Blog de Marketing e Vendas | Agência Inbound

3 táticas de marketing a implementar em 2014

Written by Andre Jensen | 4/nov/2013

Agora que passamos mais de três quartos do ano, os profissionais de marketing estão prontos para fazer uma análise do que funcionou e o que pode ser melhorado conforme nós planejamos para 2014.

A estratégia de marketing online já percorreu um longo caminho nos últimos anos e estamos ansiosos para ajudá-lo a priorizar a forma como você gasta seu tempo e recursos. Reduzir as táticas menos produtivas pode poupar seu tempo e aumentar a eficácia do seu orçamento global.

Onde encontrar mais dinheiro e tempo?

#1

Elimine: Gaste menos tempo otimizando SEO. Mas, não! Isso não pode ser! Na verdade, pode sim.  Embora, como profissionais de marketing estejamos muito confortáveis otimizando títulos e URLs, realmente não é a melhor maneira que poderíamos estar gastando nosso tempo. Com a mudança de padrões de busca e técnicas, você pode parar de concentrar tanta atenção em SEO.

Solução: Adote uma abordagem mais rápida e modificada para SEO. Não perda muito tempo no assunto. Escolha uma ou duas palavras-chave para focalizar sua mensagem e a deixe para lá. Não aumente suas tarefas cotidianas encaixando palavras-chave extras no texto ou para criar a URL perfeita. Os profissionais de marketing são sempre hipersensíveis a cada mudança que o Google faz no seu algoritmo, por isso é melhor criar conteúdo genuinamente atraente para o que as pessoas estão realmente procurando. Concentre-se em técnicas mais inteligentes de SEO como link-building orgânico através da criação de conteúdo notável e na otimização de sua conversão de lead e processos de nutrição de lead.

#2

Elimine: Desenvolvimento de um aplicativo móvel. Dê um passo para trás e considere a experiência do usuário e o benefício. Aplicativos são caros para configurar - mais de US $ 4.000 para uma plataforma. Isso significa que se você estiver procurando dar suporte tanto para Android quanto para iOS, você vai precisar de dois aplicativos pelo preço de US $ 8.000, sem incluir a manutenção mensal.

Além disso, pense na porcentagem do seu público que usa smartphone. Você poderia projetar seu aplicativo para um segmento muito pequeno do seu público em geral. Aproximadamente 25% dos aplicativos são baixados uma vez e nunca mais são usados após seu download inicial. Google Play atingiu um pico de 1 milhão de aplicativos e na iTunes App Store pouco mais de 900 mil aplicativos a partir de junho de 2013. É um mercado competitivo e você se expõe a um grande risco de fracasso.

Solução: Em vez de usar parte de sua verba de marketing em um aplicativo móvel, desenvolva e mantenha um site otimizado para celular. Um website responsivo é uma solução que atende às necessidades de seu usuário - compatível com qualquer dispositivo, com imagens e gráficos maiores que engajem sem necessidade de zoom, e oferece uma navegação simplificada, etc. Um website responsivo também oferece um melhor rastreamento, porque a URL que o usuário vê em um tela completa é a mesma URL para um dispositivo móvel (uma URL "m.website.com" não é mais necessária).

#3

Elimine: A rede social é grande, mas é ainda melhor se você conseguir encontrar uma rede de nicho que tem usuários ativos que se encaixam no seu público-alvo. Mas se você já passou seis meses ou mais em uma rede social única (Quora, por exemplo) e não gerou nenhum lead qualificado, é hora de abandonar o navio e correr para um lugar mais efetivo. Os números são seguros e não faz mal flexibilizar sua vantagem competitiva e ter uma participação mais pesada nas "três grandes" redes.

Solução: Reexamine todas as suas redes sociais, bem como sua estratégia global de mídia social. Você está colocando o maior esforço para as plataformas que estão lhe dando os leads mais promissores? Na verdade, se você está pensando em abandonar o navio em uma rede social mais popular como o Twitter, lembre-se de manter sua presença, mas mudar seu foco e esforços. Conduza seu próprio sucesso através dos canais sociais que estão produzindo leads qualificados para o seu negócio.

Não sabe qual rede social está trazendo mais tráfego, leads e vendas para sua empresa? Então está na hora de fazer uma Avaliação Gratuita da HubSpot Internet Marketing Software. 

Uma parte crítica de selecionar o caminho certo de marketing e adequar o orçamento de marketing é ajustar algo que não está funcionando direito. Quando você for alocar seu orçamento de marketing para 2014, analise criticamente onde o desempenho é fraco e defina indicadores de desempenho-chave (KPIs) com sua nova estratégia de marketing em mente.

Oferecemos uma consultoria gratuita que vai te dar um norte para ter ainda mais sucesso no próximo ano. Clique no botão abaixo e solicite hoje.

Artigo baseado no artigo original criado pela Weidert Group, agência parceira de inbound marketing americana e parceira Hubspot nível Gold.     

Andre Jensen

imagem: motomessage.com