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5 referências de Inbound Marketing para você se inspirar

Agência Inbound
15 de Setembro de 2022
por Agência Inbound
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Desenvolvido a partir da premissa de não interrupção, o Inbound Marketing oferta algo valioso antes de vender, tendo como base o relacionamento com a audiência desde o primeiro contato, seja ele direto ou indireto.

Esse método pode ser aplicado a qualquer empresa, independentemente do porte, setor ou tipo de negócio, uma vez que seu core está em entregar informações úteis às pessoas.

O Inbound é sobre atrair, aproximar, construir relacionamentos, oferecer valor. Não à toa, o marketing de atração, se bem executado, converte até 95% dos consumidores de forma orgânica. Os dados são da DemandGen Report e provam como a abordagem do Inbound é inovadora.

E a melhor forma de atestar a efetividade e os resultados dessa metodologia é mostrando exemplos reais. Por isso, acompanhe a seguir as aplicações do Inbound Marketing e a análise de empresas que são referência nessas estratégias.

 

Como aplicar o Inbound Marketing

As estratégias do Inbound seguem uma linha específica e coordenada, cujos objetivos atendem a metas e propósitos preestabelecidos — como aumentar as visitas no site, mais downloads de um material, atrair mais seguidores para as redes sociais, etc. 

Com formatos e mídias variadas, a metodologia de atração deve focar a comunicação em seu público-alvo: suas dores, dúvidas, interesses, objetivos, etc. A linguagem também deve ser direcionada e one-on-one, conversando diretamente com a audiência que se pretende atingir.

Algumas das estratégias para desenvolver o Inbound Marketing na sua empresa são:

  • Site e blog

 

Os principais canais de Inbound Marketing são um site e blog próprios. Com eles, é possível criar conteúdos que dialoguem diretamente com o público-alvo da empresa, guiar os leads pelo funil de vendas e coletar dados de contato.

Geralmente encontrados por meio de pesquisas em mecanismos de pesquisa pelos próprios leads, as páginas da web são uma porta de entrada atrativa tanto para pessoas que só querem se informar quanto para pessoas que já estão preparadas para comprar.

O site e o blog representam sua empresa no ambiente digital e, portanto, devem marcar presença. Com as mais de 3 bilhões de pesquisas feitas diariamente no Google, sendo o Brasil o segundo país que mais utiliza essa rede, ficar de fora não é uma opção, concorda?

É importante salientar que o site deve levar uma estrutura adequada e bem premeditada — design responsivo, conteúdo frequente e relevante, informações institucionais e meios de contato, acessibilidade, entre outros. Essa estrutura deve ser moldada tendo como base a buyer persona, o mercado de atuação e as boas práticas de Inbound Marketing. 

 

  • Redes sociais

 

O princípio das redes sociais é o estreitamento de relações. Trocar experiências. Usando-as da forma certa, é possível atrair e se comunicar com o público, além de acompanhar o que é falado sobre a marca. 

Diferente do site, o funcionamento de cada rede social terá peculiaridades e nuances, utilidades e formatos diferentes e até públicos específicos que as “frequentam”.

O LinkedIn, por exemplo, disponibiliza formatos variados para produzir e distribuir conteúdo, sendo conhecido como “a rede social profissional”, pois é massivamente usada no meio corporativo. O TikTok, por outro lado, é uma rede social de vídeos curtos e lives dominada pelo público mais jovem.

Conhecendo bem o perfil dos seus clientes, é interessante que se centralize a comunicação nas mídias sociais onde seu público e setor se concentram. As campanhas se tornam mais otimizadas quando a comunicação é feita da forma e nos lugares certos.

As redes sociais ainda permitem que a audiência converse diretamente com a marca, sendo necessário gerir esse relacionamento: responder perguntas, comentários e mensagens, interagir, considerar críticas, etc. Essa gestão pode ser feita pela própria empresa, por um setor com profissionais especializados em marketing e comunicação, ou por uma agência contratada.

 

  • Vídeos 


Os vídeos e lives conectam o público à marca, pois geram empatia e um senso de proximidade. Trata-se de uma estratégia promissora, muito presente nas redes sociais.

Mostrar produtos e serviços, fazer tutoriais, ensinar algo, entrevistar alguém ou produzir um vídeo mais simples para gerar conexão: as possibilidades são inúmeras, e os resultados, maiores ainda.

Uma pesquisa feita pela Wyzowl mostrou que 88% das pessoas se tornaram clientes de uma marca após assistir a vídeos dela. Como um benefício duplo, 81% das empresas que investiram em vídeos alegam uma direta influência desse formato de conteúdo no aumento das vendas.

O audiovisual é o futuro do marketing de relacionamento. E esse futuro não será necessariamente com vídeos superproduzidos, embora eles tenham sua utilidade em certas ocasiões. Vídeos simples, gravados com um celular, criam uma forte conexão com o público, pois evoca uma sensação de proximidade. Lives também têm esse efeito.

 

  • Webinars, infográficos e e-books

 

Esses formatos de conteúdos são mais aprofundados e completos, geralmente procurados por leads que estão mais perto de fechar a compra do produto/serviço.

Com o acesso ou download do material, é possível coletar dados de contato dos usuários — como o e-mail. Essas informações servirão para segmentar os leads e criar ofertas específicas a eles.

Os e-books e infográficos também aumentam a relevância da sua marca, pois a coloca como referência do setor em que atua.

  • E-mail marketing

 

Sendo uma importante etapa do Inbound, o e-mail é um canal de comunicação direto, sem a frenesi das redes sociais.

Uma pessoa apenas entrega seu e-mail caso queira de fato manter esse relacionamento mais proativo e mútuo, sendo uma permissão voluntária, que mostra como o lead confia na empresa para criar esse canal de conversa mais pessoal. 

Há alguns meios para se usar o e-mail marketing como estratégia, cada um com objetivos específicos:

    • Newsletter: a newsletter entregará novidades, conteúdos recém-lançados, combos de conteúdos mais antigos, etc.
    • E-mail sazonal: a sazonalidade serve tanto para criar promoções quanto para fortalecer o relacionamento com os leads. A depender do nível de conhecimento que se tem do público da lista de e-mails, é possível enviar mensagens personalizadas, como de aniversário, Dia das Mães, de comemoração a profissões, etc.
    • E-mail de nutrição e aquecimento: alguns leads podem ocasionalmente parar de interagir com os e-mails — a taxa de abertura cai, as próximas ações do e-mail não são feitas. Quando isso ocorre, é possível (e indispensável) que se aqueça o público inativo, trazendo de volta o interesse e o ritmo na jornada de compra daquela audiência “fria”.
    • E-mail promocional exclusivo: oferecer promoções e descontos exclusivamente aos assinantes da sua lista é uma estratégia promissora, pois provoca a sensação de reciprocidade e singularidade.

 

5 empresas que estão usando estratégias de Inbound Marketing da melhor forma

Para ilustrar de forma mais prática a aplicação desse método, vamos analisar estratégias de Inbound Marketing específicas feitas por grandes marcas. 

 

1. HubSpot


A HubSpot é conhecida por sua excelência quando o assunto é Inbound Marketing. Com uma comunicação de alta qualidade que integra todos os seus canais online, a marca é a precursora que desenvolveu essa metodologia e a difundiu no mundo inteiro. 

A plataforma tem como foco os profissionais de marketing e vendas e, por isso, organiza e distribui e-books, webinars, infográficos, guias, cursos etc para informá-los. 

Porém, o público da HubSpot não se limita. Há ofertas para diversos tipos de personas e etapas do funil, entregando uma experiência completa, independente do momento e perfil do visitante. A multinacional americana também se consolida quanto ao alcance, disponibilizando seus conteúdos em diversos idiomas.

 

2. NEC

 

Atuando no segmento de tecnologia da informação, a NEC, uma empresa multinacional japonesa, centraliza esforços no seu blog, que aborda assuntos pertinentes ao mundo da tecnologia, indo desde a cibersegurança até o uso da IA na Saúde.


Quando o assunto é conteúdo, um dos focos da NEC está na segmentação. Ou melhor: hipersegmentação. Saber com quem e como falar é o que sustenta o sucesso de um blog. Foi seguindo esse princípio que a NEC, em conjunto à Agência Inbound, conseguiu aumentar substancialmente o tempo de leitura dos seus artigos, tendo uma retenção maior que a do mercado em que atua.

 

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Fonte: Blog NEC


"A NEC está presente ao redor do mundo, e um dos nossos objetivos era nos tornar referência em áreas de atuação e metas estratégicas no Brasil. Lado a lado da Agência Inbound e por meio da aplicação dessa metodologia, estamos construindo um posicionamento baseado em thought leadership, criando conteúdos de alto nível, que visam alimentar, com informações relevantes, nosso target. Falamos diretamente com nosso público, ao passo em que democratizamos o acesso à informação confiável e de qualidade sobre tecnologia. É um caminho que estamos pavimentando com a equipe da Inbound.” — afirmou André Eletério, PR e Marketing Director da NEC.

A Agência Inbound é parceira da NEC nessa jornada, dispondo dos melhores meios para que a multinacional se torne referência no seu setor.

 

3. Coca-cola 

 

A Coca-Cola é uma marca multinacional antiga, mas que se mantém atual e consegue passar ao público uma imagem de proximidade.

Fortalecendo seu branding como nenhuma outra, a marca se utiliza do conteúdo para mostrar seu comprometimento social, conta histórias envolventes em suas propagandas, incentiva interação com seus seguidores.

Utilizando o storytelling — técnica narrativa de comunicação — como ferramenta para se conectar com a audiência, a Coca explora sentimentos como a alegria, a saudade, a nostalgia e a representatividade em suas peças. 

 

4. Netflix

 

Não há como falar sobre empresas bem posicionadas nas redes sociais sem citá-la: a Netflix é líder nacional em social media. 

Com um serviço de streaming e produção audiovisual que atrai muitos e variados públicos, a marca entendeu quem realmente a acompanha e interage nas redes sociais, focando toda a comunicação nas mídias para esse público. Seu conteúdo é direcionado e alinhado ao propósito das redes (se relacionar com os usuários), mantendo uma linguagem one-on-one e descontraída.

 

5. Red Bull

 

A Red Bull tem uma história já antiga com a produção de conteúdo como forma de proporcionar uma experiência próxima entre público e marca, fortalecendo sua imagem e entregando entretenimento. 

 

 

Além de patrocinar atletas dos mais variados esportes e incentivar e mostrar um estilo de vida saudável, a multinacional também produz programas e documentários. 

 

O Inbound Marketing constrói um relacionamento mútuo e não invasivo com o público, método imprescindível para acompanhar a evolução da tecnologia, o mundo digital e as mudanças na sociedade como um todo.

Entendendo as necessidades e interesses do seu público, é mais do que possível se tornar referência no seu setor usando o Inbound Marketing como o meio ideal. Ao construir essa imagem sólida para a marca, a conversão e fidelização de clientes se torna natural.

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