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Como aumentar o número de consultas na minha clínica?

6/out/2016
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A relação dos consumidores com os serviços de saúde tem mudado muito nos últimos tempos, não só pelo aumento de usuários de planos de saúde ou consultas particulares, mas principalmente pela propagação da informação.

Receitas caseiras e soluções amadoras para tentar resolver problemas de saúde deram espaço à pesquisa e, felizmente, especialistas têm sido mais procurados quando o assunto é saúde e bem-estar.

A tecnologia tem muito a ver com essa mudança, afinal, não muito tempo atrás era preciso contar com os livros de referências dos convênios ou recorrer à lista telefônica para tentar encontrar a clínica ou hospital ideal. Atualmente essa busca se dá amplamente pela internet, seja no mecanismo de busca ou pelo site de provedoras de convênio. E mesmo que o nome do especialista ou da clínica esteja na rede referenciada dos planos particulares, não é incomum que o paciente vá buscar informações sobre o prestador no Google ou outros sites de busca, redes sociais etc. E isso é um ótimo sinal para as clínicas.

O que o inbound marketing pode fazer para que as clínicas obtenham mais consultas?

O inbound marketing é um método que ajuda a atrair novos clientes através de um relacionamento personalizado e leve, ao contrário do que acontece no marketing tradicional.

Mostrar o potencial da clínica ou de um hospital é uma grande oportunidade para atrair mais visitantes em busca de consultas; e potencial não é apenas a estrutura física atrativa e bem exibida no site, mas também um conteúdo de qualidade que o visitante vai encontrar, o atendimento que vai receber e o relacionamento pós-consulta.

E é aí que o inbound marketing pode fazer a diferença: entregando uma estratégia que pensa desde a atração do cliente até sua fidelização. Como por exemplo, a criação de um conteúdo valioso e ideal para o momento em que o visitante do site se encontra, até que ele se torne um lead, cliente e fiel promotor da clínica.

Se você tivesse que comprar novos equipamentos ou suprimentos para sua clínica, ia preferir adquiri-los de uma empresa com um site pobre de informações ou de outro com conteúdos relevantes e informativos, blog atualizado, de fácil navegação, que te deixe seguro e confiante? Com certeza todos ficarão com a segunda opção, mas esse é um trabalho minucioso, a transformação não acontece em um passe de mágica.

O inbound marketing é uma mudança que vai desde os valores da empresa até o modo de se relacionar com o cliente. E essa movimentação requer atualização constante, principalmente da equipe que estará em contato direto com os leads. Veja itens que estão relacionados ao inbound marketing e que podem trazer mais leads para sua clínica:

  • Aumento da performance do site

Uma boa estratégia de inbound marketing inclui um site atualizado cuja comunicação seja facilmente acessível em diferentes dispositivos, como computadores, tablets, notebooks ou smartphones. E, claro, com o conteúdo ideal para informar e educar os visitantes, a ponto da credibilidade da clínica ser a referência para aumentar a geração de leads. O site é a porta de entrada!

  • Construção de conteúdo atualizado e relevante

O problema não é criar conteúdo, mas manter tudo atualizado. Dia após dia milhares de sites disputam a atenção de pessoas buscando por informações sobre saúde. Por isso, é importante ter o conteúdo sempre em dia, fazendo acompanhamento da repercussão e interações do público, promover as publicações de forma correta, entre outras ações. Lembre-se, apenas lançar conteúdo não é suficiente porque informação digital não é estática e requer atualização constante. Quem levar essa premissa a sério garante vantagem frente à concorrência.

  • Estratégias que geram resultados

Responda sinceramente: quão bem sucedida tem sido a estratégia de marketing da sua clínica sem nenhuma inovação? Os resultadosestão realmente chegando sem que nada novo seja tentado? Arriscamos dizer que quase ninguém pode afirmar que têm aumentado o número de clientes e melhorado o relacionamento com eles repetindo as mesmas fórmulas. Em um mundo onde a informação não para, o inbound marketing é um grande aliado.

  • Retorno certo para o seu investimento

Uma das grandes vantagens do inbound marketing para atrair mais contatos em buscas de consultas é que ele proporciona um retorno sobre investimento mais assertivo, já que é possível calcular quanto cada novo contato custará, quantos novos visitantes serão necessários para conversão etc.

Além disso, é mais fácil realizar o mapeamento, identificar quais ações não estão dando retorno e mudar de tática quando essas atividades não renderem frutos. Com o marketing offline e tradicional seria mais difícil realizar esse acompanhamento, além de praticamente impossível mudar de trajetória em meio à realização de várias campanhas.

Publicidade ou conteúdo informativo: o que é melhor para divulgar minha clínica?

Você pode perguntar “e quanto aos investimentos nos mecanismos de buscas e publicidade nas redes sociais? Elas são passíveis de mapeamento e de análise, correto?” Sim, é verdade. Tanto que é uma das principais ferramentas de clínicas médicas e outros estabelecimentos da indústria da beleza e saúde em estratégia de marketing digital. Mas a relação das pessoas com a publicidade online também está mudando.

De acordo com o estudo State of Inbound 2016, a atual tendência é que o consumidor tem muito mais poder sobre os anúncios do que os profissionais de marketing por conta de bloqueadores de anúncios e configurações de opções de privacidade. Isso prova que cada vez mais em um mundo digital, onde a concorrência aumenta cada dia, o conteúdo é rei.

Mas vamos deixar claro: não estamos dizendo que a clínica não deve mais gastar com marketing tradicional ou mídias pagas para aumentar o número de visitantes e ampliar sua estratégia digital. O equilíbrio deve estar tanto na mídia espontânea gerada pelo inbound marketing quanto na publicidade e mídias pagas. Ambos podem integrar sua estratégia e ajudar a trazer melhores resultados.

Quer ver o potencial da sua clínica com o inbound marketing?

Agora que você decidiu inovar na estratégia de marketing digital da sua clínica, tome nota das seguintes orientações:

  • Mantenha a equipe da clínica sempre treinada para lidar com os contatos, priorizando a importância do relacionamento a longo prazo.
  • Busque o auxílio de especialistas em marketing digital, inbound marketing, para o gerenciamento da produção de conteúdo e estratégias para garantir que a clínica esteja atualizada e fornecendo informações de qualidade em seus canais.
  • Esteja sempre aberto às mudanças para acompanhar um público cada vez mais digital e, mais que isso, pronto para responder a qualquer estímulo.

Nós, da Agência Inbound, temos experiência em inbound marketing para clínicas. Os resultados que conseguimos em diversas parcerias foram impressionantes. Fale com nossa equipe e conheça o potencial de crescimento para a sua clínica.


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