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Potencial das redes sociais na estratégia de Inbound Marketing

Larissa Godoy
09 de Dezembro de 2016
por Larissa Godoy
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Para funcionar bem, uma estratégia de Inbound Marketing deve ser integrada em diferentes canais. Redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn, entre outras, tornaram-se o meio de comunicação preferido da maioria dos usuários na internet. Atualmente, essas são excelentes formas de impactar a sua audiência e obter resultados relevantes.

Além disso, esses ambientes estão sempre cheios de boas ideias para direcionar a sua estratégia – afinal, lá está uma parte considerável do seu público. Ao basear-se nessas informações, você poderá desenvolver o perfil do seu público de forma mais fiel, observando interesses em conteúdos e compreendendo tópicos mais interessantes.

Quer entender um pouco mais sobre a importância das redes sociais para uma estratégia de Inbound Marketing? Acompanhe o artigo e entenda como utilizar a força dessas mídias para oferecer uma experiência dinâmica ao seu público.

Criação de personas

O estudo dos buyers personas é um dos itens mais importantes do inbound marketing. Afinal, é dessa pesquisa que sairá o direcionamento adequado para campanhas a serem desenvolvidas. Ao analisar os desejos, medos e demais características do seu público-alvo, você possuirá conhecimento suficiente para impactá-lo.

Essa etapa não precisa ser complicada. Com a ajuda das redes sociais, ficou mais fácil deixar as suposições de lado para basear-se em dados específicos. Dos relatórios fornecidos pelas redes sociais, por exemplo, é possível extrair informações mais fiéis do público da sua página no Facebook ou do seu perfil no LinkedIn.

Entre as principais informações estão:

  • Informações demográficas;
  • Informações profissionais;
  • Quais são seus hábitos;
  • Principais desafios profissionais;
  • Seus objetivos profissionais; entre outros.

 

Analise tudo que for relevante para montar sua persona e, assim, você terá uma base sólida para planejar de forma eficiente o conteúdo a ser produzido.

Planejamento do conteúdo

Na hora de pesquisar seu público, é válido examinar os contatos feitos por esses usuários, que costumam ser ativos, e verificar suas vontades.

Com esses dados em mãos, você já conta com boas informações para começar o planejamento da sua campanha de conteúdo. Afinal, as redes sociais oferecem diversas oportunidades para captar insights inéditos para suas estratégias, basta selecionar uma amostra qualificada e buscar as informações.

Veja o que o seu público mais consome: eles gostam de artigos? Costumam responder pesquisas de opinião? Compartilham vídeos ou preferem imagens? Sobre quais assuntos eles estão falando? Essa pesquisa será um bom começo para planejar a produção de conteúdo de qualidade, que será realmente do interesse da sua persona.

Engajamento de usuários

As pessoas já se acostumaram a checar as redes sociais várias vezes ao dia. Com tamanho alcance, fica claro que você precisa divulgar o seu conteúdo nessas mídias para atingir uma audiência maior. Em qualquer tipo de campanha de inbound marketing, vale a pena considerar a inserção das redes sociais como canais de distribuição de conteúdo.

Para que tudo transcorra da maneira ideal e os usuários se interessem pelo seu perfil, certifique-se de criar uma página apropriada para distribuir seus posts e demais conteúdos. Não se esqueça ainda de impulsionar a audiência do seu conteúdo com anúncios. O Facebook Ads, por exemplo, permite segmentações bastante específicas que ajudam a atingir exatamente o público que você almeja.

Para garantir o engajamento dos usuários, planeje como as publicações serão realizadas. Considere os horários de maior atividade do seu público, por exemplo, e prefira postar nesses intervalos. No caso do Facebook, essas e outras informações podem ser obtidas no Insights, a seção de estatísticas da sua página.

Leia boas práticas para empresas no Instagram >>

Por último, não se esqueça de responder a todos os comentários e mensagens com rapidez. No contexto corporativo, a importância das redes sociais se dá através da aproximação entre usuários e empresas de forma dinâmica, o que faz desse retorno eficiente um fator essencial para o sucesso de uma estratégia.

Agora que você entendeu a importância das redes sociais para o seu negócio, fique por dentro de outras novidades sobre o mundo digital em nosso blog.


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