books. [HubSpot]
  • 90% das empresas usam táticas de marketing de conteúdo, como blogs. [DemandMetric]
  • Os profissionais de marketing que priorizaram os blogs receberam 13 vezes mais ROI do que as empresas que não o fizeram em 2019. [HubSpot]
  • A postagem média do blog é de 1.236 palavras. [Orbit Media]
  • 47% dos compradores visualizam de três a cinco conteúdos antes de se envolver com um representante de vendas.

 

Formato Conteúdo 

Fonte: Contenty

 

5. Account-Based Marketing (ABM)

  • Oferecer uma experiência personalizada ao cliente é considerado o desafio número #1 por 45% dos profissionais, seguido sobre como selecionar as contas-alvo com 41% e, finalmente, com 40%, saber qual conteúdo utilizar na estratégia de ABM.  [HubSpot]
  • 87% dos profissionais de marketing B2B pesquisados pela ITSMA relataram que suas iniciativas de ABM superam seus outros investimentos de marketing em termos de ROI. 
  • 91% das empresas que usam ABM aumentam seu tamanho médio de negócios, com 25% relatando um aumento de +50%. [SiriusDecisions]
  • Em 2021, 70% dos profissionais de marketing relataram usar o ABM, um aumento de 15% em relação a 2020.
  • "Pesquisar contas" e "Identificar contatos-alvo" são as duas principais táticas usadas pelos profissionais de marketing em um modelo ABM. [HubSpot] 
  • 57% dos profissionais dizem que suas empresas têm como alvo 1.000 contas ou menos com ABM.
  • Organizações com um forte perfil de cliente ideal (ICP) – que é semelhante a uma persona de comprador – alcançam taxas de ganho de conta 68% mais altas.
  • A geração de novos negócios é uma prioridade para 90% dos profissionais de marketing. [Outgrow] 



6. Vendas

  • 85% dos profissionais de marketing com um SLA acham que sua estratégia de marketing é eficaz. [HubSpot]  
  • Mais de um terço (34%) dos entrevistados dizem que a prospecção e qualificação de leads é o maior desafio dos vendedores. [Pipedrive]   
  • 81% dos profissionais de marketing compartilham metas e métricas com colegas de vendas. [Salesforce, 2020] 
  • 64% dos líderes de vendas que se concentraram em vendas remotas atingiram ou excederam suas metas de vendas.
  • 87% dos líderes de vendas e marketing dizem que a colaboração entre vendas e marketing permite o crescimento crítico dos negócios. [LinkedIn, 2020]  
  • 24% dos profissionais de marketing usam publicidade paga para impactar as vendas diretas. [HubSpot]  
  • 71,4% dos entrevistados por uma pesquisa disseram que 50% ou menos de suas perspectivas de vendas acabam sendo uma boa opção para o que estão vendendo.
  • 72% das empresas com menos de 50 novas oportunidades por mês não atingiram suas metas de receita. [Hubspot] 

 

A criação de uma estratégia de marketing digital considerando todos esses fatores pode representar uma mudança categórica para sua empresa. Os consumidores estão online e esperam que as empresas dos produtos que consomem também estejam.

Contar com um marketing que une os desejos do consumidor e objetivos mercadológicos de uma empresa é o que faz uma estratégia ter sucesso. Por isso, mapear e criar um plano de qualidade deve ter o foco, antes de mais nada, na pessoa para qual você quer vender, criando assim um ambiente para o crescimento mútuo. 



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