Há um ditado que diz: “Quem não é visto, não é lembrado”.
Mesmo sendo utilizado para outros exemplos, é possível correlacionar esse ditado ao Google Adwords. A internet é hoje uma vitrine mundial dos mais variados produtos, serviços, soluções e ferramentas. Com tanta oferta, o usuário pode não ver todas as possibilidades, comprando algo que não vá solucionar suas necessidades, de fato.
Os hábitos online dos usuários mostram que cada vez mais usamos a internet como uma ferramenta de pesquisa inicial para soluções ou compras que vão desde produtos simples até coisas mais complexas, como carros, casas. Gestores, diretores e empresas, um novo (não mais tão novo) investimento que contribui com o canal de vendas pode influenciar significativamente o faturamento no fim do mês.
Esse é provavelmente uma das questões que os profissionais de marketing mais precisam responder, já que muitos gestores se veem reticentes em gastar em mais um canal.
A verdade é que o Google Adwords não deve ser visto como um gasto, mas sim como um investimento. Ele permite a criação de campanhas voltadas para a conversão, atraindo pessoas que se encaixam no perfil procurado para a empresa. Se você é um profissional que precisa frequentemente responder a pergunta acima, aqui vão alguns dados para mostrar a força do Google Adwords:
Entendida a importância do Google Adwords para a geração de lucro em uma empresa é preciso agora criar campanhas eficientes para a captação e conversão de possíveis clientes. Confira 8 erros para evitar em suas campanhas:
Como dissemos acima, o Google Adwords é um investimento e não um gasto. Mas, essa questão pode ser comprometida quando você utiliza palavras-chave que não irão agregar à sua campanha. Sem uma análise completa das palavras que fazem parte das buscas do seu público-alvo, o dinheiro será investido em vão.
Se você possui palavras-chave muito amplas elas podem não ser tão efetivas quanto gostaria, pois elas atraem um grande número de pessoas mas que necessariamente não são seu público ou que não estão prontas para comprar de fato.
Esse erro tem relação com o primeiro. Afinal, entender quais palavras funcionam para o seu negócio e público influencia nos resultados.
Negativar palavras nada mais é do que prevenir seu anúncio de ser associado a certas palavras.
Saber quais palavras-chave não usar é tão importante quanto saber quais usar, pois ele aumentará as chances de atingir as pessoas que você realmente deseja. Para adicionar palavras negativas basta ir para a aba de palavras-chave e adicioná-las como você faria com as palavras selecionadas, mas na coluna negativo.
Você já deve ter percebido que para uma mesma palavra-chave existem outras mais que direcionam para resultados semelhantes. Isso porque pode acontecer das pessoas não pesquisarem da maneira que você acredita, impactando significativamente os resultados de sua campanha.
Dedique um tempo para pesquisar os termos mais utilizados em relação à solução que você disponibiliza e como as pessoas se comportam à elas. Você poderá ver de antemão o que as pessoas estão realmente pesquisando, se são relevantes e se fazem sentido para seus objetivos. Ou seja, a palavra é pesquisa.
Grande parte de uma campanha de Adwords é estratégia. Praticamente tudo gira em torno de: melhores dias, público, localização, escolha de palavras, CPC, entre outras variáveis que podem afetar a efetividade de seus anúncios. Mas não pense que isso significa que o conteúdo fica de fora dessa equação.
Seu texto precisa ser atraente o suficiente para captar a atração do usuário, fazê-lo clicar em seu anúncio, além de se encaixar dentro dos limites propostos pelo Google.
Os limites do Google Adwords são:
Campo |
Tamanho máximo |
Título 1 |
30 caracteres |
Título 2 |
30 caracteres |
Descrição |
80 caracteres |
Caminho (2) |
15 caracteres cada |
O Google ainda dá a opção de criar as extensões de anúncio. Com isso você consegue fornecer mais informações sobre sua empresa, como localização, número de telefone ou links profundos adicionais para o seu website. Como esse exemplo de extensão de chamada:
Entre outras possibilidades estão a extensão de: aplicativo, local, comentários, sitelinks, extensões de frase de destaque; além dos automáticos. Saiba mais sobre esse tipo de anúncio no site do Google.
Esse é um erro muito comum. Se seu objetivo é converter o usuário em lead, então mandá-lo para uma página comum pode não fazer sentido.
Utilize landing pages com palavras-chaves correspondentes para criar um caminho para a informação que o usuário está procurando. Essa prática torna muito mais fácil das pessoas encontrarem sua página e evita altos números de taxa de rejeição.
Por exemplo, se você possui uma companhia com diferentes serviços que estão rodando anúncios, é uma boa opção criar uma página específica para cada um. Já que as pessoas interessadas em celular, por exemplo, não são as mesmas interessadas por computadores de alta performance.
O índice de qualidade do Google Adwords tem como finalidade proporcionar ao contratante uma ideia geral sobre a qualidade dos anúncios. Ele informa o índice de 1 a 10 para cada palavra-chave utilizada e baseia-se na estimativa de qualidade dos anúncios e das página de destino acionadas por eles. Três fatores determinam seu índice de qualidade:
Ter um alto índice de qualidade significa que o Google entende que seus anúncios e páginas de destino são relevantes e úteis.
O Google Adwords é uma ferramenta que permite analisar os mínimos detalhes da interação de uma pessoa com um conteúdo ou oferta específica de uma empresa. Podemos analisar os hábitos de nossos consumidores, tornando mais fácil atrair e converter um certo grupo de pessoas.
Os testes A/B são uma ótima maneira de entender quais ações funcionam melhor com seus consumidores, permitindo testar variações de textos, tamanhos e display de um mesmo artigo.
Como dissemos lá no começo do texto, na internet temos e vemos diversos tipos de oferta sendo pesquisadas a cada minuto. É difícil encontrar uma empresa que não tem minimamente uma estratégia online de vendas. Por isso, entender como seus concorrentes agem e anunciam é fundamental para planejar algo diferente e se destacar.
Entre os aspectos a serem analisados estão:
Ferramentas como SEMRush, SpyFlu e What Run Where, são boas opções para realizar essa pesquisa e saber como se destacar no meio de tantas opções.
Continuidade é um dos princípios que acreditamos funcionar. Toda campanha de marketing demanda tempo e esforço para dar seus resultados, é pouco prático desistir depois de um curto período de números ruins ou ficar super animado quando acontecem altos picos de conversões. Há uma série de variáveis que pode levar a bons e maus resultados.
Analisar os dados e entender o que precisa ser mudado é a chave para uma campanha de sucesso. Não se esqueça de pausar campanhas que tenham oferecidos cliques irrelevantes ou com um custo muito alto por conversão. Estratégia é a palavra de lei.
O Google Adwords é uma ferramenta em constante mudança. Algoritmos são melhorados, assuntos se tornam mais procurados, novas funcionalidades são apresentados. Por isso, é normal e previsível que nem sempre iremos acertar. Com certeza uma ou outra campanha não apresentará o resultado que você gostaria, mas o importante é saber como realizar mudanças pontuais para que eles não sejam algo definitivo. E saber quais erros evitar já um grande passo para uma campanha de sucesso.