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O que é Inbound Marketing para empresas ambientais

Agência Inbound
25 de Abril de 2024
por Agência Inbound
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Entenda o conceito, vantagens e estratégias que estão ajudando empresas a crescerem

 

Desde a sua origem, o Marketing sempre teve uma abordagem mais direta e funcionou por um longo período como uma estratégia a fim de oferecer produtos ou serviços para o público em geral. Porém, os avanços trazidos pela tecnologia refletiram uma grande mudança no comportamento de compra do consumidor, que hoje pesquisa e se educa antes de tomar qualquer decisão. 

Dados de uma pesquisa conduzida pela consultoria Offerwise e divulgados na edição de 2023 do evento Think Commerce voltado a clientes varejistas do Google, mostraram que 9 em cada 10 brasileiros passaram a pesquisar online antes de adquirir um produto. Outro levantamento da HubSpot ainda constatou que apenas 29% das pessoas buscam conhecer um item com o vendedor, mas 62% preferem pesquisar sobre o que vão comprar online.

Com esse movimento, as empresas também precisaram buscar novas formas de atrair seus clientes, e uma delas é a estratégia de Inbound Marketing. O Inbound, ou Marketing de Atração como também pode ser chamado, tem por objetivo conquistar e fidelizar leads ou potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes, que mesclam Marketing de Conteúdo, Search Engine Optimization (SEO), redes sociais e outras ações online.

Em poucas palavras, o Inbound Marketing é a maneira mais eficiente de promover um negócio transformando estranhos em clientes. Além disso, entre as vantagens dessa estratégia, está o fato dela ser acessível para empresas de diferentes portes e segmentos, incluindo o setor ambiental, já que é possível adequar o planejamento, as metas e o orçamento disponível de cada companhia.

 

Conceito de Inbound Marketing

O Inbound Marketing pode ser definido como uma metodologia que proporciona uma experiência dinâmica capaz de acompanhar o cliente em todos os estágios de compra.

Ou seja, na prática, o Inbound atrai potenciais clientes para o blog, site e outros canais de relacionamento das empresas; e a partir daí, eles vão sendo nutridos por conteúdos relevantes e segmentados ao longo da jornada de compra. 

A estratégia se utiliza da junção de conteúdos com automação de Marketing e conta com uma metodologia baseada em quatros etapas:

Etapas Inbound Marketing | Agência Inbound

 

Vantagens da utilização de Inbound Marketing para empresas ambientais

Trazendo o foco para empresas ambientais, atrair clientes por meio do Inbound Marketing proporciona uma série de benefícios. Para começar, os negócios tornam-se referência dentro do seu segmento, uma vez que norteiam o público por meio de conteúdos de valor. Ou seja, há um diferencial competitivo agregado.

Além disso, segundo a última edição do The State of Marketing Report, estudo feito pela HubSpot, a confiança na eficiência de uma estratégia de marketing aumenta até 75% quando se refere às equipes que usam as técnicas de Inbound. A mesma pesquisa ainda mostrou que conseguir leads utilizando Inbound Marketing é 47% mais barato.

Em suma, essa estratégia proporciona ganhos, como :

  • A criação de uma relação de confiança com clientes, que são educados por meio de assuntos importantes ao seu universo;
  • Uma comunicação aberta e interação constante com consumidores, o que possibilita às empresas conhecerem os caminhos a serem seguidos no desenvolvimento das estratégias;
  • Um maior poder de convencimento, pois o Inbound Marketing é baseado em informações concretas que vão sendo passadas ao longo do tempo;
  • Um ciclo mais curto de vendas em funções de conteúdos altamente relevantes e segmentados;
  • Uma mensuração de resultados por meio de diversas ferramentas. Isso permite que as empresas ambientais direcionarem as  estratégias com mais assertividade.

Inbound Marketing para empresas ambientais: passos importantes para um planejamento bem estruturado

Dados divulgados no portal Época Negócios mostram que 57% dos executivos afirmaram que suas empresas estão em processo de redesenhar o seu modelo de negócio para ser mais sustentável, total bem superior aos 37% registrados em 2022. Ou seja, o mercado para organizações que oferecem serviço ambiental está aquecido - e tende a continuar neste ritmo, especialmente após a grande ascensão do conceito ESG.

Mas, para aproveitar a oportunidade, melhorar seu posicionamento e atrair essas companhias que buscam ser mais sustentáveis, a criação de um planejamento de Inbound Marketing se torna ideal. No entanto, existem algumas etapas fundamentais, e a primeira delas é a criação da persona, representação semi fictícia do cliente ideal.

Ao contrário do público-alvo, que se trata de uma parcela abrangente da sociedade que pode se interessar por certos produtos ou serviços, as personas são a representação de clientes ideais, de forma mais personalizada e humanizada. 

Outro ponto importante é definir os objetivos do negócio em determinado período, normalmente entre três e seis meses a um ano. Além disso, é importante organizar os conteúdos de acordo com as personas e etapas do funil de vendas e monitorar os resultados de cada ação.

Inbound Marketing B2B em 2024

Estratégias de Inbound Marketing para o setor ambiental

Um trabalho eficaz de Inbound Marketing para o setor ambiental deve envolver diferentes ações e canais.  

Assim como já destacado, a definição da melhor solução para cada negócio se dá a partir do conhecimento da persona, dos objetivos a serem alcançados, do orçamento disponível e outros fatores que contribuem para um planejamento assertivo.  Mas entre os recursos que podem ser explorados estão:

 Blogs

Os blogs estão entre as ferramentas mais utilizadas para estratégias de Inbound. Podemos afirmar que eles são o centro de todas as ações. Isso porque é nesse canal que ficam reunidos todos os conteúdos produzidos por uma empresa, sejam textos, vídeos, infográficos, e-books e outros. Empresas com blogs produzem uma média de 67% mais leads mensalmente do que as que não utilizam esse canal.

Além disso, os blogs conduzem os consumidores por toda a jornada de compra, desde o topo de funil, com o objetivo de gerar tráfego, até o meio, que visa manter o público interessado, e o fundo, onde são apresentadas as soluções de uma empresa. 

SEO

O SEO também é um dos pilares do Inbound Marketing para empresas ambientais. Isso porque é responsável por dar mais visibilidade aos conteúdos nos mecanismos de busca, como o Google. A estratégia conta com diversas técnicas, como o uso de palavras-chave adequadas, otimização de sites e blogs e construção de links de qualidade.

Redes sociais

Segundo o levantamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 92 milhões de pessoas acessam a internet apenas pelo celular, o que inclui as redes sociais. Outro dado interessante é que 54% dos usuários usam mídias sociais para pesquisar produtos. 

No Instagram, por exemplo, estimativas apontam que 83% dos usuários descobrem produtos nessa rede e 81% das pessoas pesquisam ativamente sobre itens desejados diretamente nela. Já no LinkedIn, um canal social muito interessante para quem trabalha exclusivamente o B2B, estima-se que há mais de 60 milhões de tomadores de decisão e 85% dos leads são convertidos em demos de produtos.

Ou seja, essas e outras redes sociais são poderosas ferramentas de Inbound Marketing. Por meio delas, é possível compartilhar os conteúdos do blog, se relacionar com potenciais clientes, responder dúvidas, trocar informações e muito mais.

E-mail marketing

Os e-mails marketing permitem o contato direto e a longo prazo com o público. Desse modo, é possível trabalhar com todas as etapas do funil e ter bons resultados. Uma vez que um visitante acessou o blog da empresa e se cadastrou, o e-mail se torna o principal meio de contato com o potencial cliente. É importante frisar que, nesse caso, é importante que os leads sejam nutridos constantemente com conteúdos relevantes para que se tornem fidelizados ao longo do tempo.

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Case de sucesso: Tera Ambiental

A Tera Ambiental, empresa com foco no tratamento de efluentes industriais e  resíduos sólidos orgânicos, é um verdadeiro exemplo de como o Inbound Marketing pode trazer ganhos para empresas ambientais. 

A companhia atua em um ramo bem específico, tendo como propósito promover a Economia Circular por meio da valorização e transformação de efluentes industriais e  resíduos sólidos orgânicos. Quando iniciou seu trabalho efetivo com Inbound Marketing, os objetivos eram construir a credibilidade da marca, dar maior visibilidade ao negócio e aumentar as oportunidades de venda. 

Hoje, com mais de dez anos de exploração da estratégia, alguns resultados alcançados foram:

  • Mais de 7 milhões de sessões registradas no site e blog;
  • Crescimento de 34% nas sessões advindas de dispositivos móveis;
  • Mais de 6,3M de entradas apenas nos conteúdos do blog;
  • Mais de 44 mil novos seguidores adquiridos no Linkedin.

 

Agência Inbound: construindo o sucesso de empresas ambientais através do Inbound Marketing

Provar resultados em meio a um clima de mudanças contínuas e expectativas altíssimas, com certeza é um dos maiores desafios para empresas ambientais que vão iniciar sua estratégia de Inbound, afinal, as próprias estruturas organizacionais mudam e os orçamentos podem ser cada vez mais limitados. 

É um cenário complexo, de fato, mas a boa notícia é que há solução. O melhor caminho é contar com parceiros experientes no uso dessa metodologia, que possam oferecer alternativas inovadoras para transformar desafios em oportunidades, como é o caso da Agência Inbound.

Através de ações claras que alimentam seu sucesso, criamos um portfólio de soluções para suprir as principais necessidades do marketing digital, contemplando:

  • Inbound Marketing

Expanda o seu funil de marketing com uma estratégia holística de marketing de conteúdo, materiais para geração de leads e o seu impulsionamento via mídia social.

Quando falamos sobre Inbound Marketing, vale lembrar que nosso processo de planejamento é simples, mas comprovadamente bem-sucedido. Focamos no "o que", "para quem", "como" e "até quando", de modo a garantir os resultados que as empresas buscam.

  • Growth Marketing

O Growth Marketing é uma estratégia que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, principalmente em empresas B2B que buscam acelerar seu crescimento de forma escalável e sustentável. Essa abordagem se baseia em testes e experimentação constantes para identificar as táticas de marketing mais eficazes para gerar aquisição de clientes, retenção e receita.

Nossos serviços de Growth são ágeis, utilizando testes A/B, quick-wins e planejamentos mensais data-driven.

Tudo isso é possível usando nosso sistema proprietário de créditos - que permite total flexibilidade do escopo e rápida mudança de direção de acordo com a análise de resultados e necessidades da empresa.

  • Consultoria & Implementação de MarTech

Pós-pandemia, a tecnologia talvez seja a área onde as empresas mais podem crescer e, atualmente, existem mais de 8.000 plataformas de MarTech, como a RD Station e a Hubspot.

Nós ajudamos nossos clientes com análises, recomendações, consultoria para melhorias, automações e integrações possíveis, que vão permitir um aumento de produtividade no curto prazo e na preparação  para uma rápida expansão da empresa.

  • Websites

Cada projeto de site possui diferentes demandas. Nosso trabalho está em entender cada uma delas e indicar o melhor caminho para sua realização, construindo um ambiente organizado e produtivo para elevar a produtividade de suas equipes.

Para que essa demanda caminhe com eficiência, desenvolvemos desde o wireframe, conteúdo e design até a programação e treinamento de manutenção para sua empresa contar com um site funcional e atrativo.

Quer saber mais sobre a atuação da Agência Inbound na aplicação dessas estratégias para empresas ambientais? Então entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um diagnóstico gratuito.

 

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Nosso compromisso é com os resultados de nossos clientes. Agende abaixo um diagnóstico com nosso CEO e descubra como a estratégia de Inbound Marketing pode ser efetiva para o seu negócio.

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