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Como se preparar para integrar outras ferramentas na Hubspot?

19/abr/2022
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Se você já utiliza o software da Hubspot para automação de suas campanhas de marketing, saiba que há uma infinidade de integrações nativas possíveis e que podem tornar ainda mais completa e diversificada a sua experiência na ferramenta.

Isso se faz a partir de uma funcionalidade exclusiva, chamada de CRM Cards, que permite integrar inúmeras aplicações e sistemas externos ao seu CRM, trazendo informações e dados diretamente a um único ambiente.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre o tema e entender melhor como funciona a integração de aplicações na Hubspot, não deixe de conferir as dicas até o final e comece hoje mesmo a colocá-las em prática.

7 dicas essenciais para preparar as integrações na Hubspot

Sabendo agora que a integração de aplicações no Hubspot serve para unificar e agregar dados e informações de diferentes sistemas em um único ambiente, podemos seguir para a questão prática sobre como preparar tal funcionalidade em sua empresa.

Para isso, separamos 7 passos fundamentais desse processo. 

 

1. Saiba qual será o tipo de integração: API ou iPaaS

 

Essa é a primeira questão que deve ser posta à mesa no momento em que a integração de aplicações na Hubspot está sendo planejada, já que cada tipo de sistema pode precisar de procedimentos diferentes nesse quesito.

Como o próprio site da plataforma destaca: “Enquanto uma integração é uma solução de conexão direta e individualizada, uma solução iPaaS não é. Em vez disso, o iPaaS é uma plataforma baseada em nuvem que conecta seus aplicativos e sistemas - seja na nuvem ou no local - entre uma organização e software de terceiros sem o uso de middleware.”

Em outras palavras, o iPaaS é uma espécie de Hub de diversos aplicativos e com a função de integrá-los a outros sistemas, como o caso da Hubspot. Logo, em geral, essa integração é realizada de forma fácil e simples.

Já no caso de APIs individuais, o processo de integração pode variar de acordo com a complexidade e desenvolvimento daquela solução, muitas vezes demandando adaptações específicas e um trabalho mais detalhado de sua equipe de TI.

 

2. Entenda a natureza da aplicação

 

Antes de realizar a integração de aplicações na Hubspot, busque entender quais os impactos que este processo deve trazer na prática.

Isso porque existem inúmeros aplicativos e sistemas com funções semelhantes que podem ser integrados à plataforma da Hubspot, porém, cada qual com características, usabilidade e funcionalidades distintas.

Sendo assim, pesquise bem sobre a aplicação, conheça todos os seus diferenciais e avalie os resultados possíveis dessa integração para evitar substituições e trocas futuras.

 

3. Defina os objetivos e metas a serem alcançados

 

Toda integração de aplicações na Hubspot visa melhorias e agilidade nos processos da plataforma. No entanto, é muito importante que a sua empresa mensure isso na prática, colocando à parte os resultados obtidos ou esperados com essa estratégia.

Então, por exemplo, você pode avaliar fatores como: tempo de gerenciamento de dados em %, tempo de prospecção, níveis de produtividade, redução de custos em determinada atividade, entre muitos outros parâmetros.

 

4. Desenhe um plano detalhado

 

Aproveitando o gancho do tópico anterior, ao integrar uma aplicação em sua plataforma da Hubspot, busque definir um plano detalhado de ações antes de iniciar a parte operacional, assim como resultados e objetivos a serem alcançados com tal estratégia.

Isso vai permitir monitorar e avaliar o desempenho da integração realizada e agregar uma visão mais ampla das operações, o que pode ajudar na tomada das próximas decisões, ajustes necessários ou mesmo na mudança de planos.

 

5. Prepare a sua equipe para a integração

 

Aqui não estamos falando apenas de informar e treinar seus colaboradores sobre a integração de aplicações na Hubspot, mas de trazê-los para dentro do processo desde o início.

Em outras palavras, é muito importante ouvir as sugestões de melhorias de todos os envolvidos, oferecer capacitação adequada à equipe completa, mas ao mesmo tempo, dedicar “responsáveis” estratégicos para participarem da integração desde o início.

Assim, como dica, seguem sugestões de pessoas que devem estar envolvidas neste processo:

  • Gerente de Projetos;
  • Gerente de Marketing;
  • Gerente de Vendas;
  • TI/ ADM de CRM.

 

6. Filtre e prepare a base dados

 

Outro ponto importante sobre a integração de aplicações na Hubspot é a preparação da base de dados. Ou seja, em geral, esses processos podem trazer informações desnecessárias à suas equipes e, portanto, nessa etapa inicial faz-se necessário filtrar e direcionar os dados que, de fato, farão sentido para as atividades dos colaboradores, seguindo o planejamento desenhado.

 

7. Teste a integração

 

Antes da implementação final, é fundamental que se realizem testes sobre o funcionamento da integração de aplicações na Hubspot.

E isso pode estar linkado a nossa dica 4, em que destacamos a importância de se definir um plano detalhado do processo.

Na prática, um teste permite identificar possíveis problemas e erros, e corrigi-los antes de afetar todos os dados e processos de todas as equipes, assim como ter a certeza de que a comunicação de dados está adequada ou se necessitam de alguns ajustes entre os sistemas.

Exemplos de integrações nativas que são possíveis na Hubspot

Como bem destacado, há uma infinidade de aplicações que podem ser integradas na Hubspot, agregando mais funcionalidades e conexão entre suas equipes e atividades.

Confira uma pequena lista de exemplos:

  • Slack
  • MailChimp
  • Gmail
  • Facebook Ads
  • OrgChartHub [para ABM]
  • Databox
  • Hotjar
  • UberConference [ligações]
  • Aircall
  • Zapier
  • Zendesk
  • Shopify
  • GoToWebinar
  • Salesforce

 

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre como preparar a integração de aplicações no Hubspot e como tal funcionalidade permite agregar mais benefícios, praticidade e funções extras à sua automação de marketing.

Curtiu? Quer mais dicas parecidas? Então, não deixe de conferir também nosso próximo post e conheça diversos recursos extras do Hubspot Sales Pro.



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