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Será que existe uma estratégia de marketing melhor que essa?

16/jan/2015
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É fato que a maioria das empresas precisa crescer, aumentar seu faturamento e serem o mais lucrativas possível, e acredito que esse querer é poder. Mas a grande questão é como fazer isso.

As soluções em marketing são inúmeras; empresas podem optar por investirem em feiras, eventos, telemarketing, social mídia, SEO, canais digitais, ou então em uma estratégia integrada, também chamada de inbound marketing.

É fácil perceber esforços múltiplos, onde as empresas escolhem estratégias diversas para cumprir suas metas de marketing, e é claro que muitas delas trazem resultados, mas recentes análises apontam que nenhum estratégia de marketing é tão eficiente quanto inbound marketing, nem tão lucrativa para o desenvolvimento dos negócios.

Com tantas métricas e dados que provam sua efetividade, como podem alguns gestores ainda não priorizarem inbound marketing em suas empresas?

É mesmo difícil de entender, mas esperamos que os dados abaixo abram uma reflexão, ao apresentar mais sobre o método que está gerando resultados em todo o mercado:

  • 61% de usuarios de internet pesquisam produtos online (Interconnected World: Shopping and Personal Finance, 2012)

  • A frequência de publicações no blog impactam na aquisição de clientes. 92% das empresas que blogam 3 ou mais vezes no semana adquirem mais clientes. (HubSpot Science of Blogging 2010)

  • 46% das pessoas leêm blogs mais de uma vez por dia. Os leads proveniente de Mídias Sociais tem o dobro de necessidade de fechar negócios do que leads gerados via marketing tradicional. Empresas com 30 ou mais landing pages geram 7x mais leads do que aquelas com menos de 10. (State of Inbound Marketing, 2012)

  • Empresas que automatizaram o gerenciamento de leads veêm 10% de aumento no na receita em 6-9 meses. (Gartner Research)

  • Leads nutridos realizam 47% mais compras do que leads não nutridos.(TheAnnuitas Group)

  • Empresas e práticas de gerenciamento e relacionamento junto aos seus leads maduros possuem 9.3%

  • Empresas com processos maduros de geração e gestão de leads atingem suas metas com 9,3% maior precisão e frequencia.(CSO Insights)

  • Emails de nutrição de leads recebem de 4 a 10 vezes mais respostas quando comparado a emails em massa (SilverPop/DemandGen Report)

  • Empresas que blogan geram 67% mais leads por mês do que aquelas que não blogam (HubSpot)

  • Leads provenientes de estratégias de inbound custam 60% menos do que leads de marketing tradicional.

  • 80% dos compradores preferem receber informações sobre as empresas através de artigos ao invés de propaganda.

  • 61% dos negócios B2B reportam os webinars como uma das estratégias mais efetivas de conteúdo (Content Marketing Institute).

  • 80% das empresas preferem divulgar o seu conteúdo através de uma série de artigos, ao invés de anúncios.Em suma, as pessoas não querem ser um produto, querem ser educadas, e ter acesso à informação útil para tomar decisões inteligentes e assertivas de compra. (Content Marketing Institute).

Pois bem, estes dados são impressionantes, não é mesmo? Quem não iria querer estatísticas assim para sua empresa?

Ainda assim, encontramos certa resistência e olhares “desconfiados” quando apresentamos o inbound marketing.

Por que será?

A resposta está em nossas emoções

Somos humanos, e nossa natureza nos faz tomar decisões baseados em emoções, e não em dados.

Por exemplo, você prefere comer um hambúrguer ou caminhar 1 hora no calor? Renovar o seu guarda-roupa ou poupar para a posteridade? Assistir ao seu time de vendas enlouquecido ligando para Deus e o mundo, ou investir em SEO para colher os frutos de ter seus leads multiplicados daqui a 12 meses?

Não é nossa culpa, nós gostamos de gratificação instantânea. É difícil educar a nossa mente de que investimentos a médio e longo prazo dão muito mais resultado.

Fazer ligações, ir a eventos, cumprimentar pessoas, trocar cartão de visita, produzir mídia impressa, tudo isso nos faz sentir bem, pois são coisas tangíveis e dão a impressão de que somos produtivos.

Mas, quão eficientes são todas essas coisas, de verdade? Quantas ligações é preciso fazer, quantos cartões temos de trocar, para conseguir leads de verdade?

Conclusão

O resumo da ópera é: Inbound Marketing é mais escalável, eficiente, replicável e barato do que as práticas tradicionais de marketing. Inbound cria uma verdadeira “máquina” que cresce e evolui com o tempo, de forma exponencial. É como ter um time de vendas disponível 24h por dia, 7 dias por semana.

Acontece que assim como no início de tudo, é preciso tempo, dinheiro e esforço em algo ainda “intangível” e “invisível” aos olhos, mas que certamente irá fazer efeito no mar de informações da internet.

Portanto, aconselhamos você a se arriscar, tentar algo novo e embarcar nessa jornada conosco!

Nós garantimos o sucesso.

Tem coisa melhor do que isso?



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