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Inbound Marketing para B2B: 7 Estratégias para gerar mais resultados

Agência Inbound
02 de Agosto de 2022
por Agência Inbound
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Gerar resultados com Inbound Marketing para empresas B2B é uma tarefa que requer muito planejamento, conhecimento e, principalmente, escolha e implementação de estratégias específicas, tendo em vista a complexidade e exigência deste mercado.

Afinal, estamos falando de um conjunto amplo e completo de ações possíveis que empresas B2B podem investir no meio digital e, dessa forma, gerar retornos incalculáveis nos mais variados aspectos, tais como, promover uma comunicação mais comercial, atrair mais público para o negócio e aumentar as oportunidades de vendas como um todo.

Por isso, hoje nós preparamos este post com dicas essenciais sobre Inbound Marketing para empresas B2B e selecionamos estratégias imprescindíveis para você obter melhores resultados com a sua campanha.

Por que empresas B2B devem investir em Inbound Marketing?

O tema “Inbound Marketing” não é mais nenhuma novidade entre empresas que buscam se destacar no meio digital com autoridade e credibilidade. No entanto, apesar disso, ainda é muito comum encontrar equipes de marketing e vendas com dificuldades em obter os resultados esperados em suas campanhas.

E um dos principais motivos a serem destacados neste cenário está justamente a falta de especialização das ações e estratégias abordadas.

Em outras palavras, ainda falta uma conscientização e conhecimento mais aprofundado de profissionais e equipes sobre a definição de uma campanha mais direcionada e focada no setor B2B, mesmo tendo inúmeras soluções e agências específicas disponíveis no mercado.

Quais as principais estratégias de Inbound Marketing para empresas B2B?

São diversas as estratégias possíveis em uma campanha de Inbound Marketing B2B e, claro, cada profissional deve avaliar e definir que tipos de ações podem gerar mais resultados para sua empresa de acordo com os objetivos de negócio.   

Porém, de uma forma geral, trazemos aquelas consideradas imprescindíveis para estabelecer uma presença digital consistente. 

1. Otimização do blog para SEO on-page

Se a sua empresa já conta com um blog na ativa, mas os posts não geram tanto resultado como o esperado, pode ser um sinal de necessidade de uma melhor otimização SEO dessas publicações.

Logo, podemos reforçar a ideia aqui que não se trata da quantidade de textos publicados, mas sim da qualidade na otimização dos mesmos.

Para se ter uma ideia da importância disso, levantamentos da Hubspot apontam que 76% dos “views” no blog vêm de posts antigos e 92% das conversões de leads também.  

 

 

Portanto, tudo aquilo que já está publicado em seu blog deve estar devidamente otimizado para gerar resultados, caso contrário serão apenas “textos” e conteúdos sem muita relevância para o negócio.

Como dicas práticas para a otimização de blog SEO on-page, destaca-se trabalhar bem as seguintes revisões:

  • Page title 
  • Keywords
  • Meta description
  • Formatação (H1, H2, H3, etc)
  • Tags ALT de imagem
  • Data da última atualização
  • Links quebrados

 

2. CTAs em páginas com maior performance

O CTA, ou call to action, é uma estratégia fundamental dentro de conteúdos de Inbound Marketing para empresas B2B, tendo em vista que essa “chamada” tem por objetivo convidar o leitor para alguma ação prática.

Portanto, se uma página é, de fato, relevante para aquele leitor e o mesmo se vê convencido de algum benefício sobre aquelas informações, é justamente o CTA que vai conduzi-lo a à ação seguinte, como realizar um cadastro, baixar um material, entrar em contato ou mesmo fechar uma compra.

Como dica, um bom CTA precisa ser coerente com o resto do conteúdo, ter objetividade e, além disso, pode trabalhar fatores como design e linguagem para atrair mais cliques.

3. Reativação de leads pouco engajados

Se a sua empresa realizar uma automação de marketing completa e eficiente, certamente vai conseguir identificar os leads com menor engajamento e, inclusive, descobrir os principais motivos para isso.

Dessa forma, é possível implementar ações e estratégias de Inbound Marketing B2B, justamente para tentar reativar essas contas e aumentar as oportunidades de vendas.

Nesse ponto é válido criar campanhas de e-mail marketing, enviar ofertas com base no interesse do contato e até mesmo ofertas mais direcionadas como descontos ou um diagnóstico gratuito. 

4. Definição ou criação estratégia da persona

Um dos principais desafios dos profissionais e empresas se dá na definição correta da persona em suas campanhas de Inbound Marketing para B2B.

Afinal, por mais simples que pareça, essa estratégia requer uma análise profunda de seu mercado e, antes de tudo, saber dialogar de forma eficiente com ele. E, cá entre nós, o setor B2B é muito mais composto por especialistas, técnicos e experts nos assuntos abordados.

Sendo assim, como dica, busque trabalhar os seguintes passos com sua persona:

  • Reúna as informações que já possui sobre o perfil de cliente ideal para sua empresa;
  • Entreviste equipes de vendas e até mesmo clientes reais;
  • Analise todos os dados e comece a desenhar o persona, 
  • Volte periodicamente para avaliar se os desafios e objetivos continuam os mesmos, ou até mesmo se o persona se encaixa com suas ofertas. 

5. Criação de pillar pages sobre temas-alvos

As pillar pages são estratégias importantes nas campanhas de Inbound Marketing para empresas B2B, tendo em vista que elas visam concentrar informações essenciais buscadas pelos leitores e melhoram o desempenho nas buscas online daqueles temas.

 



Trazida pela Hubspot, em pouco tempo elas se tornaram uma maneira eficiente das empresas promoverem conteúdos ricos, de grande valor e dinâmico para profissionais em diferentes momentos da jornada de compra. 

Além disso, essas páginas contribuem para aumentar a credibilidade e autoridade sobre os assuntos abordados nos textos, gerando mais confiança e fortalecendo a presença da empresa nos motores de busca.

6. Campanha de e-mail marketing

O e-mail marketing também é peça fundamental em uma campanha de Inbound Marketing para empresas B2B, em especial, para o processo de vendas para leads.

Ao definir o objetivo da campanha, é totalmente possível trazer gatilhos e informações relevantes para o destinatário, tais como: 

  • Depoimentos de pessoas da mesma área ou que tinham as mesmas dificuldades; 
  • Leituras complementares do blog; 
  • Ofertas e promoções de produtos e serviços; 
  • Trial para testes; 
  • Contato com especialistas.
  •  

Como já sabemos, o segredo de campanhas bem-sucedidas está na união de personalização, timing e ofertas relevantes. Por isso, mantenha um acompanhamento próximo de como seus contatos respondem a diferentes assuntos e desenvolva estratégias com base nesses indicadores. 

7. Automação da campanha de Inbound B2B

Hoje, falar em Inbound Marketing para empresas B2B sem a devida automação da campanha é praticamente impossível. Afinal, são diversas as ferramentas e agências dedicadas a esse processo no mercado e que, na prática, podem gerar resultados ainda maiores para as suas ações.

Portanto, conte com sistemas e plataformas específicas de automação de marketing e busque parcerias e assessorias especializadas nesse tipo de solução no mercado.

Em resumo, essas são algumas dicas e estratégias essenciais de Inbound Marketing para B2B, reforçando a importância da especialização e conhecimento deste setor, justamente para se implementar ações mais direcionadas, coerentes, relevantes e com mais eficiência para os seus resultados.

Gostou? Então, aproveite para conversar com um especialistas da Agência Inbound e confira os diferenciais de uma equipe 100% especializada em soluções de automação de marketing para o setor B2B.

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