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Como usar as ideias dos leitores para gerar conteúdo para o blog

Agência Inbound
18 de Setembro de 2013
por Agência Inbound
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Se você trabalha em marketing hoje em dia, é bem provável que seu chefe está pedindo mais resultados cada mês. Ou talvez você seja uma empresa que tem uma dependência nos links patrocinados e precisa aumentar o seu tráfego orgânico. Se for, então você chegou no artigo certo.

Já escrevemos diversos posts sobre Como Criar Conteúdo para o Blog, mas neste artigo vou abordar a questão de uma perspectiva diferente. Já pensou em perguntar para os seus leitores o que eles querem saber? Se não tem leitores ainda, espero que você tenha clientes para quem possa perguntar! Esse é um dos caminhos para ter sempre posts úteis no seu blog. Para facilitar, segue um passo a passo que pode ser usado para você criar sua própria estratégia de criação de conteúdo.

Identifique os seus públicos-alvos

O primeiro passo é identificar os seus público-alvos. Em nosso caso, aqui na Agência Inbound, conversamos principalmente com Gerentes de Marketing e Vendas. O público que você quer atingir provavelmente está enfrentando alguns problemas e dúvidas específicos e é aqui que vocês podem ajudar um ao outro. Você, como produtor/a de conteúdo, pode ter ideias brilhantes de novo conteudo, entende melhor os desafios do seu público-alvo, enquanto seu leitor ganha conhecimento e direção para resolver seus problemas, desafios, etc. É um "ganha-ganha".

Crie uma landing page (página de destino)

landing page

O segundo passo é criar uma landing page (ou formulário) com perguntas sobre o que as pessoas gostariam de saber, sobre ideias para artigos no blog. A página precisa ser atraente, do tipo “ajude a criar conteúdo do seu interesse”, “mostre o que você quer ver aqui”, ou outras coisas do gênero. Se você tiver um software de marketing, tipo o HubSpot, você consegue criar essa landing page e formulário em apenas alguns minutos. Veja aqui uma nossa que criamos em apenas 7 minutos >>

Expanda o seu alcance

aumente sua alcance

Se você tem uma lista de contatos ou assinantes que seriam bons candidatos para esta oferta, crie um e-mail para promovê-la. Mantenha-o curto, simples e direto ao ponto. Certifique-se de transmitir o valor da oferta na linha de assunto do e-mail e corpo do texto (afinal, eles estão recebendo uma pergunta respondida de graça). Por fim, diga aos seus leitores exatamente como se inscrever e como o processo vai funcionar. O assunto pode ser algo como: "Nome da pessoa, vamos resolver suas dúvidas juntos!"

Teste primeiro com seus leitores mais engajados

leads mais engajados

Teste a lista primeiro com os contatos engajados. Por exemplo, nós aqui criamos uma lista segmentada das pessoas, usando em nossa lista uma ferramenta de segmentação usando com esses critérios: # de Páginas visitas, # de eBooks baixados, # de emails clicados, curtidas no Facebook. As melhores respostas virão deles. Pode ser que você precise ajustar a mensagem dependendo do público. Os grupos do LinkedIn são sempre uma boa aposta. Lembre-se de fazer uma boa revisão antes de lançar a campanha e a promova também nas demais redes sociais.

Quando começar a ter as respostas, comece a escrever os posts. Antes de publicar, que tal enviar o conteúdo para a pessoa que fez a recomendação aprovar? A pessoa com certeza apreciará o seu gesto.

Divulgue na sua newsletter

Mas o processo ainda não acabou. Crie boletins semanais ou newsletters para divulgar as ideias que geraram posts e para incentivar os leitores que ainda não deram suas sugestões a participarem também.

E aí, vocês querem participar? 

 



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