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Marketing digital e inbound marketing são a mesma coisa?

26/jan/2024
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Há certos conceitos que ficam tão presentes em nosso dia a dia que acabam se tornando parte crucial de tudo o que fazemos. Na transição para o mundo online, por exemplo, o marketing se tornou digital, abrindo portas para uma infinidade de estratégias, abordagens e táticas que chegam diariamente até profissionais como eu e você. 

De certa maneira, o inbound marketing também passou a ocupar presença recorrente em reuniões de planejamento e estratégia. Porém, comumente, ambos são confundidos e até mesmo fundidos como apenas um. Isso não quer dizer que aplicar essas estratégias combinadas seja trivial, muito pelo contrário. Mas é fundamental ter pleno conhecimento do que elas representam para que se tenha maior clareza nas suas ações. 

Em meio a tantas novidades, itens “clássicos” podem se perder mesmo no mar de complexidade do mundo do marketing digital. Por isso, hoje voltaremos ao básico!

Inbound marketing: criando conexões com o público

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De maneira resumida, o inbound marketing é uma abordagem estratégica que visa atrair e envolver os clientes de forma não intrusiva. Ele envolve a criação de conteúdo valioso e relevante para captar a atenção do público-alvo e conduzi-lo através do funil de vendas.

Por surgir como resposta à mudança nas preferências dos consumidores, que passaram a buscar ativamente informações online antes de tomar decisões de compra, o inbound é uma estratégia muito flexível que permite a empresas de diferentes nichos, tamanhos e segmentos se conectarem com o público trazendo informações relevantes. 

É comum pensar que o inbound marketing morreu ou até mesmo que ele já não seja tão efetivo, o que é algo longe da verdade, afinal, segundo dados da HubSpot, 47% dos compradores visualizam de três a cinco conteúdos antes de se envolver com um representante de vendas.

Em outras palavras, isso significa que em um momento onde a conexão real e genuína é a base de qualquer negócio, saber estabelecer essas relações faz com que empresas possam se destacar. Então, se alguém disser que o inbound ficou para trás, tenha um pouco de desconfiança.

Inbound Marketing B2B em 2024

 

Marketing digital: otimizando ações no mundo online

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O marketing digital é uma abordagem que utiliza canais online para promover produtos, serviços e marcas. Envolve diversas práticas, como SEO, marketing de conteúdo, mídia social e publicidade online. Sua essência é alcançar, engajar e converter audiências por meio de estratégias digitais, marcando presença em diversos canais, já que há gostos para todos eles. 

Por exemplo, 54% dos internautas usam as mídias sociais para pesquisar produtos. No entanto, empresas com blogs também produzem uma média de 67% mais leads mensalmente do que companhias que não atuam neste meio. Percebe como há audiências diversas, mas também é possível se sair bem em mais de um canal?

Além disso, as estratégias de marketing digital podem incluir outras ações que se relacionam com o meio online, abrangendo desde a criação de websites, até campanhas de mídia paga, estratégias de e-mail ou mesmo o inbound marketing

Aliás, é nesse momento que o conceito do que é marketing digital pode ficar menos claro. Afinal, tudo hoje em dia é digital. Mas nem toda ação é prioritariamente ligada a esse conceito – como, por exemplo, o ABM

Entender as nuances das mais diversas possibilidades no marketing nos ajuda a evitar generalizações equivocadas e principalmente utilizar todo o potencial de cada uma.

Guia Estatísticas Poderosas

 

Ponto de atenção: algumas considerações a serem ponderadas

Ao decidir entre estratégias de marketing digital e inbound marketing, é crucial considerar vários fatores que refletem as metas e características específicas de uma empresa ou profissional. 

Primeiramente, é essencial conhecer e entender como os objetivos de marketing podem prover valor para as empresas. Se a prioridade é atrair e nutrir leads de forma não intrusiva, o inbound marketing pode ser a escolha ideal, aproveitando táticas como marketing de conteúdo e automação. Por outro lado, se a necessidade é uma abordagem mais abrangente, envolvendo diversos canais online e offline para ampliar a visibilidade, o marketing digital pode ser mais apropriado. 

Além disso, analisar o público-alvo e a jornada do cliente permite ter uma visão melhor de qual é a tática mais relevante para criar interações personalizadas, quais os canais a serem usados para essa atração e até mesmo o período que planeja demonstrar resultado. Ainda que possa cumprir essa função, o inbound é conceitualmente uma estratégia para médio e longo prazo. 

Por isso, a escolha entre marketing digital e inbound marketing dependerá da natureza específica dos objetivos, da audiência e das preferências de abordagem, sendo crucial alinhar a estratégia escolhida com a identidade e metas que uma empresa deseja alcançar. 

 

Marketing Digital e Inbound Marketing se misturam?

Tal como uma dupla dinâmica, o marketing digital e inbound marketing se misturam sim. Essa resposta reside na compreensão de que, embora diferentes, essas abordagens frequentemente se entrelaçam em uma sinergia estratégica. 

O marketing digital, como termo amplo, engloba diversas táticas online para promover uma marca, enquanto o inbound marketing foca em atrair, converter e encantar clientes por meio de conteúdo relevante. 

A sobreposição entre essas estratégias ocorre no uso comum de canais digitais, como redes sociais, e-mails, SEO e marketing de conteúdo, que criam um ecossistema muito mais rico para o público de uma empresa, trazendo experiências marcantes e construindo relações duradouras.

Nesse cenário, investir em inbound ou marketing se torna menos sobre o que são esses conceitos e mais sobre o que você precisa. Entender que cada uma possui seu espaço e, portanto, os resultados que podem ser gerados. 

Quando bem integradas, proporcionam uma visão holística do marketing, abrangendo desde a aquisição até a retenção de clientes. Essa aproximação é ainda mais eficaz quando apoiada por agências especializadas, que entendem as sutilezas de cada abordagem e podem criar uma sinfonia estratégica alinhada aos objetivos empresariais.

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