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Descomplicando estratégias de SEO: o que toda empresa deve saber

26 de Fevereiro de 2025
por Thais Gervásio
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Search Engine Optimization: você já deve ter visto esse termo em algum momento, certo? Pois é, estamos falando do tão discutido SEO.

Em tempos em que a competitividade digital vem sendo cada vez mais acirrada para todos os mercados, investir em metodologias que viabilizem um bom posicionamento nos resultados de busca do Google é primordial, afinal, hoje já são cerca de 100 bilhões de consultas por mês nesse buscador, com uma média de 3 bilhões por dia.

Isso significa que investir em SEO deixou de ocupar o título de “tendência” e passou a desempenhar um dos papéis mais influentes na criação de conteúdos digitais e na expansão da imagem de um negócio; coisas que podem ser ilustradas pela própria UserGuiding, ao apontar que o Search Engine Optimization impulsiona mais de 1000% de tráfego em comparação com as mídias sociais orgânicas.

Mas, por onde começar? Quais táticas adotar? Em quais canais devo trabalhar? Se tudo isso ainda é nebuloso para você, vamos desmistificar o assunto agora mesmo!

Estratégias de SEO: entendendo conceitos e funcionalidades

Primeiramente, vamos aos conceitos: traduzindo para o português, a Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) é uma abordagem que reúne técnicas distintas que visam posicionar um ou mais conteúdos da sua empresa entre os primeiros resultados na lista de busca do Google, a famosa “SERP”.

Um dos elementos mais importantes dessa metodologia são as palavras-chave, que são localizadas pelos algoritmos da própria plataforma por serem consideradas relevantes para o público-alvo de determinado ramo. Por exemplo, alguém que busca por "tratamento de efluentes", recebe resultados associados a portais e empresas ambientais.

Nesse contexto, o Google analisa uma gama de componentes relacionados a Experiência; Expertise; Autoridade e Confiança (E-E-A-T) da sua marca, que irão definir, ou não, se o seu negócio é capaz de atender a busca daquele usuário e responder suas principais dúvidas ou desejos.

Leia mais: O que faz um website ser de alta qualidade e gerar resultados?

O que define uma estratégia de SEO assertiva?

Tendo o conceito em mente, que tal se aprofundar nos elementos que tornam suas estratégias de SEO eficazes? 

É comum que a essa altura você se sinta confuso sobre as próximas ações a serem tomadas para garantir que o seu conteúdo será entendido como relevante para os algoritmos e seja entregue para os seus públicos-alvo.

Mas não há motivos para alarde, afinal, com o conhecimento nas melhores práticas sobre o assunto, sua empresa estará pronta para dar o passo inicial nessa jornada. Veja só por onde você pode começar:

  • Responsividade

estratégia de SEO de responsividade

Imagine o usuário como sua bússola principal: uma vez que sua experiência é o guia, considerar aspectos de responsividade – adaptação a qualquer tamanho de tela – é um método inteligente para alinhar-se à realidade do seu público-alvo, visto que 88% das buscas móveis por uma empresa local resultam em uma ligação ou visita à sua sede em até 24 horas, como apontado pela SEO.com.

Isso se dá porque grande parte da população já utiliza o celular como a principal fonte para suas pesquisas, e estar por dentro desse estilo de vida, aplicando programações que assegurem uma boa intuitividade, faz com que seu site se torne acessível e relevante para esses usuários, independentemente de onde eles estejam.

Além disso, sites responsivos possuem maiores chances de serem bem rankeados, uma vez que os mecanismos do Google se baseiam na indexação mobile-first para definir a posição da página nos seus resultados, priorizando sempre a qualidade da versão móvel para os navegantes.

  • Conteúdo e design de qualidade

estratégia de SEO para conteúdo e design de qualidade

Um outro ponto a ser lembrado é que de nada adianta ter um site ágil e responsivo se o conteúdo e apresentação visual não comunicam os valores do seu negócio.

Esses dois tópicos, portanto, devem ser seu ponto de partida para trazer informações relevantes, mas atrativas – tanto através dos artigos do blog quanto nas demais páginas do website , garantindo que o conteúdo esteja sempre alinhado com os valores da marca e que o design potencialize essa mensagem de forma envolvente. 

Dessa maneira, sua empresa não só terá um perfil mais influente diante de concorrentes e consumidores, como também irá comunicar com clareza a personalidade desejada, que por si já cria uma conexão mais profunda com o público, mantendo os visitantes mais engajados e propensos a retornar ao site.

  • SEO On page e Off page

estratégia de SEO On Page e OffPage

Ainda é fundamental que você entenda que as abordagens do Search Engine Optimization podem se subdividir em duas partes: SEO On Page e SEO Off Page.

No primeiro caso, trata-se das boas práticas aplicadas nas páginas do seu site, para ajudar o Google a entender melhor o conteúdo que você oferece. Isso inclui ter um site bem estruturado, com um design agradável e conteúdo relevante, além de mostrar domínio sobre o tema que está sendo tratado, contribuindo para uma boa performance nos resultados de busca.

Já quando falamos do SEO Off Page, estamos nos referindo às ações realizadas fora das páginas do seu site, mas que influenciam diretamente sua autoridade e relevância nos resultados de busca. 

Algumas boas práticas estão relacionadas a construção de backlinks de qualidade, a aderência de estratégias de SEO técnico – como a otimização de velocidade do site, o uso adequado de tags e metadados – além do engajamento com outros perfis e blogs relacionados ao seu nicho. Também é válido considerar a reputação online da sua marca, afinal, o principal objetivo é aumentar a credibilidade e confiança do seu site aos olhos do Google e, consequentemente, dos seus públicos-alvo.

  • Análise e ajustes constantes

otimização de estratégias de SEO

Em última posição, mas ainda muito relevante, está a adoção de práticas e ferramentas que colaborem de forma integrada para uma análise e evolução contínua das estratégias de SEO. 

Aqui, devemos ter em mente que o SEO é uma técnica que exige um monitoramento constante, sendo que o Google também está sempre atualizando seus algoritmos e novos concorrentes surgem o tempo todo.

Feito isso, empresas conseguem obter insights precisos sobre o desempenho de suas ações, possibilitando identificar pontos fortes e melhorias que podem ser aplicadas nas plataformas sociais.

Leia também: +60 estatísticas que comprovam o impacto do Marketing Digital nas empresas

4 vantagens de adotar estratégias de SEO para o seu negócio

Uma vez que entendido sobre os itens anteriormente citados, empresas de qualquer segmento podem não só aumentar suas chances de ranqueamento em motores de busca orgânica, mas também melhorar significativamente a qualidade do tráfego que recebem. 

Além disso, essa abordagem permite conquistar outros indicadores mais específicos, que serão fundamentais para o conhecimento e expansão da sua marca no mercado, como:

  • Definição de autoridade e referência no seu segmento

Investir em SEO de forma consistente traz maiores chances da sua marca se estabelecer como uma autoridade no nicho de mercado. Isso acontece porque, ao ser encontrada frequentemente nas primeiras posições dos resultados de busca, seu negócio é visto como uma referência confiável pelos usuários. Com o tempo, essa autoridade se reflete em uma maior credibilidade e respeito dentro do seu setor, resultando no fortalecimento da sua imagem perante a concorrência e o público-alvo.

  • Aumento do número de visitantes

Visto que uma ação leva à outra, na medida em que sua empresa conquista um posicionamento mais influente, é natural que seu nome, soluções, páginas e conteúdos passem a ser mais visitados – levando em conta que, com um bom ranqueamento e maior autoridade, o público começa a ter uma percepção de confiança em relação às suas informações, desencadeando no terceiro benefício.

  • Maior geração de leads qualificados

Uma vez que o engajamento com seus materiais ganha constância, o tráfego que chega ao seu site tende a ser mais segmentado e alinhado com as necessidades e interesses do seu público-alvo. Isso significa que as pessoas que visitam suas páginas estão realmente interessadas no que sua marca tem a oferecer, aumentando as chances de conversão e transformando esses visitantes em leads qualificados.

  • Aumento do ROI

Por fim, ao investir em estratégias de SEO, o retorno sobre o investimento (ROI) tende a aumentar de forma significativa, dado que o processo de conversão se torna mais efetivo e possibilita que os resultados se tornem mais sustentáveis a longo prazo.

Template Calculadora de ROI

Lembre-se: novas ações requerem prática e constância, e com o SEO não é diferente. Ao conhecer e aplicar as abordagens mencionadas, sua estratégia se tornará automaticamente mais eficaz, alinhando-se aos critérios do Google e garantindo que o ranqueamento das páginas do seu negócio seja cada vez mais relevante.

É por isso que contar com profissionais que já incluíram o SEO como parte dos seus serviços, como a Agência Inbound, é uma ótima forma de atingir resultados mais consistentes, uma vez que esses especialistas estão sempre antenados com as principais tendências e diretrizes do Google, que influenciam em um elemento crucial: a experiência do seu usuário.

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