O Google melhora constantemente a inteligência de seus motores de busca para expor e punir quem pratica blackhat no Search Engine Optimization (SEO). Porém, os sites que produzem conteúdo novo, relevante e de qualidade será recompensado nos resultados de busca.
Por isso mostramos nesse post, 5 Dicas do produtor de conteúdo melhorar seus resultados online.
Se você produzir conteúdo bem feito e informativo, as pessoas naturalmente vão querer compartilhar a sua publicação nas mídias sociais. Coloque botões de compartilhamento nas páginas e nos posts para facilitar o compartilhamento. Isso também influencia na forma que os motores de busca enxergam o seu conteúdo e na classificação da sua página nas buscas.
Os motores de busca visitarão seu site ou blog com mais frequência, se sempre houver conteúdo novo a ser mostrado. E quanto mais visitas ocorrer, mais páginas serão indexadas na web. Cada página indexada é uma oportunidade para você ou sua empresa ser o alvo da pesquisa de alguém. O ideal é ter um produtor de conteúdo dedicado para garantir novos conteúdo para criar uma base consistente.
A melhor maneira de obter links orgânicos (link-building), não-pagos, é por meio da criação de conteúdo de qualidade. Pessoas que escrevem sobre o mesmo tema que você, podem incluir links para o seu conteúdo, se o que foi publicado for relevante. Essa indicação melhora sua credibilidade nas buscas.
Quanto mais você puder produzir conteúdo de qualidade em posts no blog ou novas páginas no site, mais rápido será o seu desempenho nos buscadores. Muitas pessoas começam um blog, desenvolvem um site para a empresa, mas os esquecem e depois não sabem porque as páginas não são encontradas na web. A frequência demonstra que a página e o conteúdo são relevantes. Crie um cronograma, com frequência e temas que podem ser trabalhados para você não perder o foco.
Quando você aparecer na primeira página do Google e o visitante acessar o seu site, você vai estar preparado para fisgá-lo? Tenha definido quais os seus objetivos ou o trabalho do produtor de conteúdo será em vão. Conteúdo avançado é a senha para capturar leads e vendas. Peça para o leitor preencher um formulário com e-mail e alguns dados em troca de um pdf, um e-book ou algum material que lhe interesse. Com essas informações, você saberá o perfil de quem está interessado no seu produto ou serviço e poderá instigá-lo até realizar a venda. Este é o processo comprovado de Inbound Marketing.
Os algoritmos de busca e as estratégias de SEO vão continuar evoluindo, mas a criação de conteúdo de qualidade será sempre importante nesse processo.
Para facilitar a sua criação de conteúdo, disponibilizamos uma planilha que irá ajudá-lo a se organizar e a pensar em temas relevantes.