Agora que passamos mais de três quartos do ano, os profissionais de marketing estão prontos para fazer uma análise do que funcionou e o que pode ser melhorado conforme nós planejamos para 2014.
A estratégia de marketing online já percorreu um longo caminho nos últimos anos e estamos ansiosos para ajudá-lo a priorizar a forma como você gasta seu tempo e recursos. Reduzir as táticas menos produtivas pode poupar seu tempo e aumentar a eficácia do seu orçamento global.
Elimine: Gaste menos tempo otimizando SEO. Mas, não! Isso não pode ser! Na verdade, pode sim. Embora, como profissionais de marketing estejamos muito confortáveis otimizando títulos e URLs, realmente não é a melhor maneira que poderíamos estar gastando nosso tempo. Com a mudança de padrões de busca e técnicas, você pode parar de concentrar tanta atenção em SEO.
Solução: Adote uma abordagem mais rápida e modificada para SEO. Não perda muito tempo no assunto. Escolha uma ou duas palavras-chave para focalizar sua mensagem e a deixe para lá. Não aumente suas tarefas cotidianas encaixando palavras-chave extras no texto ou para criar a URL perfeita. Os profissionais de marketing são sempre hipersensíveis a cada mudança que o Google faz no seu algoritmo, por isso é melhor criar conteúdo genuinamente atraente para o que as pessoas estão realmente procurando. Concentre-se em técnicas mais inteligentes de SEO como link-building orgânico através da criação de conteúdo notável e na otimização de sua conversão de lead e processos de nutrição de lead.
Elimine: Desenvolvimento de um aplicativo móvel. Dê um passo para trás e considere a experiência do usuário e o benefício. Aplicativos são caros para configurar - mais de US $ 4.000 para uma plataforma. Isso significa que se você estiver procurando dar suporte tanto para Android quanto para iOS, você vai precisar de dois aplicativos pelo preço de US $ 8.000, sem incluir a manutenção mensal.
Além disso, pense na porcentagem do seu público que usa smartphone. Você poderia projetar seu aplicativo para um segmento muito pequeno do seu público em geral. Aproximadamente 25% dos aplicativos são baixados uma vez e nunca mais são usados após seu download inicial. Google Play atingiu um pico de 1 milhão de aplicativos e na iTunes App Store pouco mais de 900 mil aplicativos a partir de junho de 2013. É um mercado competitivo e você se expõe a um grande risco de fracasso.
Solução: Em vez de usar parte de sua verba de marketing em um aplicativo móvel, desenvolva e mantenha um site otimizado para celular. Um website responsivo é uma solução que atende às necessidades de seu usuário - compatível com qualquer dispositivo, com imagens e gráficos maiores que engajem sem necessidade de zoom, e oferece uma navegação simplificada, etc. Um website responsivo também oferece um melhor rastreamento, porque a URL que o usuário vê em um tela completa é a mesma URL para um dispositivo móvel (uma URL "m.website.com" não é mais necessária).
Elimine: A rede social é grande, mas é ainda melhor se você conseguir encontrar uma rede de nicho que tem usuários ativos que se encaixam no seu público-alvo. Mas se você já passou seis meses ou mais em uma rede social única (Quora, por exemplo) e não gerou nenhum lead qualificado, é hora de abandonar o navio e correr para um lugar mais efetivo. Os números são seguros e não faz mal flexibilizar sua vantagem competitiva e ter uma participação mais pesada nas "três grandes" redes.
Solução: Reexamine todas as suas redes sociais, bem como sua estratégia global de mídia social. Você está colocando o maior esforço para as plataformas que estão lhe dando os leads mais promissores? Na verdade, se você está pensando em abandonar o navio em uma rede social mais popular como o Twitter, lembre-se de manter sua presença, mas mudar seu foco e esforços. Conduza seu próprio sucesso através dos canais sociais que estão produzindo leads qualificados para o seu negócio.
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Uma parte crítica de selecionar o caminho certo de marketing e adequar o orçamento de marketing é ajustar algo que não está funcionando direito. Quando você for alocar seu orçamento de marketing para 2014, analise criticamente onde o desempenho é fraco e defina indicadores de desempenho-chave (KPIs) com sua nova estratégia de marketing em mente.
Artigo baseado no artigo original criado pela Weidert Group, agência parceira de inbound marketing americana e parceira Hubspot nível Gold.
Andre Jensen
imagem: motomessage.com