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4 dicas para um Marketing de sucesso em sua Clínica de Saúde

2/mar/2016
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De mal estar à regimes milagrosos, cada dia mais as pessoas utilizam buscadores, como o Google, para saber informações médicas. Em um mercado tão mutável e inovador, o marketing deverá também seguir esse ritmo frenético, ajudando a aproximar mais o público de informações confiáveis e tornando sua clínica uma fonte de credibilidade.

1 - Um site eficiente que atraia o seu público

A essa altura, todos já devem saber que é importante estar nos meios digitais, já que o seu público já está lá. O site é o local onde o seu potencial cliente buscará informações sobre sua empresa, serviços ou produtos e o porque sua clínica é a melhor escolha para ele. Pare que utilizar, portanto, o seu site como um livro cheio de informações somente, utilize como uma ferramenta de vendas, mostre o motivo de sua clínica ser essa melhor escolha. Para criar um site mais eficiente você precisa:

  • Identifique claramente os buyer personas: quem você objetiva? Uma pessoa técnica, consumidor final ou a pessoa que é mais focada em ROI? Por que esse público é tão importante e quem são eles exatamente?

  • Utilize a linguagem e terminologias corretas: uma vez que você sabe quem são os buyer personas, você tem que ter certeza que está apto para se relacionar com eles e utilizar a linguagem do seu público melhora o entendimento, além de aumentar o interesse em seu conteúdo.

  • Um caminho para a conversão: o objetivo de um site, para qualquer empresa, é normalmente levar o usuário para as páginas que são mais importantes, mas como profissionais de Inbound Marketing nós sabemos que o mais importante é converter um visitante em lead. E para fazer isso, você precisa de call-to-actions, ou seja, de chamadas que instiguem o visitante à alguma ação e um site bem formatado com um conteúdo útil e interessante já é um ótimo começo. Por exemplo, colocar em  seu site uma página com a localização da clínica traz praticidade para o visitante na hora de programar uma visita, ou então se você quer trabalhar com preços, pode colocar uma página (landing page) com um call-to-action para fisgar o seu visitante com alguma promoção.

  • Uso adequado de imagens: similar à linguagem e terminologia, o seu website deve ter imagens que combinem com o seu público; deverão ter a mesma personalidade e estilo que esperam de uma Clínica de Saúde para eles, analise primeiro o público que objetiva para só então decidir que aparência terá o seu site.

2 - Search Engine Optimization (SEO)

A otimização do seu site para sistemas de buscas é essencial para o plano de marketing como um todo. Ter um website que não está otimizado significa que você não está aparecendo para o seu público nos sistemas de busca, como o Google, pendendo assim um potencial comprador ou utilizador dos seus serviços. Então, por onde você deve começar?

O SEO deverá ser parte integral do seu processo de marketing, não é algo para se ver uma vez e depois deixar de lado, você deverá constantemente otimiza-lo com novas palavras-chave sobre saúde e novidades. Você tem uma campanha nova? Faça uma pesquisa de palavras-chave e produza conteúdo. Precisa inserir uma nova página em seu website? Faça uma nova pesquisa de palavras-chave e produza mais conteúdo. Quer promover um e-book? Tenha certeza que as palavras-chave e o conteúdo adequados estejam no seu website. Existem inúmeras ferramentas gratuitas, como o Google Trends, que você pode fazer uma pesquisa das palavras mais procuradas pelo seu público.

Em sua pesquisa, você encontrará um volume grande palavras, mas não é difícil selecioná-las. Se você colocar, por exemplo, “médico em São Paulo”, vai aparecer uma infinidade de médicos, mas se você substituir por “terapeuta em São Paulo”, sua pesquisa será um pouco mais focada no que você precisa. A mesma coisa deverá acontecer na escolha das palavras-chave do seu site, quanto mais palavras de qualidade, melhor. E é a mesma coisa para seus conteúdos, se você colocar no título “app médico”, pode ser que seu público rejeite, porque não sabe que precisa disso, mas se você colocar no título o problema a se resolver, como “apps para mães de primeira viagem”, a aceitabilidade será muito maior.

3 - Otimizado, atraente e com um conteúdo interessante

A produção de um conteúdo interessante poderá ser útil para seu público, atraindo ainda mais visitantes para o seu site. Como mencionado acima, após pesquisar as melhores palavras-chave, ou as palavras-chave do momento para o segmento, você deverá adicioná-los no conteúdo do seu website. Os tipos de conteúdo que você pode produzir são:

  • Call to Actions (CTA), Landing Pages e Páginas de Agradecimento: Esse itens são o caminho para conversão, você deverá tê-los para captar ainda mais leads no seu site. A ideia é que o CTA leve até uma página (landing page ou página de recepção) onde o visitante poderá preencher um breve formulário com o intuito de receber algum conteúdo ou material relevante que você tem a oferecer e, após finalizar o preenchimento, ele será direcionado para uma página de agradecimento.

  • E-books e publicações externas: além do seu site, você pode divulgar também os e-books e artigos em outros sites como convidado ou publicações pagas. O seu conteúdo deverá ser atraente, oferecendo algo em troca, o que todos estão em busca é de informação relevante, que se proponha a resolver o problema de quem procura, portanto, se você oferecer informação relevante em troca de um e-mail para que o visitante acesse esse conteúdo, ele irá te dar.

  • Posts em blogs: você deve postar pelo menos 3 vezes por semana, usando sempre conteúdos relevantes e palavras-chaves bem selecionadas nos seus títulos.

  • Webinars: se sua clínica está fazendo algo inovador, uma webconferência no modelo “perguntas e respostas” pode ser o que você precisa. Visitantes de webconferências são sinônimos de leads mais qualificados.

  • ROI – estudos de caso: Por que alguém deveria comprar de você? Quando você cria um material com estudos de caso que prove o retorno do seu trabalho, ajuda que seus visitantes tenham mais confiança em seu trabalho. Visitantes interessados nesse tipo de material também é um indicador de lead mais qualificados.

4 - Campanhas promocionais de Mídias Sociais

Cada vez mais, as mídias sociais estão atraindo públicos de todas as idades. Você pode fazer uma pesquisa e analisar qual é a mídia social que seu cliente potencial mais utiliza e investir nesse canal. As mídias sociais podem ser interessantes em alguns pontos, permitindo que você:

  • Encoraje seus pacientes à promoverem sua página;

  • Compartilhe o conteúdo que produziu;

  • Comunique-se com seus pacientes e potenciais pacientes.

As mídias sociais vão acabar algum dia futuramente ou serão substituídas por outras, então, o quanto antes você criar e se beneficiar de todo esse potencial, melhor.

Fazer marketing de saúde em um mercado saturado pode ser difícil, mas você pode sair na frente e se beneficiar colocando em prática as 4 dicas que acabamos de explicar, mas caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato conosco que os nossos profissionais te auxiliarão.

Boa sorte e bons negócios!



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