De mal estar à regimes milagrosos, cada dia mais as pessoas utilizam buscadores, como o Google, para saber informações médicas. Em um mercado tão mutável e inovador, o marketing deverá também seguir esse ritmo frenético, ajudando a aproximar mais o público de informações confiáveis e tornando sua clínica uma fonte de credibilidade.
A essa altura, todos já devem saber que é importante estar nos meios digitais, já que o seu público já está lá. O site é o local onde o seu potencial cliente buscará informações sobre sua empresa, serviços ou produtos e o porque sua clínica é a melhor escolha para ele. Pare que utilizar, portanto, o seu site como um livro cheio de informações somente, utilize como uma ferramenta de vendas, mostre o motivo de sua clínica ser essa melhor escolha. Para criar um site mais eficiente você precisa:
A otimização do seu site para sistemas de buscas é essencial para o plano de marketing como um todo. Ter um website que não está otimizado significa que você não está aparecendo para o seu público nos sistemas de busca, como o Google, pendendo assim um potencial comprador ou utilizador dos seus serviços. Então, por onde você deve começar?
O SEO deverá ser parte integral do seu processo de marketing, não é algo para se ver uma vez e depois deixar de lado, você deverá constantemente otimiza-lo com novas palavras-chave sobre saúde e novidades. Você tem uma campanha nova? Faça uma pesquisa de palavras-chave e produza conteúdo. Precisa inserir uma nova página em seu website? Faça uma nova pesquisa de palavras-chave e produza mais conteúdo. Quer promover um e-book? Tenha certeza que as palavras-chave e o conteúdo adequados estejam no seu website. Existem inúmeras ferramentas gratuitas, como o Google Trends, que você pode fazer uma pesquisa das palavras mais procuradas pelo seu público.
Em sua pesquisa, você encontrará um volume grande palavras, mas não é difícil selecioná-las. Se você colocar, por exemplo, “médico em São Paulo”, vai aparecer uma infinidade de médicos, mas se você substituir por “terapeuta em São Paulo”, sua pesquisa será um pouco mais focada no que você precisa. A mesma coisa deverá acontecer na escolha das palavras-chave do seu site, quanto mais palavras de qualidade, melhor. E é a mesma coisa para seus conteúdos, se você colocar no título “app médico”, pode ser que seu público rejeite, porque não sabe que precisa disso, mas se você colocar no título o problema a se resolver, como “apps para mães de primeira viagem”, a aceitabilidade será muito maior.
A produção de um conteúdo interessante poderá ser útil para seu público, atraindo ainda mais visitantes para o seu site. Como mencionado acima, após pesquisar as melhores palavras-chave, ou as palavras-chave do momento para o segmento, você deverá adicioná-los no conteúdo do seu website. Os tipos de conteúdo que você pode produzir são:
Cada vez mais, as mídias sociais estão atraindo públicos de todas as idades. Você pode fazer uma pesquisa e analisar qual é a mídia social que seu cliente potencial mais utiliza e investir nesse canal. As mídias sociais podem ser interessantes em alguns pontos, permitindo que você:
As mídias sociais vão acabar algum dia futuramente ou serão substituídas por outras, então, o quanto antes você criar e se beneficiar de todo esse potencial, melhor.
Fazer marketing de saúde em um mercado saturado pode ser difícil, mas você pode sair na frente e se beneficiar colocando em prática as 4 dicas que acabamos de explicar, mas caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato conosco que os nossos profissionais te auxiliarão.
Boa sorte e bons negócios!