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Como uma consultoria de vendas pode transformar sua estratégia comercial

Agência Inbound
13 de Setembro de 2024
por Agência Inbound
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Muitas vezes você deve se perguntar: eu tenho todos os recursos que preciso, minha equipe comercial é completa e, com certeza, meus produtos (ou serviços) têm uma qualidade inquestionável. Então o que falta para alavancar o meu negócio?

Bem, mesmo que a sua empresa componha uma parte significativa do modelo corporativo ideal, pode ser que ainda haja a necessidade de aprimorar alguns campos que influenciam diretamente na sua performance, como as estratégias de marketing, planejamento de ações, e claro, as vendas.

Fundamental para qualquer tipo de negócio, as vendas são os principais indicadores de que seus métodos comerciais estão indo bem, ou que é preciso mais atenção para se manter competitivo no mercado. 

Por isso, se ainda não há uma clareza da sua realidade, talvez esteja na hora de contar com alguém que atribua as estratégias necessárias em prol de processos mais eficientes e alcance de bons resultados: especialistas em consultoria de vendas.

Explore as possibilidades na leitura!

Consultoria de vendas: como funciona e quais os sinais de que devo contratar o serviço?

Consultoria de vendas

De maneira simplificada, uma consultoria de vendas irá analisar, compreender e estruturar o plano mais adequado para que sua empresa desencadeie em ações de alta performance, desde a conquista de leads mais qualificados a um processo otimizado para que sua equipe foque apenas no essencial.

Contudo, é válido ressaltar que o “first things first” desta parceria está na identificação de sinais que demonstrem o serviço como a solução ideal para o seu negócio, a começar por uma situação muito comum:

1. Inconsistência na mensagem de vendas

Já pensou que seus leads podem estar com dificuldade de entender sua mensagem?

Muitas vezes é comum que empresas queiram entregar o máximo de informações sobre seus produtos/serviços pensando que estão ajudando o consumidor a entender sobre os diferenciais, mas, na verdade, isso pode causar o efeito contrário: ao invés de entregar uma maior intuitividade ao leitor, ele tenderá a se confundir e optar pela navegação em outro site - o que também não seria positivo num cenário em que as informações são quase nulas.

Por isso, identificar seus pontos fortes e transcrever a mensagem chave de forma clara é essencial, algo que facilmente seria resolvido com o apoio de um serviço de consultoria.

2. Sinais de rotatividade no pipeline

Outro caso importante a ser considerado é a rotatividade de clientes ou prospects no pipeline. Situações como essa podem indicar que, apesar de ter processos bem estabelecidos, existem problemas que estão afetando a eficácia das negociações e a retenção desses consumidores.

Se os prospects não avançam na negociação com clareza, pode ser um sinal de que a falta de ações padronizadas ou a presença de etapas excessivas ou insuficientes está comprometendo a experiência do lead, levando a uma performance abaixo do esperado e, consequentemente, a uma maior rotatividade. 

Leia mais: Pipeline de vendas: um guia para líderes e representantes de vendas 

3. Utiliza muitas ferramentas ou poucas

Como andam as ferramentas da sua empresa?

Essa é outra questão que pode estar impedindo um fluxo de trabalho produtivo e consistente. Afinal, existem casos que ainda não adotaram um sistema 100% integrado, o que ainda os torna reféns de um método tradicionalmente ultrapassado: as famosas planilhas manuais.

Por outro lado, também encontramos aqueles em que as plataformas de CRM não condizem com suas demandas, e por isso podem acabar precisando de mais ferramentas para suprir essas necessidades, desencadeando em um serviço complexo e emaranhado.

4. Geração de leads fraca ou inconsistente

Além dos pontos levantados, uma consultoria de vendas também exerce um papel fundamental ao identificar melhorias que resultem na geração de mais leads.

Isso porque sua atual realidade pode não ter uma visão tão abrangente do futuro se não investir em otimizações que contribuam para o processo - algo que converteria em vendas estagnadas e ações que desenvolvem “mais do mesmo”, limitando seu potencial de crescimento.

5. Sua empresa não consegue acompanhar as tendências

Sabia que o engarrafamento de suas vendas pode estar ligado à tendências? Ou melhor, a falta de adaptação a elas. Afinal, é correto afirmar que o mundo está enfrentando uma era digitalizada, onde o que antes era viável pode ser que não seja tão interessante hoje, e para os consumidores é a mesma coisa.

Estar a par das mudanças significa acompanhar as motivações dos seus clientes e adaptar suas estratégias de vendas e marketing de acordo com essas novas expectativas. O que se torna mais ágil com o apoio de um especialista que ajude a identificar pontos de otimização sem perder a essência da sua marca.

6. Equipe de vendas com alta rotatividade

E por fim, chegamos ao sexto ponto: se a troca de funcionários de vendas é uma questão frequente no seu negócio, talvez esteja na hora de contratar um consultor.

Seja para delinear estratégias mais eficazes de recrutamento e retenção, melhorar os processos internos ou fornecer treinamento direcionado, uma consultoria de vendas pode ajudar a implementar soluções que melhorem a satisfação e o desempenho dos seus vendedores, promovendo um ambiente mais estável e produtivo e, consequentemente, com maiores resultados.

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5 vantagens que a consultoria de vendas atribui ao seu negócio

Vantagens de uma consultoria de vendas

Se até então os sinais de que uma consultoria de vendas é a alternativa mais adequada para a sua empresa, nós temos uma boa notícia.

Precisar do apoio de um especialista não deve ser encarado como algo negativo, mas sim como uma oportunidade para ampliar seus horizontes e elevar a performance de suas atividades como um todo, de modo que cada vantagem atrelada passe a compor sua realidade de maneira definitiva. Por isso, atente-se aos tópicos a seguir.

1. Alinhamento com marketing

Ao contratar um serviço de consultoria, empresas têm a possibilidade de colocar equipes de marketing e vendas debaixo do mesmo guarda-chuva, viabilizando que funcionários de ambos os setores operem de forma colaborativa em prol de leads mais qualificados. 

2. Melhor uso das ferramentas e CRMs

A seleção estratégica e a implementação das melhores ferramentas e CRMs são essenciais para otimizar a eficiência do seu negócio. Especialistas da área, portanto, trabalham para criar um ambiente incorporado e conectado, facilitando a migração com os sistemas já em uso na sua empresa. Plataformas como o HubSpot são um ótimo exemplo de como essa integração pode ser feita de maneira eficaz.

3. Domínio completo no ramo de atuação

Aliar-se a um consultor também significa fazer bem o que você faz de melhor. Afinal, a expertise desse especialista ajudará a conquistar uma visão mais clara do seu mercado, o que automaticamente influenciará no desenvolvimento de estratégias personalizadas para suas demandas, maximizando a eficiência e o impacto das suas ações comerciais.

4. Otimização de tempo e redução de custos

Quanto aos pilares mais preciosos para qualquer empresa, optar pela parceria pode ser a peça chave ao garantir uma gestão mais eficiente do seu tempo e uma redução significativa de despesas operacionais.

Isso porque todo o processo de planejamento, análise e execução serão empregados ao profissional, que irá identificar as áreas onde há ineficiências e oportunidades de melhoria, permitindo que seus colaboradores se concentrem em atividades essenciais.

5. Estipulação de metas realistas

Em complemento aos tópicos anteriores, o serviço também lhe dá a oportunidade de traçar metas que conversem com sua realidade.

Afinal, com a organização completa de todos os pontos mencionados, torna-se muito mais intuitivo entender o que será palpável nos próximos meses e o que deverá ser analisado com mais cuidado, garantindo que seu negócio conquiste resultados gradativos.

Contudo, é válido ressaltar que vantagens como essas só serão parte de seu cotidiano quando há a certeza de que sua empresa estará em boas mãos, o que inclui pilares como um serviço de qualidade e conhecimento bem fundamentado na área.

Portanto, separe um espaço na sua agenda e retome os pontos retratados até então, pois é por meio deste passo que será definida uma parceria confiável e promissora - da qual geralmente é veiculada a agências experientes no cenário, como a Agência Inbound.

Experientes em marketing digital e performance de vendas há mais de 13 anos, desenvolvemos a metodologia ideal para mergulhar a fundo na realidade do seu negócio, traçando um diagnóstico conciso e composto de otimizações que realmente fazem sentido.

Então se o seu desejo é entender sobre como podemos ajudar a estruturar um ambiente corporativo eficiente, entre em contato com nossos consultores e conheça nossas metodologias!

 



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