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O custo de não ter um site efetivo para a sua clínica

Agência Inbound
12 de Dezembro de 2016
por Agência Inbound
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Tenho um site porque preciso ter presença online, afinal, qualquer clínica, independentemente do seu tamanho e capacidade de atendimento, precisa ter um endereço na internet para divulgar seus serviços, exibir fotos do espaço, oferecer um canal de contato com o público. É só um site, por que eu deveria me preocupar com alterações ao longo do tempo? Saiba o que você e sua clínica estão perdendo.

Tudo muda a todo momento, portanto, só estar online não é suficiente. Tente comprar um carro novo e deixá-lo sem manutenção; o que era encantador passa a ser uma máquina de sugar dinheiro, além de perder seu valor de revenda. É quase a mesma coisa com o site da sua clínica: apenas ter um endereço na web sem um site efetivo não significa nada, pelo contrário, pode causar uma imagem ruim do negócio e desvalorizar seu trabalho.

O que acontece se o site da minha clínica ficar desatualizado

Quer um exemplo prático do que acontece com um site desatualizado? Podemos citar a tecnologia Flash, que tem sido alvo de polêmicas porque hoje a maioria dos smartphones não suportam sites construídos em Flash, perdendo muitas oportunidades, já que hoje o acesso a sites via mobile já ultrapassou o desktop. Dá para imaginar o prejuízo de um site que simplesmente não abre e a mensagem que isso passaria aos clientes e visitantes?

Temos grandes alternativas hoje ao Flash, podemos criar os mesmos efeitos e com a leveza necessária aos navegadores com o HTML5, por exemplo. A utilização do HTML5 possibilita a inclusão de animações e efeitos visuais, que podem auxiliar as clínicas a mostrarem a qualidade de seus serviços e estrutura física com bastante dinamismo e modernidade, além de ajudarem na leitura dos indexadores dos mecanismos de busca, melhorando o trabalho de otimização do site. O SEO, aliás, é uma das grandes motivações para ficar de olho na atualização para ter um site efetivo, mas falaremos disso logo mais.

Um site desatualizado é sinônimo de perda de tráfego, de novos visitantes e desvalorização da marca. O raciocínio de que atualizar o site é gastar muito dinheiro é totalmente equivocado; o que acontece é o oposto, a clínica pode estar deixando de ganhar. Dispensar a atualização do seu site na internet é desperdiçar a oportunidade de explorar um dos canais mais importantes com os potenciais clientes.

O site da clínica deve causar uma ótima primeira impressão

Fazendo uma simplória analogia, pense no site desempenhando o papel da recepção da clínica no quesito primeira impressão. Você sabe como é importante a organização, limpeza, uma boa decoração, enfim, um ambiente preparado para o cliente se sentir à vontade, tomar um cafezinho e beber água confortavelmente enquanto aguarda o atendimento. Ele terá a equipe para responder suas dúvidas e lhe passar orientações, tudo funcionando engenhosamente bem.

Agora imagine se um potencial cliente chega à sua clínica e o interfone não funciona, não há computador, o telefone apresenta problemas, só há revistas antigas para ele ler ou os móveis e ambiente não estão limpos ou preservados? Claro que devemos guardar as devidas proporções, mas um site desatualizado pode passar a impressão de que a clínica parou no tempo e, se tratando de quem oferece serviços de estética, saúde e bem-estar, essa não é uma boa propaganda, a imagem negativa será completamente associada ao seu serviço.

O que é preciso atualizar e quais as vantagens de um site efetivo

Agora que você já sabe a importância real de atualizar o site de sua clínica para ter uma presença efetiva na internet, vamos entender o que precisa ser melhorado periodicamente e quais as melhorias que esse gerenciamento pode trazer.

Conteúdo

Atualizar o site não significa somente rever a estrutura de desenvolvimento e sua tecnologia. Para um site efetivo é preciso que todo o conteúdo seja atual e, de preferência, esteja dentro de uma estratégia de inbound marketing para trazer resultados positivos. Imagens e textos precisam ser sempre revisados e estarem de acordo com a linguagem da clínica.

Realize testes constantes para obter melhorias 

Isso é importante não apenas em relação à estrutura tecnológica do site, mas também para apurar se a arquitetura da informação está funcionando e contribuindo para a usabilidade em todas as páginas. Testes permitem que você saiba, por exemplo, o tempo de carregamento do site e a relevância das páginas.

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Otimização (SEO)

Como pontuamos anteriormente, a otimização para buscas é extremamente relevante para a estratégia de melhorias no site e um dos pontos mais críticos em relação à atualização de conteúdo. Mecanismos de buscas mudam seus algoritmos regularmente e para buscar a autoridade das páginas é essencial ter o conteúdo corretamente otimizado.

Adeque a estrutura para dispositivos móveis

Hoje em dia é um dos pontos mais importantes para um site de sucesso, trata-se de ter um site responsivo, que se adequa automaticamente quando é acessado de tablets ou smartphones (mobile), hoje os sites são preparados para essa realidade desde a concepção. Caso o seu site não esteja responsivo é necessário, possivelmente, construí-lo novamente do zero, a falta de responsividade é um sinal de plataforma desatualizada.

Aumente a segurança

Uma atualização com certa frequência garante que o site é seguro para quem navega e protege a privacidade dos clientes e visitantes. Além disso, rever a estrutura do site é essencial para se proteger de invasões.

Integração

O site da clínica precisa deixar o cliente confortável e amparado para sanar todas suas dúvidas e tirar o melhor proveito das ofertas que ela faz (como nas landing pages) em uma interface simples e objetiva. O site será ainda mais efetivo se também tiver um sistema integrado aos formulários de contato para te ajudar a ter um banco de dados detalhado e ser mais rápido e eficiente nas respostas, aumentando a confiança dos clientes, aumentando os resultados em consultas, além de contribuir para a credibilidade da sua clínica.

Analise os dados

Uma das grandes vantagens da internet nos negócios é pode ter dados valiosos em mãos, utilizando, por exemplo, o Google Analytics, que facilita a análise do comportamento dos visitantes, o que procuram, como chegam ao site, por onde saem, quanto tempo navegam por quais seções etc. Essas informações são importantes para decidir as mudanças no conteúdo.

Falem de mim

Temos hoje uma poderosa ferramenta em nossas mãos: as redes sociais. Possibilitar que as pessoas compartilhem os seus conteúdos é uma forma gratuita, relevante e expressiva de deixar sua clínica em evidência.

E então, o que acha de todas as vantagens que sua clínica pode obter ao ter o site atualizado? Inclua a meta de ter um site efetivo em sua nova estratégia e aproveite os resultados de promover a sua clínica com qualidade 24 horas por dia.

Fale com um consultor para adquirir melhores resultados através do seu site.


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