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Será que o design é importante para a estratégia de Inbound Marketing?

27/mai/2015
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“Um bom design é óbvio. Um excelente design é transparente.” Joe Sparano

Qual a importância que você dá para o design na sua estratégia de inbound marketing? Será que o design das peças avançadas valorizam o seu produto/serviço, e principalmente sua marca? Será que ele está sendo efetivo a ponto de elevar sua taxa de conversão?

Desde 2006, o Inbound Marketing vem apresentando aos profissionais de marketing uma nova forma de comunicar e gerar ótimos resultados. Com a premissa de ajudar pessoas, o novo marketing cria conteúdo relevante para o público e mostra soluções para seus problemas, educando-os com artigos, vídeos, e-books, white papers, infográficos, até despertar nele a confiança e o desejo de compra.

Sabemos que a base dessa estratégia é o conteúdo, e para quem já trabalha com o novo método, é comum ouvir dizer que o "conteúdo é rei", mas quero chamar a atenção para outro pilar importante dessa grande estratégia de comunicação: o design.

Trabalho como Creative Designer na Agência Inbound, não elaborando peças gráficas, mas criando valor para as marcas de nossos clientes, desde um CTA até todas as peças que envolvem o lançamento de uma campanha, e posso afirmar com propriedade que, tanto conteúdo como design são indispensáveis para o sucesso da sua estratégia de inbound marketing.

São horas buscando referências, estudando a marca do cliente, entendendo suas personas e procurando a melhor forma de impactá-las positivamente, criando experiência através do design.

Designers são, geralmente, muito perfeccionistas, e eu não sou diferente. Foco em cada detalhe, como alinhamento, tipografia, tom da imagem, e avalio se tudo isso conversa e transmite a essência da marca. Procuro trazer para as peças elementos visuais que gerem maior percepção de valor e uso o princípio da Gestalt como minha aliada, criando sempre uma unidade visual em cada projeto. Inovação é parte da rotina, é a grande arma para criar layouts exclusivos e efetivos.

Você ainda tem dúvidas sobre a importância do design? Imagine a seguinte situação: enfim o conteúdo do seu primeiro e-book ficou pronto. Ele demandou tempo, muita pesquisa e dedicação de todos os envolvidos nesse projeto e o arquivo final fechou em 30 páginas. Imagine você ofertar essa peça sem design? Você acha que ela terá grande impacto? Será que as pessoas que farão o download desse conteúdo chegarão até a metade da leitura? Talvez não.

Não há dúvidas de que o design é essencial. Ele é responsável por trazer vida ao conteúdo, despertar a curiosidade no leitor, seja por uma imagem ilustrativa no blog , ou pelo design completo de um e-book.

Design e conteúdo precisam caminhar de mãos dadas, são dois elementos fundamentais para as estratégias de Inbound Marketing e precisam conversar. Você não pode dizer X e criar Y, o resultado certamente não será o esperado.

Por isso seja exigente com o design, busque referências, crie testes A/B para avaliar o desempenho das suas peças avanças e descubra qual obtém melhor resultado e siga por essa linha de criação. Não tenha medo de ousar, muitas vezes ficamos presos e queremos "copiar" aquilo que o concorrente já está fazendo, mas seja autêntico e persiga a inovação, esteja sempre um passo a frente. Seja a referência no mercado em que atua.

Quando o design é efetivo, ele agrega valor, e cria credibilidade e personalidade para sua marca.



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