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Marketing digital para empresas ambientais: 5 canais que podem ser potencializados

Agência Inbound
21 de Agosto de 2024
por Agência Inbound
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Como já sabemos, o marketing digital abrange uma ampla variedade de segmentos que podem se beneficiar dele, desde e-commerces, fintechs e demais indústrias do mercado, até áreas mais especializadas, como o setor ambiental, que está sendo cada vez mais procurado por outras companhias que buscam mudar seus padrões processuais.

Isso se dá porque, nos últimos anos, muitos olhares se voltaram para as questões ambientais, tanto em função de consumidores mais exigentes, quanto por investidores que estão plenamente focados em direcionar seus recursos para companhias comprometidas com os pilares ESG. 

Na prática, essa mudança reflete uma consciência maior sobre a importância de ações sustentáveis e transparentes por parte dos negócios de outros segmentos, que vão além da simples responsabilidade corporativa e se transformam em critérios decisivos para a tomada de decisões de compra e investimento.

Essa realidade é tão concreta que, segundo o estudo “Divisões e Dividendos 2023”, que ouviu quase 4 mil líderes sêniores e mais de 8 mil colaboradores de empresas em 104 países ⎯ incluindo o Brasil ⎯ 45% dos executivos afirmaram que os investimentos na agenda ambiental devem aumentar em 2024. Temas sociais também são apontados como alvo por 74% dos entrevistados e outras ações em prol do meio ambiente, por 70% deles.

Nesse contexto de busca crescente por soluções sustentáveis, o marketing digital surge como uma ferramenta poderosa para que as empresas ambientais possam se comunicar de maneira eficaz com seus públicos-alvo, os transformando em leads, prospects e, por fim, clientes.

Mas por onde começar? Em quais canais investir? É isso que vamos te responder neste conteúdo.

 

Marketing digital para empresas ambientais: 5 canais que podem ser potencializados com a estratégia

 Canais de marketing digital para empresas ambientais

Como a busca por soluções sustentáveis está cada vez mais alta, isso significa que as empresas ambientais têm um grande número de potenciais clientes para explorar, mas para isso, elas precisam comunicar o que fazem no ambiente online, já que o Brasil é o país que mais pesquisa na internet antes de fechar negócios ⎯ 72,8% dos brasileiros pesquisam informações sobre a marca antes de comprar algo.

Diante o cenário, o marketing digital oferece um leque de estratégias eficazes para companhias ambientais, sendo uma das principais o Inbound Marketing. Essa tática se destaca por sua versatilidade e aplicabilidade a diversos canais de comunicação, permitindo que as empresas atraiam, engajem e encantem seus públicos-alvo de maneira orgânica e escalável.

Em sua definição, o Inbound Marketing é um método que tem por objetivo conquistar e fidelizar leads e potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes. Mas vale lembrar que, nessa abordagem, o marketing de conteúdo emerge como um dos pilares principais, pois é a partir dele que serão produzidos materiais de qualidade para cada tipo de assunto e canal a ser explorado.

Em outras palavras, a flexibilidade dessa opção é extremamente grande, já os conteúdos produzidos podem ser compartilhados em:

1. Blogs

Um blog é um dos canais mais poderosos para empresas ambientais. Ele permite a produção de artigos de valor, que abordam conteúdos profundos e informativos sobre temas relevantes, como o conceito de greenwashing, práticas sustentáveis, e inovações ecológicas. Através de postagens regulares, as empresas podem educar seu público, construir autoridade no setor e melhorar seu posicionamento nos motores de busca, como o Google, atraindo assim um público mais qualificado.

2. Sites institucionais

O site institucional funciona como a vitrine digital da empresa. Ele centraliza todas as informações sobre os produtos, soluções e compromissos da empresa com o meio ambiente. Um site bem estruturado e rico em conteúdo não só aumenta a credibilidade da empresa, mas também serve como uma plataforma onde os clientes podem explorar assuntos diversos, acessar recursos adicionais e entender o valor que a empresa oferece.

3. Redes Sociais

As redes sociais, como Instagram, Linkedin e etc,  também são essenciais para manter uma conexão próxima com o público. Empresas ambientais podem usar essas plataformas para compartilhar conteúdos variados, desde celebrações de datas comemorativas e eventos, até benefícios de soluções sustentáveis e artigos publicados no blog. Além de engajar os seguidores, as redes sociais também permitem que as empresas recebam feedback em tempo real e ajustem suas estratégias conforme necessário.

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4. E-mails

Os e-mails oferecem uma forma direta de comunicação com leads e clientes potenciais. As empresas ambientais podem utilizar esse canal para aprofundar temas mencionados em outros meios, como blogs e redes sociais, oferecendo conteúdos exclusivos e personalizados. Com o uso de técnicas de segmentação, ainda é possível enviar mensagens relevantes e transcrever suas soluções diretamente à sua base de contatos, aumentando as chances de conversão e fidelização.

5. Newsletters

Por fim, a newsletter é uma excelente ferramenta para reunir e distribuir conteúdos de valor regularmente. Negócios que atuam no setor ambiental podem usá-la para compilar os principais temas abordados ao longo do mês, mantendo o público atualizado sobre as últimas tendências, notícias e desenvolvimentos do setor. Isso não apenas reforça o relacionamento com os leitores, mas também mantém a empresa presente na mente dos consumidores.

Através da combinação estratégica desses canais, as empresas ambientais podem maximizar sua presença digital e fortalecer seu posicionamento no mercado. O uso do Inbound Marketing, aplicado a blogs, sites institucionais, redes sociais, e-mails e newsletters, proporciona uma maneira eficaz de comunicar valores, educar o público e criar um relacionamento sólido e duradouro com consumidores e investidores. 

 

Como especialistas em marketing podem ajudar empresas ambientais a potencializarem seus resultados 

Embora tenham essa variedade de canais para explorar, no competitivo mercado atual, os negócios ambientais ainda enfrentam o desafio de se destacar e comunicar seus valores de forma eficaz. 

Nesse cenário, contar com especialistas em marketing pode ser o diferencial que elas precisam para potencializar seus resultados e alcançar novos patamares de sucesso. Profissionais e agências especializadas, como a Agência Inbound, desempenham um papel crucial ao auxiliar empresas a desenvolverem e implementarem estratégias de marketing digital que realmente fazem a diferença. 

Isso se dá porque contamos com diferenciais que se adequam exatamente a realidade dessas empresas, como:

  • Expertise em estratégias personalizadas

Uma das principais vantagens de trabalhar com especialistas em marketing é a capacidade de criar estratégias personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada empresa. No caso do setor ambiental, a Agência Inbound é capaz de desenvolver campanhas que não só promovem produtos e serviços, mas que também transmitem os valores e compromissos com a sustentabilidade que são tão importantes para esse público

  • Maximização do potencial dos canais de comunicação

Além de criar estratégias personalizadas, também estamos aptos para ajudar nossos clientes a maximizar o potencial de diversos canais de comunicação. Desde a produção de conteúdos de valor para blogs, passando pela otimização de sites institucionais, até as campanhas de e-mail marketing, sabemos como explorar cada meio para obter o melhor retorno possível, utilizando técnicas avançadas de SEO, segmentação de público e análise de dados ⎯ tudo para garantir que as mensagens certas cheguem ao público certo, no momento certo.

  • Acompanhamento e otimização constantes

Por fim, ainda realizamos o acompanhamento contínuo das campanhas e estratégias. O marketing digital é dinâmico, e o que funciona hoje pode não ser tão eficaz amanhã. Por isso, temos equipes dedicadas que monitoram os resultados, fazem ajustes quando necessário e estão sempre atualizadas sobre as últimas tendências e inovações do setor. 

Portanto, se você atua em uma empresa do setor ambiental e está buscando maneiras de elevar seus resultados, agora é o momento ideal para contar com a expertise de especialistas em marketing. 

Nós, da Agência Inbound, estamos prontos para ajudar sua empresa a desenvolver e implementar estratégias eficazes que vão impulsionar o seu negócio reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade. Fale com um de nossos especialistas e descubra na prática como podemos ajudar sua empresa a se destacar no mercado e alcançar seus objetivos.

 



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Nosso compromisso é com os resultados de nossos clientes. Agende abaixo um diagnóstico com nosso CEO e descubra como a estratégia de Inbound Marketing pode ser efetiva para o seu negócio.

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