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INBOUND 2023: As principais novidades da HubSpot

Agência Inbound
17 de Outubro de 2023
por Agência Inbound
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Esse artigo foi desenvolvido por Júlia Pietro e Larissa Godoy. 

 

Há mais de uma década a HubSpot tem um papel de destaque quando o assunto é inovação em marketing, vendas e sucesso do cliente. Afinal, poucas conseguem unir as principais ferramentas de toda a jornada do cliente em um só lugar tão bem quanto ela. 

Todo ano, a empresa reúne mais de 15 mil animados profissionais do setor para compartilhar seus principais lançamentos, além de promover palestras e meetups durante os três dias de evento em Boston, Massachusetts, EUA. 

Marcando presença todos os anos, a equipe da Agência Inbound acompanhou os principais anúncios in-loco e compartilhou nesse artigo as principais funcionalidades que já chegaram ou irão fazer parte do hub de ferramentas do HubSpot. 

 

Hubspot AI: A estrela do INBOUND 2023 

Se você teve acesso à internet em algum momento dos últimos doze meses sabe que nenhum assunto foi tão falado quanto ela: a inteligência artificial. E não poderia ser diferente no maior evento de marketing do mundo. 

A inteligência artificial foi o ponto principal do INBOUND, com diversas palestras e lançamentos orbitando o tema. E entrando com força nesse universo, a empresa lançou o HubSpot AI. 

O grande diferencial é que essa AI tem acesso a dados que outras ferramentas não têm. Dessa forma, ela vai entender o comportamento do seu público assim como suas estratégias internas na plataforma para sugerir itens alinhados com ambos. 

Yamini Rangan, CEO da HubSpot, destacou o tema em seu Spotlight, mostrando para onde o olhar da empresa está direcionado. 

 

“A IA [inteligência artificial] tem potencial para transformar o conhecimento e o trabalho criativo, e isso é uma mudança profunda. E isso significa que a IA generativa está nos levando da era da informação para a era da inteligência.” - Yamani Rangan




Em seguida, a plateia de 11.000 pessoas assistiu as novidades apresentadas por Andy Pitre, Executive Vice President of Product da Hubspot, onde o lançamento abordou as frentes de marketing, vendas e customer success. 

Lembrete: a maioria das novas funcionalidades estão em fase beta, alpha ou privada. Então, não se preocupe se ainda não tiver acesso a todos eles. 

 

 

 

Marketing Hub: Inteligência em foco  

 

1. Content Assistant 

 

Já disponível para utilização desde 2022, essa funcionalidade recebeu algumas atualizações e acréscimos, e vai desde a criação de posts de redes sociais até blog posts completos, inclusive possibilitando a tradução automática de conteúdos. 

A novidade aqui é que a IA irá entender o tipo de conteúdo que a empresa costuma publicar e gerar materiais na mesma linha, entendendo sua estratégia de SEO e aplicando nos itens criados. 

 

2. Image Assistant 

 

Essa é uma novidade que vai apoiar muitos profissionais que têm dificuldade em encontrar uma imagem ideal para seus blog posts. Com base no conteúdo de texto que você sugerir ou em prompts, a plataforma agora tem a capacidade de criar uma imagem do zero para ser usada em social media, artigos e outras peças. 

As imagens são livres de direitos autorais e possuem uma gama de opções de escolha. Com a utilização do recurso, ela poderá identificar o estilo de imagens mais escolhido pelo cliente e sugerir itens cada vez mais alinhados. 

 

3. Campaign Assistant 

 

Ofertando algumas opções de escolha e com base nos prompts que você fornecer, a inteligência artificial trabalhará com a criação de uma campanha completa, sugerindo posts, artigos, landing pages, variações para diferentes redes, incluindo anúncios pagos.

Essa feature será disponibilizada gratuitamente e promete reduzir o tempo gasto no desenvolvimento de campanhas extensas, mantendo a qualidade e desempenho. É ou não é animador? 

 

4. Website Assistant 


 

Agora é possível criar um site do zero, dando apenas alguns comandos. Sim, do zero! 

Com a ferramenta do HubSpot, será possível desenvolver websites com base em modelos pré-estabelecidos e até mesmo editar módulo a módulo com as ferramentas citadas acima de inteligência artificial, aprimorando ainda mais a sugestão inicial. 

Em questão de aplicabilidade, será possível reduzir consideravelmente o tempo gasto na criação de Landing Pages, assim como otimizar seu desempenho com base nos objetivos primários estabelecidos.  

Lembrando, que caso queiram algo personalizado e avançado, é necessária ajuda especializada.

 

5. AI Chatbots 

 

Para facilitar o dia a dia das equipes de vendas, os chatbots passam a ser integrados com ao knowledge base do cliente. 

Uma vez que a pessoa sinaliza a sua dúvida no chat, a IA busca pelos resultados já alimentados em forma de conteúdo e compartilha a resposta diretamente, reduzindo o tempo de atendimento e esforço das equipes.

Isso não apenas reduz o tempo de resposta para o cliente ou público em geral, como também aumenta a qualidade da proposição de dúvidas e a entrega de informações úteis e diretas. Finalmente, não? 

 

6. SMS Nativo 


Acompanhando a proposta da HubSpot em integrar os principais pontos de comunicação com prospects e clientes, agora será possível incluir o SMS aos workflows, permitindo que ele seja conectado e engajado em diferentes canais sem precisar dividir essas abordagens. E claro, como está tudo conectado, será possível analisar as principais métricas das mensagens enviadas.  

 

O novo Sales Hub: Plataforma do Cliente 

 

7. Prospecção 


 

Uma melhor visualização, com mais agilidade e menos abas. Agora sua agenda, objetivos e lista de tarefas ficam em um lugar só, com e-mails e ligações embedados.

Essa é a ideia da nova versão de prospecção do Sales Hub, que muda o formato da experiência do lead ao trazer mais contexto e informações integradas, mostrando o que está funcionando ou não dentro dessa etapa.

 

8. Deal Management 


 

Com as atualizações, agora essa área promove uma nova experiência que facilita a visualização de tags e contexto, o uso de filtros, inspeção de negócios para entender prioridades e evitar repetição de perguntas. 

Além disso, a feature de Insights embedados permite uma melhor visualização do andamento dos negócios e das equipes. 

 

9. Reporting Assistant 

 

Salvando a vida de analistas, coordenadores e gerentes! Esse é o novo assistente de relatórios que o Andy Pitre, EVP de Produto, compartilhou ao público. 

Com essa funcionalidade, será possível gerar relatórios de uma maneira bem mais simples. 

Basta digitar o dado, resultado ou pergunta que precisa e a IA irá gerar automaticamente um relatório, entregando no formato da sua preferência. Uma novidade que não apenas reduz o tempo de busca de informações, mas também permite que possamos usar todo o potencial do HubSpot para promover insights realmente relevantes sobre o impacto das ações de marketing. 

 

10. Smart CRM 


 

Para que todos os membros da equipe tenham acesso à mesma fonte de informação, agora é possível olhar para o CRM de maneira ainda mais inteligente, de forma clara e unificada. 

E o melhor: cada equipe terá layouts e espaços de trabalho diferentes para atender suas principais necessidades. Por exemplo, se um representante de vendas estiver procurando por um negócio, será possível ver onde ele está em ‘negócio potencial’ e as informações necessárias para o acompanhamento. 

Agora, se você é um profissional de marketing e procurar o mesmo contato, você terá a visualização de quais campanhas ele está inscrito, suas últimas atividades e interesses. 

 

Se houve algo que aprendemos nesses três dias de evento foi que: a inteligência artificial chegou para ficar. Mas, mais do que isso, vimos que o fator humano será mais importante do que nunca. Fazer as perguntas certas, entender onde e quando usar essa ferramenta e porque fazê-lo será o ponto central para evoluir os processos de marketing e vendas – ou afundá-los. 

Você não precisa tomar esse caminho sozinho. Incluir tecnologias inovadoras como a IA será algo imprescindível em nosso dia a dia, e é por isso que aqui na Agência Inbound, nós  nos preparamos continuamente para apoiar empresas e profissionais a integrar cada ferramenta da maneira mais eficiente possível. 

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