Como revelou uma pesquisa da Hubspot, o LinkedIn é uma poderosa ferramenta para geração de leads. O estudo com mais de 8 mil empresas nos Estados Unidos, mostrou que o LinkedIn gerou a mais alta conversão, de 2,74%, sendo quase três vezes maior (277%) que o Twitter (0,69%) e o Facebook (0,77%). Para você e sua empresa aproveitarem todo o potencial da rede social, confira nossas sugestões:
Separe 10 minutos do seu dia para fazer as tarefas do LinkedIn (entrar para grupos, atualizar o perfil, fazer contatos, responder perguntas, etc). O resultado não vai aparecer da noite para o dia, mas se você for persistente, o LinkedIn pode proporcionar fontes de referência, parceiros de negócios e informações valiosas.
Se você já tiver uma conta, entre no seu perfil e clique em "Editar". Conte suas realizações passadas, suas conquistas e metas. O próprio LinkedIn colabora com sugestões para um perfil mais completo. Aproveite para ver o perfil de outras pessoas, principalmente se elas tiverem bastante conexões, para saber qual tipo de informação ainda pode ser incluída no seu perfil. Recomendações de colegas também são fundamentais para sua credibilidade.
É hora de fazer contato com pessoas do escritório, fornecedores, parceiros e colegas de trabalho antigos. A cada nova conexão, envie uma mensagem personalizada para a pessoa, mas não peça para adicionar pessoas que você não conhece e também não aceite pedidos de desconhecidos.
Encontre grupos relevantes de acordo com palavras-chave de seu interesse. Antes de entrar para o grupo, analise o seu perfil: se ele for pequeno e não for ativo, pode ser um desperdício de tempo, e se ele for muito grande, tiver umas 100 mil pessoas, pode ser difícil para você se destacar. Grupos ligados a associações ou conferências são uma boa ideia. Seus contatos podem participar de bons grupos, por quê não dar uma conferida? Faça parte de alguns grupos e monitore o que está sendo discutido e o quão frequente são as discussões.
Agora já deu para perceber qual grupo não é de seu interesse ou não tem muita atividade. Saia desses grupos e fique apenas naqueles que podem valer a pena. Essa atividade pode ser um pouco cansativa, mas é desta maneira que você vai encontrar grupos que se encaixam nos seus interesses.
Depois de escolher os grupos ideais, é hora de começar a fazer comentários. Mas é claro que eles não podem ser apenas promocionais, se você começar falando a seu respeito ou sobre a empresa, pode dar a impressão de ser arrogante. Como está tentando estabelecer relacionamentos, é necessário ser cordial, conciso e falar apenas o que for relevante.
Uma discussão puxa outra, atrai comentários e você pode introduzir o assunto. Uma das melhores maneiras é fazendo uma pergunta. Mas não vá fazer a pergunta e não interagir mais. É por meio do engajamento com as outras pessoas que você vai construir sua reputação.
Se tudo deu certo até aqui, é hora de dar mais um passo e começar a compartilhar conteúdo relevante com os grupos. O conteúdo pode ser um post de blog, uma apresentação do slide share, uma reportagem, etc, que tenha a ver com o que está sendo discutido. Não precisa ser necessariamente conteúdo próprio, mas algo que tenha a ver com a discussão.
Todo esse trabalho é para que você tenha novos clientes potenciais, fontes de referência ou parceiros de negócios. Provavelmente, se você chegou até aqui, já está preparado para trocar e-mail usando o LinkedIn e até tentar marcar encontros casuais. Como a maioria das pessoas que está no LinkedIn busca oportunidades de negócios, as chances são altas de receber uma resposta positiva.
Crie peças avançadas (ofertas) e divulgue links para a página de destino ou envie o tráfego direto para uma landing page. Isso aumentará o número de leads.
Imagem: inblurbs.com