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7 insights para acertar na sua pesquisa de palavras-chave

Tania Martins
14 de Novembro de 2024
por Tania Martins
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7 insights para acertar na sua pesquisa de palavras-chave
9:22

Em um cenário digital, onde a concorrência está sempre em alta, o uso de palavras-chave se tornou um dos pilares para o sucesso de qualquer negócio online, afinal, elas são fundamentais para garantir que sua marca, produtos ou serviços sejam encontrados pelos consumidores certos.

Na prática, as palavras-chave funcionam como uma ponte entre a intenção de pesquisa do usuário e o conteúdo que seu site disponibiliza. Nesse contexto, o algoritmo de busca do Google utiliza mais de 200 fatores para determinar a relevância e a classificação dos sites, o que torna essencial uma pesquisa profunda e criteriosa de termos relevantes.

Porém, realizar uma pesquisa de qualidade envolve muito mais do que escolher termos populares. Para se destacar da concorrência, é necessário identificar as palavras-chave que não só atraem volume de buscas, mas também estão alinhadas ao comportamento e às necessidades do seu público-alvo. Quando bem aplicadas, elas ajudam a aumentar a visibilidade do site nas páginas de resultados (SERPs), elevando as classificações e atraindo tráfego orgânico de forma consistente e confiável.

Mas então, como realizar uma pesquisa de palavras-chave assertivas? Como conseguir resultados através desses termos de busca? Siga a leitura e descubra conosco.

Por que a pesquisa de palavras-chave é tão importante no marketing digital e para o sucesso das estratégias de SEO?

O primeiro ponto a se ter em mente é que encontrar os termos mais relevantes requer mais do que apenas intuição. Esse processo exige o uso de ferramentas especializadas e uma análise cuidadosa dos dados de busca, concorrência e tendências do mercado, além de ser fundamental que você entenda, de fato, porque estará fazendo um levantamento como esse.

Basicamente, uma pesquisa de palavras-chave se justifica por diversos motivos. Veja só:

  • Entendimento do comportamento do usuário

A pesquisa de palavras-chave proporciona insights valiosos sobre como seu público-alvo pensa e se comporta no ambiente online. Ao identificar os termos que seus potenciais clientes utilizam, você compreende melhor suas intenções, necessidades e dúvidas. Isso ajuda a direcionar suas ações para solucionar problemas reais e a se conectar de forma mais eficaz com o público ⎯ e é essa compreensão do comportamento do usuário que permite alinhar suas ofertas com o que eles estão ativamente procurando.

  • Otimização para motores de busca (SEO)

As palavras-chave também são a base de uma boa estratégia de SEO. Quando você identifica os termos mais relevantes para o seu negócio e os utiliza corretamente no conteúdo, título, meta descrições e outros elementos do seu site, você aumenta suas chances de aparecer entre os primeiros resultados nos motores de busca. Considerando que 53% de todo o tráfego de um site vem de pesquisas orgânicas, já dá para entender porque essa prática é tão importante, não é mesmo? Além disso, pesquisas também indicam que os leads de SEO têm uma taxa de fechamento de quase 15%.

  • Direcionamento eficaz de campanhas pagas

As palavras-chave não só ajudam na busca orgânica, mas também são vitais para campanhas pagas, como o Google Ads ou Meta Ads. Uma pesquisa precisa permite que você direcione suas campanhas de forma mais eficiente, maximizando o retorno sobre o investimento (ROI) ao atrair os usuários mais propensos a converter. Com as palavras corretas, você reduzirá o desperdício de orçamento com cliques irrelevantes e melhorará o desempenho geral das suas campanhas.

Template Calculadora de ROI

  • Criação de conteúdo relevante

Quando você entende quais palavras-chave são mais buscadas pelo seu público, também fica muito mais fácil produzir conteúdo que atenda a essas demandas. Blogs, artigos e páginas otimizadas para SEO são essenciais e, inclusive, empresas que investem em blogs recebem até 55% mais tráfego. Nesse sentido, a pesquisa de palavras-chave ajuda a planejar pautas relevantes e garante que seu conteúdo esteja alinhado com as expectativas e necessidades do seu público-alvo.

  • Entendimento da competitividade

Ao realizar uma pesquisa de palavras-chave, você ainda ganha visibilidade sobre a concorrência. Saber quais termos seus concorrentes estão tentando ranquear e em quais áreas você pode se destacar é fundamental para criar uma estratégia de SEO competitiva. Esse conhecimento permite identificar oportunidades pouco exploradas, aumentando suas chances de conquistar uma posição privilegiada no mercado.

  • Segmentação de público

Ao identificar os termos utilizados por diferentes grupos de usuários, também é possível personalizar campanhas e conteúdos de acordo com cada segmento, aumentando a relevância do seu marketing e garantindo que você se comunique diretamente com as pessoas certas no momento certo.

  • Melhoria da experiência do usuário (UX)

Por fim, a pesquisa de palavras-chave contribui para melhorar a experiência do usuário. Ao criar conteúdos e otimizar seu site com base nas intenções de pesquisa, você facilita a navegação e oferece respostas diretas às perguntas do seu público, melhorando engajamento e aumentando a probabilidade de conversão, já que os usuários encontram rapidamente o que precisam.

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7 insights para acertar na sua pesquisa de palavras-chave

Agora, mãos à obra. Depois de entendida a relevância de se fazer uma análise como essa, é o momento de colocar a mão na massa e realizar, de fato, a sua pesquisa de palavras-chave.

Aqui, o sucesso da sua procura vai residir em 7 pontos que vão assegurar a qualidade, a assertividade e a boa aplicação dos termos que você identificar como relevantes para o seu negócio.  Então, vamos lá:

      1. Liste os principais tópicos relevantes

Comece identificando os principais temas que são relevantes para o seu negócio, produtos ou serviços. Pense nos assuntos gerais que o seu público-alvo estaria interessado em buscar. Se você atua no setor de marketing, por exemplo, tópicos como "marketing de conteúdo" ou "marketing" podem ser pontos de partida. Essa lista inicial servirá como a base para desdobrar palavras-chave mais específicas e relacionadas exatamente com o seu nicho.

      2. Identifique palavras-chave básicas

A partir dos tópicos listados, selecione palavras-chave base. Também conhecidas como seed keywords, elas são amplamente associadas a cada tema. Aqui estamos falando de termos que devem ser simples e diretos, representando buscas essenciais que seu público faria nas pesquisas. Se o tópico é "marketing digital", algumas palavras-chave base poderiam ser "ferramentas de marketing digital" ou "agências de marketing digital", por exemplo.

      3. Análise a intenção de busca

A intenção de busca é o que está por trás de cada consulta realizada. Compreender se o usuário está buscando informações, tentando navegar para um site específico ou pronto para realizar uma compra é crucial para escolher as palavras-chave certas. As intenções podem ser divididas em três:

  • Informativa: o usuário está buscando conhecimento sobre algo (ex.: "o que é marketing digital?")
  • Navegacional: o usuário quer encontrar um site ou página específica (ex.: "site de agência de inbound marketing")

  • Transacional: o usuário está pronto para fazer uma compra ou tomar uma ação (ex.: "contratar agência de marketing digital").

      4. Identifique Palavras-Chave de Cauda Longa (Long Tail)

Palavras-chave de cauda longa são frases mais específicas que costumam ter um volume de busca menor, mas uma intenção mais clara. As long tails são excelentes para atrair usuários mais qualificados e prontos para agir. Em um cenário prático na linha de marketing digital que estamos usando de exemplo, ao invés de usar apenas "marketing digital", uma palavra de cauda longa seria "melhores estratégias de marketing digital para empresas".

      5. Encontre lacunas de palavras-chave entre você e seus concorrentes

A análise de lacunas de palavras-chave consiste em identificar termos que seus concorrentes estão utilizando e que você ainda não está, o que pode revelar oportunidades de palavras-chave que você não tinha considerado inicialmente. Mas atenção: aqui você precisará de algumas ferramentas, como o SEMrush ou a Ahrefs, que permitem que você faça essa comparações e descubra termos não explorados.

      6. Avalie o volume de busca e dificuldade

Nem todas as palavras-chave são valiosas para serem trabalhadas. Algumas podem ter um volume de busca muito baixo ou serem extremamente competitivas. É importante equilibrar a quantidade de buscas com a dificuldade de rankeamento para garantir que seus esforços sejam direcionados às palavras que podem trazer um retorno significativo. 

      7. Monitore e ajuste regularmente

Por fim, tenha em mente que a pesquisa de palavras-chave não é uma tarefa que você faz uma vez e esquece. As tendências de busca podem mudar e novas oportunidades podem surgir. Por isso, é fundamental monitorar regularmente o desempenho dos termos escolhidos e fazer ajustes conforme necessário. Esse trabalho de gestão manterá sua estratégia alinhada com o comportamento do público e as mudanças no mercado.

      Leia mais: 

 

6 ferramentas para realizar sua pesquisa de palavras-chave

Em um dos tópicos anteriores, mencionamos que você precisaria de algumas ferramentas para ajudar a expandir sua lista de palavras-chave, certo? Pois é, esses softwares fornecem dados valiosos, como volume de busca, concorrência e sugestões de termos relacionados. 

Mas calma, não necessariamente você vai precisar investir em algo para fazer uma boa busca. Hoje, existem 6 plataformas que já contribuem com as pesquisas de palavras-chave. Em alguns casos, há recursos mais avançados que vão exigir uma assinatura, mas a maioria delas possuem funções gratuitas que te ajudarão nos primeiros momentos, como:

      1. Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita e acessível para quem está começando, oferecendo sugestões de palavras-chave, volume de busca, ideias de termos, dificuldade de ranqueamento e também uma análise dos concorrentes, permitindo que você encontre oportunidades valiosas com rapidez. A única questão é que a plataforma limita suas buscas diárias gratuitas, mas possui muitas opções interessantes.

      2. SEMrush

O SEMrush é uma das ferramentas mais completas do mercado, ideal para quem deseja uma análise profunda. Além de pesquisa de palavras-chave, o SEMrush oferece relatórios sobre backlinks, performance de concorrentes e até auditorias de SEO. É uma solução robusta, indicada para profissionais de marketing digital que precisam de dados avançados, mas que também conta com recursos gratuitos para busca de palavras-chave e análises de concorrência mais superficiais.

      3. Google Trends

Se você quer entender como as tendências de busca mudam ao longo do tempo, o Google Trends é a ferramenta ideal. Ele mostra a popularidade de termos específicos e permite comparações entre diferentes palavras-chave. É uma ferramenta totalmente gratuita e excelente para acompanhar termos sazonais, comparar palavras e prever comportamentos futuros de busca.

      4. Moz

O Moz oferece uma gama completa de ferramentas SEO, mas seu recurso de pesquisa de palavras-chave é um dos mais utilizados. Com o Moz Keyword Explorer, você pode descobrir o potencial de palavras-chave, verificar o volume de busca e analisar a dificuldade de ranqueamento, além de obter sugestões de termos relacionados.

      5. Keyword Tool

Simples e eficaz, o Keyword Tool é ótimo para encontrar palavras-chave long tail (cauda longa) e gerar ideias para melhorar seu conteúdo. Ele coleta sugestões diretamente de mecanismos de busca como Google, YouTube, Bing e Amazon, tornando-se uma ferramenta útil para diversos formatos de conteúdo.

      6. Answer The Public

Por fim, a Answer The Public é uma ferramenta diferente das demais, pois fornece ideias de palavras-chave e conteúdo baseadas em perguntas reais que os usuários fazem online. É uma excelente forma de entender as dúvidas e necessidades do seu público e criar conteúdo diretamente voltado para responder essas questões.

Bom, desde a importância de listar os principais tópicos e entender a intenção de busca, até o uso de ferramentas que otimizam o processo, agora você provavelmente está mais preparado para definir as melhores estratégias de SEO e marketing digital para a sua empresa. 

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