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7 dicas importantes para otimizar o marketing de empresas B2B no LinkedIn

Larissa Godoy
08 de Novembro de 2022
por Larissa Godoy
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Se você vive minimamente presente na internet sabe que não tem como fugir das redes sociais. A menos que vá para o meio do nada … e ainda assim é capaz de lá ter Wi-Fi. 

Para quem trabalha em áreas como vendas e marketing, estar nesses canais de comunicação é essencial para se conectar com pessoas, estar a par de tendências e expandir a presença online de marcas.

E em meio a esse mar de plataformas, o Linkedin se destaca por ser um local onde é realizado conversas com uma visão mais profissional, permitindo que pessoas possam expandir seu networking, além de se manter conectadas - o que também vale para empresas. 

Quando falamos sobre o uso da rede para fins corporativos, o ponto chave para se destacar está principalmente em entender com o que os usuários desejam engajar, o que não gostam e como criar uma imagem marcante para eles. 

Neste artigo iremos explorar como sua empresa pode sair do corriqueiro para se tornar um thought leader. 

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Afinal, qual o seu propósito no Linkedin?  

Sim, propósito. Ouvimos muito sobre esse termo quando o assunto é definição de modelos de negócios, planejamento anual, entre outros, mas eu realmente acredito que ter um fio condutor em todas as pontas das ações de marketing garante mais consistência e, consequentemente, a geração de resultados a médio e longo prazo. 

Aplicar hacks e receitas rápidas trazem muitas vantagens e ajudam a dar aquele passo inicial que cria a tração de nossas ações, no entanto, sem um entendimento geral das razões que irão guiar cada uma delas, o resultado pode acabar sendo perda de tempo, custos e esforço - coisas que não temos em abundância, não é mesmo? 

É possível utilizar diferentes abordagens para o Linkedin, como: conexão com clientes e público, geração de demanda, brand awareness, vendas, etc. Em uma estratégia ideal, esses pontos não são excludentes, mas sim complementares. Você não precisa ser só vendas ou só branding. É possível ser ambos, mas o que irá diferenciar como isso será feito é o propósito definido previamente. 

Isso porque, essa é uma rede social muito valiosa em termos de negócios para ser vista como algo trivial ou isolado em relação ao plano geral de marketing.  

Digo isso com provas: 4 de 5 usuários do LinkedIn orientam decisões de negócios. E mais de 90% dos profissionais de marketing B2B usam o LinkedIn para marketing social e orgânico

Como podemos ver nos números acima - e também como sabemos por experiência própria -  essa é uma rede que tem como base a construção de conexões de confiança que, com o tempo, se tornam relações valiosas para ambos os lados. 

No entanto, como em toda relação de qualidade, é preciso esforço e comunicação clara para que os ruídos não criem muros e barreiras. 

 

7 Dicas de marketing para o Linkedin 

 

Quando temos tantas possibilidades é comum ficarmos perdidos em quais priorizar, qual é a melhor e qual "tendência que você precisa saber", mas que pode ser descartada porque não faz sentido para sua empresa. 

Hoje separamos sete dicas que ajudam a passar por pontos importantes para montar uma comunicação eficiente no Linkedin. 

 

  • Dê atenção aos detalhes 

 

Sim, esses itens são tão básicos que você pode estar se perguntando se eles deveriam estar na lista, mas a verdade é que na correria do dia a dia eles podem ser negligenciados e impactar em como a página é vista por novos seguidores. 

Como um cartão de visita, a página deve dizer em segundos quem é a empresa e a mensagem que ela quer passar. As prioridades aqui devem ser:

 

  • Foto do perfil e capa; 
  • Descrição sobre a empresa; 
  • Informações como indústria, website, tamanho; 
  • Localização e informações de contato. 

 

A Nokia faz isso muito bem. De maneira rápida, podemos ver como ela visa equilibrar a foto da capa com sua tagline, além de incluir informações sobre a área de atuação, localidade de sua central e o site. 

 

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  • Crie diferentes tipos de postagens 

 

O Linkedin sempre foi uma rede mais textual, até mesmo como contraponto ao mar de vídeos, carrosséis e outros tipos de conteúdo que são vistos no Instagram, Facebook, Twitter e, o recente, TikTok. 

Usuários e empresas entenderam as vantagens de diversificar o formato do conteúdo na rede, principalmente se o objetivo é atrair pessoas. 

​​Por isso, ter uma gama de abordagens (dentro da proposta de marca) abre um grande leque de possibilidades, além de demonstrar estar por dentro do que as pessoas desejam consumir.  Aqui podemos citar: 

  • Imagens e vídeos; 
  • Enquetes; 
  • Quotes; 
  • Eventos;
  • Artigos. 

 

O ponto é: ter o público no centro da estratégia de conteúdo. 

A Hubspot desempenha um bom exemplo sobre esse ponto. Como precursora do Inbound Marketing, ela entende bem a importância de não ficar presa em apenas um tipo de conteúdo. 

 

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  • Estude outras empresas 

 

Todo planejamento começa com uma boa pesquisa. Aqui o objetivo não é copiar outras organizações, mas explorar e entender quais abordagens elas usam, como entregam sua comunicação e também como o público interage. 

É muito válido expandir essa exploração, inclusive para outros segmentos, desde que tenha parâmetros claros do que você busca analisar. Encontrar empresas B2C pode ser um estudo interessante de como elas mudam sua abordagem e temas que trazem.

O segredo é correlacionar a estratégia de marca e os objetivos aparentes de marketing, observando como eles são desenvolvidos no Linkedin. 

O Nubank é um dos grandes cases de sucesso quando falamos de empresas no mundo online. Ainda que ela não abandone sua personalidade inovadora, no Linkedin visa trazer assuntos mais importantes para o público, como notícias sobre a marca, suas conquistas no mercado e sua cultura. 

 

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Leia mais: 7 principais desafios de um gerente de marketing e como superá-los 

 

  • Faça constantes auto-avaliações 

 

Correlacionando com o tópico anterior, é importante estudar também o que a sua própria empresa está fazendo. 

Ao ter dados quantitativos e qualitativos sobre o mercado, tendências para os próximos anos e uma análise do que você tem feito, é possível traçar hipóteses e desenvolver estratégias para melhorar os números atuais. 

O ponto é ter um certo desprendimento de emoções para obter bons insights, vale até perguntar para profissionais de outras áreas ou mesmo clientes mais próximos. Isso porque, não importa o quanto os números falem, estamos querendo impactar humanos. 

 

  • Use o Manager Business com proficiência 

 

Depois de alguns bons anos, o Linkedin finalmente lançou seu Business Manager, ferramenta que permite aos usuários o gerenciamento de suas contas com mais facilidade. Entre suas funcionalidades estão: 

  • Visualizar todas as contas e páginas de anúncios em um único painel;
  • Remover contas facilmente de um lugar ou atualizá-los com apenas um clique;
  • Compartilhar a segmentação por Matched Audience em todas as campanhas;
  • Ter os dados dos públicos correspondentes atualizados automaticamente em todas as contas com as quais foram compartilhados. 



 

 

Para começar a usar o Business Manager não é necessário resetar as contas de anúncio ou páginas. Além disso, as campanhas ativas, cobranças e histórico de dados continuam acessíveis e não haverá perda de seguidores. 

O processo é simples:

  1. Convide os administradores para o Business Manager com seus e-mails corporativos;
  2. Adicione-os nas páginas que sua empresa é dona; 
  3. Obtenha acesso para as contas e páginas de outras empresas com quem trabalha ou presta serviços;
  4. Convide o restante do time de acordo com suas responsabilidades;
  5. Use o Business Manager para ajustar as permissões em poucos cliques. 

 

Mesmo que tenha demorado mais do que todos os profissionais que usam o Linkedin desejassem, o Business Manager será um importante aliado para não só coletar dados, mas também analisá-los com mais agilidade - o que se traduz em anúncios com melhor performance, estratégias alinhadas e assertividade na tomada de decisão. 

 

Leia mais: Inbound Marketing para B2B: 7 Estratégias para gerar mais resultados 

 

  • Use formulários de geração de leads para coletar dados sem uma página de destino 

 

Mais do que nunca, a experiência do usuário deve ser o ponto central de ações – orgânicas ou pagas – nas redes sociais. Por isso, é vantajoso utilizar os formulários do próprio Linkedin para gerar leads com suas campanhas. 

Há casos em que sair da plataforma e ser direcionado para uma página diferente é um esforço elevado em comparação com a oferta a qual ele está sendo sugerido. Com os formulários do próprio Linkedin é possível captar os contatos e ter tudo registrado em sua ferramenta de automação. 

 

  • Desenvolva estratégia de mídia paga consistente 

 

É normal que empresas e profissionais busquem ter resultados rápidos, mas aqui queremos também falar sobre o médio e longo prazo. Desenvolver uma estratégia com base em inteligência de dados é meio caminho andado para ter bons números. 

Minha dica é: crie campanhas com foco em curto prazo, teste diferentes formatos e abordagens e com base nos resultados vá montando as campanhas dos sonhos, encontrando o fio que melhor conversa com os usuários que você quer atrair. 

Entre os pontos a prestar atenção estão: 

  • Usar o matched audiences para criar público-alvo com base nas pessoas que já consomem suas ofertas;
  • Maximizar sua eficiência com diferentes estratégias de lances;
  • Explorar diferentes formatos: Sponsored Content, Sponsored Messaging, Formulários de geração de leads, Text Ads e Dynamic Ads.

 

Como você pôde ver há uma boa gama de ações que nos ajudam a criar uma estratégia valiosa no Linkedin, mas é importante lembrar que ela começa bem antes, ainda na definição dos planos de negócios e marketing de uma empresa. 

Isso porque com o direcionamento definido de como a organização deseja se destacar para clientes e mercado, será possível criar ações que otimizam e elevam o alcance dessa abordagem, atraindo o público certo para a página.

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