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Os principais benefícios do Inbound Marketing para empresas B2B

12/jul/2022
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É muito provável que o tema Inbound Marketing já seja algo corriqueiro e amplamente debatido em seus planejamentos e estratégias digitais. Afinal, tal conceito se tornou imprescindível nos últimos anos para qualquer negócio que busque bons resultados na internet e queira converter mais clientes.

No entanto, apesar desta popularidade, ainda é muito comum encontrar empresas que não conseguem definir bem suas campanhas e, consequentemente, geram pouco retorno – ou mesmo, nenhum – com suas ações de Inbound Marketing.

E no caso do mercado B2B, isso se torna ainda mais notório, principalmente quando há falta ou erro de direcionamento estratégico das campanhas. E é por isso mesmo que hoje vamos debater este assunto e trazer dicas e conselhos imbatíveis sobre como fazer Inbound Marketing para empresas B2B.

 

O que define Inbound Marketing B2B?

 

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing baseado no desenvolvimento de conteúdo útil para a atração de públicos-alvo. Essa abordagem foca em primeiro atrair a atenção das pessoas, ao invés de utilizar uma comunicação datada e de interrupção.  

Quando trazemos este conceito para dentro do setor B2B, mantemos a mesma definição, até porque o mais importante se mantém: estamos falando com pessoas. 

Mesmo que elas decidam por empresas e tendo como prioridade os objetivos de negócios, o Inbound Marketing continua tendo como foco educar, conectar profissionais à informações úteis para o seu dia a dia e consequentemente convertê-los em leads até estarem dispostos a conversarem com vendas. 

Um ponto importante quando o Inbound Marketing é construído para o B2B é ter consciência de que o ritmo é outro, seja do ciclo de vendas, tomada de decisão e até mesmo formatos e canais de divulgação. 

Não é à toa que, cada vez mais, surgem profissionais e agências especializadas em Inbound Marketing B2B no mercado.

 

Qual a importância de investir em Inbound Marketing B2B?

Diversos levantamentos já apontam como o Inbound Marketing se tornou fator essencial para as estratégias digitais das empresas nos últimos anos e, paralelo a isso, como agências e profissionais estão se especializando mais e mais neste conceito.

Prova disso, é que mais de 82% das empresas apostam ativamente em marketing de conteúdo (HubSpot State of Marketing Report, 2021) e cerca de 70% dos profissionais investem em ações de Inbound Marketing em suas campanhas.

Mas então, por que será que muitas empresas ainda não conseguem gerar os resultados esperados com Inbound Marketing? Para isso, podemos destacar alguns erros comuns durante o planejamento. Confere aí!

  • Falta de direcionamento estratégico da campanha;
  • Má definição da persona;
  • Uso de ações e estratégias irrelevantes para o lead;
  • Falta de conhecimento em SEO e em outras táticas digitais;
  • Criação de conteúdos muito rasos e sem relevância para o leitor;
  • Falta de especialização e capacitação profissional.

Quais as vantagens agregadas quando se acerta numa boa campanha?

Como bem vimos, fazer Inbound Marketing para empresas B2B requer direcionamentos estratégicos e ações específicas, que fogem dos conceitos básicos e, por isso, nem sempre geram os resultados esperados nas campanhas.

Portanto, sabendo disso, quando se acerta na definição das estratégias e na abordagem adequada que o setor B2B demanda, tenha certeza que suas ações vão agregar inúmeros benefícios e vantagens ao seu negócios, tais como:

 

1. Aumento da presença e visibilidade online

 

O advento da internet permitiu dar mais competitividade a qualquer mercado e, evidentemente, proporcionou mais espaço e oportunidades às empresas, independentemente do tamanho, idade ou área de atuação.

Em outras palavras, hoje, é totalmente viável que uma pequena indústria consiga competir e disputar clientes com grandes marcas renomadas, especialmente se souber investir bem suas estratégias de Inbound Marketing B2B.

 

2. Geração de leads e tráfego mais qualificados para o site

 

Um dos grandes desafios do Inbound Marketing para empresas B2B se refere justamente à geração de leads e tráfego qualificado para suas páginas.

E, basicamente, a geração de leads não qualificados ocorre pela falta de planejamento ou aplicação de estratégias irrelevantes para este setor. Ou seja, de nada adianta criar volumes enormes de conteúdos, disparar e-mails marketing e gerir posts de redes sociais, se nada disso dialogar com as dores e a linguagem de empresas B2B.

Portanto, só é possível gerar leads qualificados com Inbound Marketing entre empresas, quando, de fato, houver um direcionamento e abordagem adequada ao que tal mercado demanda.

 

3. Atração e retenção de clientes para a empresa

 

Indiscutivelmente, uma das principais vantagens agregadas ao negócio em uma boa campanha de Inbound Marketing B2B se refere à atração e retenção de clientes para a empresa.

Afinal, esses são objetivos essenciais do Inbound, mas como bem destacamos acima, só é possível gerar resultados reais quando se há direcionamento e foco nas dores do mercado B2B.

Sabendo disso, tenha certeza de que suas ações e estratégias proporcionarão mais visitantes a cada dia em seu site e com aumento de consumo de suas soluções propostas.

 

4. Entrega de valor com conteúdos sobre assuntos importantes para o persona

 

Aproveitando o gancho e reforçando a ideia de conseguir dialogar com um público mais exigente e conhecedor dos assuntos de sua empresa, a criação de conteúdos relevantes e informativos se torna fator crucial para o sucesso de qualquer campanha de Inbound Marketing B2B.

 

“54% dos tomadores de decisão dizem que passam mais de uma hora por semana lendo e revisando conteúdo de thought-leadership”

 

Para se ter uma ideia sobre a importância de investir em conteúdos relevantes para este mercado, uma pesquisa do Linkedin e Hubspot revelou que 5 em 10 profissionais têm a rotina de dedicar pelo menos uma hora por semana para a leitura de conteúdos sobre liderança. 

Na prática, isso demonstra que a busca por conhecimento e informação relevante continua sendo uma prática altamente realizada. Até porque com tantas ofertas e opções online os profissionais precisam poder contar com fontes de confiança. Do lado das estratégias de Inbound Marketing está o compromisso de entender quem são essas pessoas, quais são suas motivações e como entregar conteúdos de qualidade da melhor forma possível. 

 

5. Alinhamento das relações entre marketing e vendas

 

Uma boa campanha de Inbound Marketing para empresas B2B não visa somente atrair novos clientes, mas também convertê-los e gerar vendas para o negócio.

E para que isso ocorra de forma prática e eficiente, é fundamental haver uma integração entre os setores e profissionais de marketing e do comercial.

Para isso, a definição adequada de funis de vendas e automação das ações e resultados gerados pela campanha proporcionam uma visão mais unificada dessas equipes.

Prova disso, é que mais de 60% dos profissionais de marketing medem o sucesso de

sua estratégia de marketing de conteúdo por meio de vendas, de acordo com o Relatório de estado de marketing da HubSpot, 2021.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre as vantagens de investir em Inbound Marketing para empresas B2B e os principais motivos de buscar um direcionamento mais específico e capacitado para suas estratégias neste setor.

E se você quer conhecer melhor os tipos de ações que podem ser aplicadas em sua empresa e definir uma campanha realmente eficiente com quem mais entende de Inbound Marketing B2B, não deixe de conversar com um de nossos especialistas.



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