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SEO para Landing Page: 7 estratégias para aumentar a sua performance

Tania Martins
04 de Abril de 2025
por Tania Martins
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Diferente de páginas tradicionais de um site, as Landing Pages são projetadas para direcionar a atenção do usuário a uma oferta específica, aumentando as chances de engajamento e conversão. Mas você sabia que as boas práticas de SEO também são fundamentais para elas?

Pois é! Assim como outros links, as famosas LPs também podem ser indexadas e rankeadas nos mecanismos de busca. Logo, uma página bem otimizada não apenas melhora sua visibilidade na SERP, mas também atrai tráfego qualificado.

No entanto, uma otimização de SEO para Landing Page deve levar em consideração diversos pontos, como o uso estratégico de palavras-chave, velocidade de carregamento, design responsivo e experiência do usuário ⎯ tudo para potencializar a atração de visitantes e ainda guiá-los pelo funil, fazendo com que eles evoluam de leads comuns para MQLs (Marketing Qualified Leads) e, posteriormente, para SQLs (Sales Qualified Leads).

Mas se tudo isso ainda é novo para você, continue a leitura e confira 7 estratégias para aumentar a sua performance.

Por que investir em SEO para Landing Page?

Antes de dedicar tempo e recursos para qualquer ação de marketing digital, é importante entender o porquê de se tomar tais atitudes. Então, investir em SEO para Landing Pages é realmente tão necessário?

Bem, sim! Atualmente, muitas empresas se concentram apenas no tráfego pago para suas LPs, mas esquecem que explorar o potencial do tráfego orgânico também pode resultar em muitas oportunidades, especialmente se o desejo for:

  • Aumentar o tempo de permanência da Landing Page no ar

Ao contrário de campanhas pagas, que cessam quando o orçamento se esgota, o SEO proporciona um tráfego contínuo e sustentável. Uma página bem otimizada pode gerar leads por meses ou até anos sem a necessidade de investimentos recorrentes em anúncios, o que resulta em um melhor retorno sobre o investimento (ROI) a longo prazo e um canal de aquisição de clientes sempre ativo.

Template Calculadora de ROI

  • Gerar mais leads qualificados

Complementarmente, as Landing Pages geralmente são criadas para conversão direta, seja para captação de leads, vendas ou contato comercial. Então, ter um bom posicionamento orgânico também significa que o visitante chega até a página já interessado no produto ou serviço, aumentando as chances de conversão. Além disso, o SEO melhora a experiência do usuário (UX), tornando o conteúdo mais relevante e acessível.

Leia mais: Conquistando novos clientes: estratégias de sucesso para gerentes de marketing

  • Criar uma estratégia integrada

Se a empresa já tem um blog ou outros materiais ranqueando bem no Google, integrar essas estratégias com o SEO para Landing Page pode potencializar ainda mais os resultados. Isso porque, se houver uma estrutura de links internos bem definida, os visitantes do blog podem ser direcionados para o canal de conversão, aumentando o tráfego qualificado e otimizando a jornada do usuário. Além disso, o uso de CTAs em conteúdos do blog é mais uma maneira de levar novos usuários para a LP e, muitas vezes, eles já chegam até lá com forte interesse de negócio.

SEO para Landing Page: 7 táticas para aumentar a sua performance

estratégias de SEO para Landing Page

Mas afinal, como conseguir todos esses resultados, potencializar a sua geração de leads e aumentar a atração de públicos qualificados através das suas páginas de conversão?

Independentemente se o objetivo é divulgar novos materiais avançados, promover soluções ou oferecer um contato direto com especialistas, uma boa estratégia de SEO para Landing Page deve ser pautada em 7 táticas que contemplam o todo; desde o conteúdo até a programação. Veja só:

   1. Escolha uma palavra-chave assertiva

Primeiramente, entenda que palavras-chave são a base do SEO e uma escolha errada pode resultar em tráfego irrelevante e baixa conversão. 

Quando falamos em LPs, onde se busca atrair públicos qualificados, é mais relevante utilizar palavras-chave de cauda longa (long-tail), que são mais específicas e refletem melhor a intenção de busca do usuário. Na prática, seria assim: em vez de escolher um termo mais simples, como "agência de marketing", uma alternativa mais direcionada poderia ser "agência de marketing para empresas" ou “agência de marketing digital em São Paulo”, se você desejar captar clientes de determinada localidade. Dessa forma, você reduz a concorrência com outros links e aumenta as chances de conversões. 

Um outro detalhe aqui é entender em que etapa do funil de vendas seu público-alvo se encontra. Uma Landing Page voltada para o topo (quando você for divulgar um material educativo, por exemplo) pode utilizar palavras-chave mais informativas , enquanto páginas focadas em fechar negócios, devem adotar termos que indiquem uma intenção clara de compra.

ferramenta-funil-de-vendas

 

   2. Garanta um conteúdo de qualidade

É importante lembrar também que ter um conteúdo otimizado vai além do simples uso da palavra-chave. O Google valoriza textos bem estruturados, relevantes e que realmente respondam à intenção do usuário no seu rankeamento, então manter um tom atrativo e envolvente, que incentive o usuário a preencher o formulário, é um outro ponto fundamental da estratégia.

Você pode começar a estruturar o conteúdo de forma lógica, respondendo às principais dúvidas do visitante. Além disso, é válido incluir provas sociais, como depoimentos, estatísticas e cases de sucesso, para reforçar a credibilidade da sua oferta. E não se esqueça de garantir que seu texto seja escaneável, utilizando subtítulos, listas e destaques para facilitar a leitura do Google.

   3. Otimize seu Snippet para maior atração

O snippet — composto pela URL, título da página (Page Title) e descrição (Meta Description) — é a primeira impressão que seu público tem antes mesmo de acessar sua Landing Page. Logo, um snippet bem estruturado pode aumentar significativamente a taxa de cliques (CTR).

Para ter sucesso nesse quesito, considere manter um título claro, objetivo e chamativo; insira a palavra-chave principal no título e na descrição; e crie uma Meta Description persuasiva, destacando benefícios e um call-to-action envolvente, para que o usuário sinta-se instigado a clicar no seu link. Só tome cuidado para não criar uma falsa ilusão; o seu snippet precisa estar alinhado a sua oferta, assim os seus visitantes saberão exatamente o que vão encontrar.

4. Invista em elementos visuais de qualidade

Um outro ponto fundamental do SEO para LPs é o impacto visual. Muitas empresas acabam focando tanto no conteúdo que se esquecem que o design também faz diferença.

O uso de imagens, vídeos e infográficos melhora a experiência do usuário e aumenta o tempo de permanência na página. Então, para potencializar esse efeito, considere utilizar figuras que complementam o conteúdo, trazer especialistas para explicar conceitos, e aplicar outros elementos que podem até simplificar a compreensão da sua oferta e melhorar o seu engajamento.

Além disso, a técnica de Alt-text nas mídias ainda potencializa o ranqueamento e permite que você explore outras palavras-chave relacionadas ao seu negócio.  

5. Priorize a experiência mobile

Atualmente, a maioria das pesquisas na internet é realizada por dispositivos móveis, tanto que 63% dos consumidores preferem encontrar informações sobre marcas e produtos em seus smartphones; e só o Google detém mais de 95% da participação no mercado global de pesquisa móvel.

Para aproveitar essa oportunidade e garantir que sua Landing Page seja responsiva e ofereça uma ótima experiência para usuários mobile, é fundamental ter uma versão do design que seja responsiva e adapte-se a diferentes telas, além de manter botões e CTAs de fácil acesso e clique. Se for utilizar pop-ups em algum momento, verifique também como se comportam no mobile, já que pelas dimensões da tela, pode ser que eles dificultem a navegação e façam com que o visitante saia da página.

6. Melhore o tempo de carregamento da página

A velocidade de carregamento também é um fator determinante tanto para a experiência do usuário ⎯ seja no desktop ou no mobile ⎯ quanto para o ranqueamento nos motores de busca. 

Uma página lenta pode afastar visitantes e reduzir significativamente suas taxas de conversão. Então para evitar que isso aconteça com a sua LP, é necessário olhar tanto para aspectos de design, quanto de programação.

No primeiro caso, tente comprimir imagens e outras mídias sem perder qualidade; assim elas ficam mais leves e carregam mais rápido. Na programação, considere utilizar uma hospedagem de alto desempenho, reduzir scripts desnecessários e otimizar o código-fonte. Essas são ações que favorecem não só a sua Landing Page, mas o posicionamento do seu domínio como um todo.


7. Amplifique o alcance com divulgação nas redes sociais

Feito todas as boas práticas de SEO para LPs, chega o momento de divulgá-la e, embora as redes sociais não sejam um fator direto de ranqueamento, compartilhar sua LP em plataformas, como LinkedIn, Instagram e Facebook, pode aumentar sua visibilidade e atrair tráfego qualificado. 

Para potencializar o impacto, considere criar postagens envolventes e adaptadas para cada rede social, utilizando imagens e vídeos chamativos; incluir CTAs claros, incentivando o clique no link; e engajar os usuários através de comentários e respostas.

Leia mais: 7 dicas importantes para otimizar o marketing de empresas B2B no LinkedIn

Como o apoio de especialistas faz a diferença no sucesso do SEO para Landing Pages?

Todo esse conjunto de ações resultam em uma LP atrativa, clara e otimizada para trazer os resultados que você busca, mas além disso, contar com especialistas pode ser um grande diferencial para acelerar ainda mais a sua geração de leads através deste canal.

Isso se dá porque profissionais experientes em SEO, conteúdo, design e programação aplicam estratégias avançadas para potencializar o ranqueamento, melhorar a experiência do usuário e aumentar as taxas de conversão, além de poder ajudar em toda a estruturação da sua campanha, desde a seleção da oferta até a melhor forma de divulgá-la.

Aqui na Agência Inbound, por exemplo, contamos com uma equipe com anos de experiência no mercado para ajudar empresas como a sua a conquistarem um posicionamento digital relevante e sustentável. 

Com um trabalho focado em análise de dados, implementação de boas práticas e acompanhamento contínuo, garantimos que sua Landing Page esteja sempre competitiva, avaliando métricas importantes e realizando otimizações que visam manter a sua geração de leads sempre em alta.

Portanto, se você quer levar sua estratégia de SEO para o próximo nível, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar sua empresa a alcançar melhores resultados!

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