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6 desafios de marketing e como solucioná-los

Written by Agência Inbound | 26/mar/2014

Com o surgimento de inbound marketing há alguns anos, não há como negar a importância que o conteúdo ganhou para as empresas. Se seu objetivo é ganhar o tráfego, leads ou vendas, táticas eficazes de marketing de conteúdo podem ser usadas para atrair, entreter, cativar, ensinar e construir a confiança. De acordo com uma pesquisa da Marketing Charts, os profissionais da área já sacaram isso: 72% dos marqueteiros B2C e 73% dos profissionais de marketing B2B planejam produzir mais conteúdo nesse ano.

Outra pesquisa, feita pelo Instituto de Marketing de Conteúdo, nos EUA, mostra quais são os desafios na criação de marketing de conteúdo que as empresas enfrentaram em 2013 e que propomos solucionar neste artigo, como citamos no título. O interessante que a maior preocupação girou em torno da própria criação do conteúdo, como produzir conteúdo que engaje (58%), produzir conteúdo suficiente (53%) e produzir variedade de conteúdo (45%).

Outros desafios foi trabalhar em equipe, já que a falta de integração entre o marketing foi apontada por 58% dos entrevistados, a falta de orçamento por 43% e a incapacidade para medir a eficácia do marketing de conteúdo por 42%.

O que fazer com o conteúdo?

Nós sabemos que na internet há muito conteúdo disponível, mas como saber se são de qualidade? É aí que a sua empresa vai se diferenciar das demais e eliminar a preocupação com ‘conteúdo que realmente engaja’, pois ao produzir conteúdo valioso para sua buyer persona, automaticamente você estará criando algo que pode engajar as pessoas a falarem por você. Quer deixar seu conteúdo irresistível? Crie uma oferta por tempo limitado ou para apenas um número limitado de pessoas. Pense diferente da concorrência e você vai engajar seus clientes potenciais e os atuais.

Mas será que a quantidade produzida é suficiente? Que tal reaproveitar o que você já tem? Um artigo passo a passo pode virar um checklist para download, um webinar pode fornecer conteúdo para um e-book, e por aí vai. Você também pode fazer curadoria de conteúdo em sites, revistas e jornais da área. E como você pode ver, o conteúdo não precisa ter apenas um formato. Basta usar a criatividade. Falamos mais disso no artigo 9 exemplos de marketing de conteúdo que funciona.

Os demais desafios

Marketing deveria entender de comunicação, mas nem sempre sua equipe parece falar a mesma língua. Use a tecnologia para melhorar a comunicação com softwares de automação de marketing, CRM e suporte ao usuário; integre as ações online e offline, faça a integração do marketing com a experiência com a marca, considere essa experiência para criar os conteúdos, estabeleça metas comuns e alinhe os times de marketing com vendas.  melhore a comunicação com tecnologia, considere a expericência do usuário para criar seu conteúdo, integre as ações online e offline e mantenha os times de marketing e vendas alinhados.

Quanto ao orçamento, todos sabemos que eles são sempre apertados e quando é necessário cortar custos, marketing é o primeiro setor que é afetado, mas não é por isso que vamos nos abalar e deixar de mostrar resultados. Para começar algo novo, que tal começar com um programa pequeno, como um teste? Seu chefe verá que você está sendo cuidadoso com os investimentos da empresa e você poderá reportar os resultados positivos.

Mas o que medir? Defina quais serão as métricas de desempenho que demonstram o sucesso da sua campanha e como você pode medi-las. E lembre-se: tenha um plano de ação para justificar os investimentos e jamais deixe de produzir bom conteúdo porque o orçamento é baixo.