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5 perguntas que irão ajudar na decisão pela contratação - ou não - de uma agência de inbound marketing

23/out/2015
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Este artigo foi originalmente publicado no blog HubSpot Brasil e reproduzido aqui com permissão. Acesse o conteúdo original AQUI.

Se você está seguro de que investir em inbound marketing é prioridade no momento, é porque provavelmente já avaliou uma grande quantidade de artigos, guias, e-books e tantas outras peças que explicam porque a metodologia realmente funciona, e está acompanhando de perto a revolução imposta pelo novo marketing.

Já percebeu também que seu potencial cliente está em busca de soluções na web, e que é hora de diferenciar e posicionar sua empresa para gerar novas oportunidades de negócios.

Sendo assim, quais são os próximos passos para implementar uma estratégia de inbound marketing para o seu negócio? 

Você pode optar por; estruturar um departamento interno de inbound, ou contratar uma agência de marketing especializada, e muitos fatores podem determinar qual o melhor caminho para você e sua empresa.

Tenho contato diariamente com quem está em busca de uma solução em inbound, faço o atendimento direto aqui na Agência Inbound e depois de muito escutar sobre os maiores desafios de centenas de empreendedores e gestores de marketing, posso seguramente afirmar que as respostas às perguntas abaixo podem ajudar na decisão sobre a contratação – ou não – de uma agência de inbound marketing.

1) Sua empresa conta com um time de profissionais especializados?

A expertise interna é com certeza um dos fatores mais críticos nesta tomada de decisão, e é bom entender que nem todos os profissionais de marketing estão prontos para o inbound.

Inbound marketing não é sinônimo de marketing digital, mesmo que ambos abordem a comunicação na web. E acredito que seja inviável pensar em profissionais de marketing que estejam por fora da era digital. 

Porém, a questão é que profissionais de inbound são treinados para seguir uma metodologia específica. Usam um modelo replicável de sucesso para elaborar as estratégias, para criar peças e conteúdos e também para operar as ferramentas de gestão integrada – indispensáveis para uma boa estratégia de inbound marketing.

Então, neste caso, é preciso avaliar se o seu time conta com profissionais especializados no método e experiência. 

Mas além disso, é importante ressaltar que o inbound exige muita dedicação. É preciso ter um mix de habilidades estratégias, uma veia de empreendedorismo, visão e percepção holística e grande paixão por leitura e escrita.  Ahh, é preciso também, ter forte vocação altruísta, muita facilidade de lidar com novas tecnologias e deve estar aberto a novos aprendizados constantemente. Fácil encontrar profissionais com esse perfil, não é mesmo?

E por último, mas não menos importante, inbound marketing demanda de alta qualidade em design e conteúdo. Muita gente contrata mão de obra barata, e desqualificada para assumir a responsabilidade pelas peças e publicações, e penso que esse é um erro crasso.

Pare e pense, vale a pena expor sua empresa desta forma? Será mesmo que podemos subestimar nossa audiência na web?

2) Inbound é, ou será seu único investimento de marketing?

Já escrevi isso em alguns artigos, mas se alguém algum dia descobrir um jeito de ter uma rotina tranquila com inbound marketing, por favor, me avise! 

O dinamismo e intensidade da produção, publicações e análises são mesmo de deixar os dias repletos de muito trabalho, e quando a gente pensa que terminou, tudo recomeça, pois o ciclo não para. Atrair, converter, vender e reter ...atrair, converter, vender e reter... e assim vai, com volume cada vez maior de visitantes e leads em seu site (sim, os números em inbound devem crescer!).

Sendo assim, se você tiver outros esforços de marketing, vai precisar considerar o tempo de dedicação de sua equipe, somado ao tempo de dedicação para o inbound, e isto pode ser um problema, pois a sobrecarga de tarefas e novos aprendizados podem atrapalhar tanto os futuros projetos quanto os em andamento.

Temos experiência com esse tipo de situação – atuamos junto a gestores de marketing que têm agenda repleta com outras atividades, feiras, eventos, promoções, marketing interno etc.,  e isso compromete demais o sucesso de uma estratégia inbound.

3)  Sua empresa pode esperar o tempo de amadurecimento da equipe?

Sabemos que tempo é dinheiro, literalmente. A ferramenta de gestão integrada de marketing já foi escolhida e adquirida e agora todo mês esse investimento fará parte do seu orçamento, e ela não pode ficar parada, ela precisa de setup, precisa ser alimentada com os dados e precisa começar a gerar resultados.

Além do tempo de aprendizado da metodologia, sua equipe terá que ter o domínio da ferramenta, ou terá que aguardar o período de treinamento.  Claro que você pode contratar alguém com essa expertise, mas ainda temos poucos profissionais especializados no mercado, e esta pode ser uma difícil missão.

Bem, voltando a falar de orçamento, além do investimento mensal na ferramenta, você poderá ter investimentos em mídia, e tudo isso já precisa estar rodando dentro desta estratégia, pois quando os leads estiverem chegando, eles vão precisar de nutrição, de qualificação, precisarão ser entregues às equipes de vendas, e também devem passar pelo estágio chamado “Delight”, para que se tornem promotores da sua marca.

Cada contato não trabalhado, é mais uma chance desperdiçada de retorno deste investimento e, por isso, o tempo de maturidade da sua equipe é extremamente relevante.

Se você não pode esperar, considere contratar uma Agência de inbound marketing.

4) Você tem um agência de publicidade parceira?

Bem, se você pensa em expandir sua comunicação web e atrair mais visitantes e leads, você PRE-CI-SA de suporte em publicidade. Não existe milagre na lei de atração e conversão de leads, os visitantes precisam ter um interesse real pelo seu material.

Lembre-se, a decisão é deles e você não conseguirá obrigá-los a interagir, mas sim, convencê-los de que vai valer a pena ler seus conteúdos, baixar suas peças e abrir seus e-mails, ou seja, seu material deve ser excelente.

Se você já tem esse suporte através de uma agência de publicidade ou de um bom profissional interno – ótimo! E se você não tem, uma agência inbound poderá te ajudar com isso, você só não pode improvisar, muito menos ficar sem.

Uma comunicação ruim pode causar o efeito contrário, ao invés de atrair, ela pode repelir!

5) Qual a relevância de uma assessoria em negócios para sua empresa?

Nos EUA as Agências de marketing são verdadeiros parceiros de crescimento de seus clientes. Aqui no Brasil estamos aprendendo a diferenciar publicidade de marketing e aos poucos vamos entendendo que embora a comunicação seja uma das ações que integram as estratégias de inbound marketing, o grande diferencial é a capacidade analítica e de negócios voltados a resultados de marketing e vendas, e retorno de investimento.

Se sua empresa deseja faturar x em 6 meses, por exemplo, precisa de uma solução e de um plano, que precisa ser arquitetado em conjunto com quem entende como gerar resultados para sua demanda.

É por isso que a consultoria em negócios é um dos pontos fortes das agências de inbound marketing.

Está mais seguro sobre contratar - ou não, uma agência de inbound marketing agora?

Eu espero sinceramente que sim. Esta é uma importante decisão, e se você for colocar na ponta do lápis qual o custo de um departamento de inbound marketing (e por favor, departamento de inbound não é um analista de marketing digital e compra de conteúdo barato) e o custo do fee de uma agência, vai perceber que financeiramente, pode ser uma vantagem terceirizar esse serviço.

Mas ainda há uma outra opção, contratar uma consultoria para treinar sua equipe de inbound marketing, o que para muitos dos nossos clientes foi uma ótima opção.

Avalie qual a melhor opção para sua empresa. Tenho certeza que inbound marketing é uma excelente solução para o novo jeito de comprar do consumidor moderno. A HubSpot, ferramenta de marketing e vendas que representamos aqui na Agência, tem uma bela definição de inbound; é o marketing que as pessoas amam, e isso só pode dar certo!

Caso ainda haja dúvidas, pesquise mais sobre as empresas que estão migrando ou diversificando seus investimentos de marketing, este é um artigo que pode ajudar Razões que explicam porque inbound marketing realmente funciona.



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