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Como gerar mais leads em seu blog em 90 dias

21/jun/2022
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Não é nenhuma novidade que, há tempos, o blog vem sendo um importante instrumento para se conectar com o público enquanto responde às dúvidas e dores que eles possam ter sobre um determinado assunto, além de, claro, captar novos clientes e vender mais.

Isso acontece porque os blogs costumam gerar um certo tipo de autoridade já que seu propósito principal não é vender e sim compartilhar inteligência. Quando você cria um blog e nele insere informações sobre seu mercado de atuação, seu produto ou serviço, você demonstra para o leitor que possui um conhecimento sobre o assunto. É uma ótima forma de evidenciar o domínio do conteúdo, gerando credibilidade no mercado.

Além de ressaltar seu segmento para o público, o blog também gera tráfego. Inserir textos novos, com qualidade e frequência, desperta no leitor uma fidelidade com suas postagens. 

Para se ter uma ideia da importância de manter uma constância nas publicações, uma pesquisa da Orbit Media Studios com pouco mais de mil blogueiros, constatou que 32% deles publicam de 2 a 6 vezes por semana. Em contrapartida, apenas 6% adotam uma frequência inferior a uma publicação/mês. Aqueles que investiram mais esforços, obtiveram melhores resultados.

Manter consistência certamente fará com que você aumente o tráfego, mas principalmente, gere novos contatos; e se o desejo é ter um negócio bem-sucedido investindo em marketing digital, é indispensável trazer leads para a base   de preferência, bem qualificados.

É a partir desses potenciais clientes que demonstraram real interesse pelo que a sua empresa oferece que você poderá obter uma rede de contatos qualificados, guiar pessoas à conversão (compras ou adesões), ampliar relacionamentos e conseguir divulgadores orgânicos para sua empresa.

As melhores práticas para gerar leads pelo blog

Há várias maneiras de obter todo o potencial do blog como apoio na geração de leads e você pode usar algumas delas considerando as que melhor se encaixarem na sua realidade.

Confira alguns exemplos:

  • Assinatura de newsletter: caso você possua uma, deixe um campo de assinatura para o leitor inserir seu e-mail para acompanhar os próximos posts; 
  • Pop-ups: Faça com o que o leitor seja impactado com um pop-up antes de deixar seu blog, oferecendo a ele algo relacionado ao conteúdo que ele está lendo;
  • Chatbots: você pode configurar um chatbot para interagir com o leitor e captar seu e-mail ao utilizar uma sequência de perguntas e alternativas;
  • Materiais avançados: através da divulgação de guias, infográficos e outros materiais do tipo, você pode coletar dados dos leitores a fim de enviar esses conteúdos mais completos para seu e-mail;
  • Estratégia de pirâmide de conteúdo: Aqui é onde se aprofunda uma vertente de assuntos para ir cativando seu alvo aos poucos;
  • Materiais multimídia: aqui entram os vídeos e podcasts que podem ser compartilhados no blog, complementando os artigos;
  • Calls to Action: colocar CTAs vai direcionar o usuário para o próximo passo do funil de vendas,  mantendo-o dentro do seu blog, que é o objetivo.

Essas são apenas algumas formas mais conhecidas, mas você pode se utilizar de mais de uma delas ao mesmo tempo, o que permitirá, inclusive, verificar quais trarão resultados mais efetivos para a sua realidade.

A importância de gerar leads pelo blog

Se você for consistente e tiver uma boa estratégia, seu negócio vai começar a gerar, além de tráfego, leads e a consequência desse investimento são as vendas, o que faz com que seu blog seja uma peça valiosa do faturamento da empresa. Além disso, tem um custo baixo de aquisição desse lead, o que significa que ele chega até a sua empresa com pouco gasto em propaganda.

O conteúdo certo para gerar leads qualificados 

Gerar tráfego é importante, mas não é qualquer tipo de tráfego que entregará resultados positivos. Pelo contrário, eles podem trazer apenas ruídos e leads não qualificados. Não faz diferença se você tem 10.000 visitas no site ou 1.000.000: é a geração de leads qualificados e a nutrição deles até que se tornem clientes que demonstram se você está percorrendo o caminho certo.

Como já mencionado, ter um planejamento é imprescindível para o sucesso. A estratégia de conteúdo tem que ser conduzida pela estratégia comercial, e o alinhamento da equipe de marketing com a de vendas é importantíssimo. 

Além desse trabalho de base, é ideal que seja realizada uma imersão junto com a produtora de conteúdo com o intuito de garantir que todo o alinhamento inicial, o entendimento da solução e o estilo da empresa sejam absorvidos da melhor forma possível.

Ter profissionais qualificados para produção dos textos auxiliará em diversas frentes. Por exemplo: para visitantes casuais que estão apenas lendo seu blog, mas que não estão prontos para contactar o time comercial, é indicado que se ofereça um conteúdo como Guia, White Paper, Webinar gravado ou algum outro material que seja rico em informações e ofereça um valor superior a àquele que ele acabou de absorver.

Para melhor ilustrar, você pode ver os passos de como isso poderia ser formatado junto ao redator:

  1. Definir os objetivos comerciais da empresa.
  2. Entender a jornada com um especialista da área.
  3. Listar as dúvidas mais comuns em relação ao serviço ou produto x o persona.
  4. Produzir conteúdo/artigos meio e fundo do funil para educar e nutrir os leads durante o ciclo de marketing e venda.
  5. Conectar os artigos altamente relevantes com uma ou mais peças de conteúdo avançado que servirá como seu gerador de leads. 

 

O lado positivo de trabalhar o conteúdo seguindo esses passos é a não geração de ruídos entre marketing e vendas, favorecendo o alinhamento dessas duas áreas, e auxiliando não apenas a empresa a se posicionar melhor no mercado, como também melhorar consideravelmente o pipe. Por fim, todo o conteúdo produzido poderá ser utilizado para nutrir leads no meio do funil, assim como nos processos de vendas. 

 

Métricas e análises para gerar mais leads no blog

Para verificar se o conteúdo que você está produzindo está fazendo sucesso, existem vários tipos de métricas que podem ser usadas. Nessa análise, você pode se utilizar de vários formatos e verificar quais conteúdos estão atingindo seus objetivos e quais necessitam ser reavaliados e melhorados.

Por mais que muitos acreditem que o tráfego é o tipo de métrica mais importante, isso não é necessariamente verdade. Ele não é tão necessário quando se fala de taxas de conversão. O que realmente importa não é a quantidade de visitas que seu conteúdo vem recebendo, mas o quanto esses visitantes te auxiliam a alcançar seus objetivos.

A taxa de conversão de visitantes também é valiosa. A maneira como um visitante iniciante interage com o seu blog é muito diferente de como um visitante recorrente navega pelos conteúdos.

O Relatório de tráfego e análise da Web de 2022 da HubSpot estudo que levou em consideração a opinião de 400 grandes profissionais mostrou que 57% dos entrevistados rastreiam usuários novos x usuários recorrentes, e 49% deles dizem que é a métrica mais importante que eles observam. O motivo é justamente o que citamos: o modo como cada pessoa interpretará o blog. 

A melhor forma de melhorar as conversões dos visitantes iniciantes é isolar essa métrica de taxas de conversão de seus clientes fiéis ou dos assíduos. Se atente ao conteúdo que interessa a eles quando visitam seu blog pela primeira vez e em como você pode melhorar a experiência dele numa próxima oportunidade. 

No caso dos visitantes recorrentes, ao olhar a taxa de conversão, você deve se fazer duas perguntas: “Porque a pessoa voltou?” e “Essa pessoa já se converteu alguma vez?”. Caso ela não tenha se convertido, é o momento de analisar novamente a estratégia e buscar formas de como convencê-la a se converter.

Não se esqueça que, mesmo que alguém não tenha se convertido como novo visitante, você causou uma impressão boa o suficiente para fazê-lo retornar. Isso significa que o processo de conversão na visita de retorno será muito mais fácil do que na primeira vez em que visitaram seu blog.

São os resultados das métricas que dirão se a sua estratégia está funcionando


Como já foi dito, você pode usar várias métricas para verificar se seu conteúdo está sendo bem-sucedido, atendendo às necessidades do seu cliente e alcançando seu objetivo na geração de leads. 

No entanto, a estratégia adotada tem um enorme peso no alcance a esses resultados. Se você estiver procurando vender mais produtos ou serviços, conquistar mais clientes ou mesmo atrair mais visitantes, entre em contato conosco e saiba como podemos apoiar a sua empresa a alcançar todo o potencial do blog com conteúdos relevantes.



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