Quando falamos em ações de marketing, sabemos como este meio pode se desdobrar em caminhos abundantes. Canais, estratégias e possibilidades, todos eles possuem a capacidade de contar uma nova história, independente do nicho que estamos nos comunicando.
Entretanto, ao se tratar de negócios que atuam no setor ambiental, as dinâmicas do marketing tornam-se ainda mais segmentadas, abrindo espaço para a implementação de duas opções relevantes baseadas em uma experiência valorizada e promissora: Inbound Marketing e Flywheel.
Quando juntas, essas abordagens não apenas posicionam as empresas ambientais como líderes em seu campo, mas também geram um impacto positivo entre os consumidores perante o seu mercado.
Neste artigo, vamos explorar a fundo cada alternativa, além de explicar como elas podem ser aplicadas na prática por negócios que desejam aprimorar suas táticas de comunicação. Continue a leitura!
Marketing verde: conhecendo duas abordagens ideais para empresas ambientais
Antes de entrarmos nas ações de comunicação que podem ser adotadas, vale lembrar que a valorização ambiental é um assunto em alta; afinal, estamos lidando com um complexo de consumidores cada vez mais antenados às práticas ambientalmente sustentáveis.
Para se ter uma ideia, foi constatado no último índice de sustentabilidade divulgado pela Kantar, que 60% dos consumidores dizem procurar por marcas com um histórico positivo de ações ESG e 67% defendem que as corporações deveriam tentar resolver problemas climáticos e sociais.
Com isso, o mercado se abre para que as empresas que oferecem serviços ambientais possam aumentar sua presença e, consequentemente, sua lucratividade - o que não é um problema para aqueles que já investem em estratégias como o Flywheel e o Inbound Marketing.
Enquanto o Inbound Marketing tem o potencial de atrair leads qualificados ao mesmo tempo em que eleva sua presença digital nos meios de comunicação mais relevantes; o flywheel se mostra como uma maneira eficiente de gerenciar essas entradas e melhorar as taxas de conversão através da boa experiência do cliente.
Mas, se esses conceitos ainda lhe parecem confusos e não se sabe ao certo o real valor agregado a área ambiental, aprofunde-se nas definições abaixo e descubra como eles ajudam a levar seu negócio a um outro nível de reconhecimento.
Inbound Marketing
Como mencionado, o Inbound Marketing é uma estratégia que tem por objetivo conquistar e fidelizar leads e potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes. Nessa abordagem, o marketing de conteúdo emerge como um dos pilares principais, pois é a partir dele que serão produzidos materiais de qualidade para cada tipo de assunto e público.
Por exemplo: se o seu setor oferece produtos que viabilizam um manejo agrícola mais sustentável, você pode desenvolver conteúdos que ajudem produtores a implementar práticas ecologicamente corretas, destacando os benefícios ambientais e econômicos dessas técnicas. Isso pode incluir artigos, postagens em redes sociais, ou até vídeos que desdobrem o assunto em maneiras diferentes.
Os resultados? Bem, eles podem se estender a uma referência perante o público-alvo, que entende suas principais motivações ou necessidades independente do nível de relacionamento; além da possibilidade de um ciclo de vendas mais curto, maior confiança e poder de convencimento, bem como uma boa mensuração de resultados por meio de ferramentas qualificadas.
Flywheel
Conhecido como o primo do funil de vendas, o Flywheel é um método que visa, não apenas atrair contatos que possam se interessar pelos valores, conteúdos e posicionamento transmitidos pela marca, mas também engajar e nutrir os clientes que já foram conquistados e que possuem total capacidade de se tornarem promotores dos seus serviços. Ou seja, de um modo inteligente, é uma abordagem para gerenciar relacionamentos de forma contínua e estratégica, que pode variar em casos de:
Atração: Um potencial cliente, que inicialmente desconhecia sua empresa, visita seu site e explora suas iniciativas.
Encantamento: Esse contato encontra valor nos conteúdos que sua marca oferece, desenvolvendo um interesse genuíno.
Engajamento e Nutrição: Ele realiza uma compra e continua engajado, consumindo seus materiais e recomendando sua empresa a outros potenciais clientes.
É importante ressaltar que esse processo demanda tempo, dedicação e paciência, pois cada consumidor possui necessidades e comportamentos diferentes, exigindo uma abordagem personalizada.
Com isso, a experiência desses contatos é aprimorada e dá-se espaço a benefícios que podem ser listados em:
- Conteúdos e metodologias bem estruturados;
- Redução do custo de aquisição de clientes (CAC);
- Aumento da permanência do contato durante sua jornada;
- Retenção de clientes;
- Melhoria na reputação da marca;
- Entre outros.
Os passos necessários para implementar essas estratégias de marketing para empresas ambientais
A essa altura você deve estar se perguntando: como eu posso aplicar essas estratégias na prática?
Antes de tudo, é importante entender que por mais que exista uma gama de temáticas que possam render artigos, posts ou outros materiais interessantes, devemos nos lembrar de que de nada adianta distribuí-los se não estiverem alinhados com conteúdos de valor e bem estruturados; assim como complementados por estratégias que otimizem mecanismos de busca de forma orgânica, como o SEO.
Isso também diz respeito aos canais em que as temáticas devem ser exploradas; afinal, queremos atingir um público que sabemos que demonstra interesse genuíno pela mensagem passada.
Nesse contexto, é fundamental se atentar a alguns processos que podem passar despercebidos, mas são essenciais para obter bons resultados. Confira a seguir:
Definição de KPIs e objetivos: acima de qualquer atitude, é necessário que os objetivos do seu setor estejam bem definidos e alinhados com o que será transmitido ao leitor. Feito isso, estabelecer KPIs (Indicadores de Performance) é uma ótima maneira de acompanhar o progresso de suas ações e entender se essas estão de acordo com o alvo definido, possibilitando-o aprimorar suas estratégias ou definir novos percursos.
Construção ou aprimoramento dos personas: como personas entendemos personagens semi-fictícios que englobam as necessidades, objetivos e padrões de comportamento dos seus clientes, sendo de extrema importância a sua construção/aprimoramento justamente por serem a base de qualquer conteúdo a ser produzido em prol de um relacionamento mais próximo e estruturado, que capacitará sua área de personalizar mensagens, e-mails, posts, artigos e até materiais avançados movidos pelas necessidades do seu consumidor ideal.
Integração entre marketing e vendas: basicamente, um bom marketing resulta em vendas; e quando integrados de forma eficiente, o impacto pode ser ainda mais poderoso. A união entre as equipes de marketing e vendas garante uma abordagem coesa em toda a jornada do cliente, desde a geração de leads até o fechamento da venda e além. Alinhar estratégias e colaborar em campanhas aumenta a eficácia de ambos os departamentos, impulsionando o crescimento e o sucesso da sua empresa.
Escolha das ferramentas para gestão: e por último, a escolha assertiva das ferramentas para gestão de tudo o que vimos até agora é essencial para uma visualização clara e eficiente de todos os processos e dados envolvidos. Com uma ampla gama de ferramentas disponíveis, desde CRMs (Customer Relationship Management) até plataformas de automação de marketing, é crucial selecionar aquelas que atendam às necessidades específicas da sua empresa e que facilitem a integração entre as diferentes áreas. Com a escolha das ferramentas certas, é possível otimizar operações, aumentar a produtividade e impulsionar o crescimento do seu negócio.
Agência Inbound: Marketing para empresas ambientais: levando o seu negócio a um novo patamar de comunicação
Como observado, não há um único setor que o marketing não consiga enlaçar e se adaptar de acordo com suas necessidades. Neste caso, o Marketing Verde está altamente equipado para empresas que desejam agregar valor sobre sua área, serviços e produtos, enquanto dispõem de abordagens efetivas que conversem, de fato, com seu consumidor.
Nesse sentido, a Agência Inbound Ambiental tem ajudado empresas do setor a crescerem com previsibilidade por meio de estratégias comprovadas, growth frameworks e adoção de tecnologias para impulsionar as três áreas de crescimento: Vendas, Marketing e Sucesso do Cliente.
Nossa experiência estratégica de mais de 13 anos é o que tem nos posicionado como profissionais preparados para oferecer soluções e conhecimento compatíveis com as principais martechs do mercado, levando segmentos ambientais a conquistarem um patamar influente sobre sua área.
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