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+60 estatísticas que comprovam o impacto do Marketing Digital nas empresas

Larissa Godoy
13 de Dezembro de 2024
por Larissa Godoy
Imagem Destaque

Há pelo menos quase duas décadas o marketing vem sofrendo mudanças significativas em seus processos, técnicas e métodos. 

Inegavelmente, essa é uma transformação fomentada pela tecnologia e suas novas opções que ela representa para o nosso dia a dia. A principal causa é a mudança de postura dos consumidores em relação às marcas que consomem, interagem e seguem – principalmente, após todos os eventos dos últimos anos.  

A intersecção entre esses dois pontos representa, em sua maioria, o que o marketing digital é hoje. Um campo de trabalho inovador, mais humano e com novas possibilidades de sucesso a cada esquina. Mas apenas falar não é o suficiente, certo?

Por estarmos em um campo ainda em construção, basear-se somente em tendências e gostos é, de longe, uma ação que todo profissional bem capacitado deve fugir. O caminho, independentemente do assunto, deve ser sempre aquele que apresenta argumentos bem embasados em dados e pesquisas comprovadas. 

Mas por onde começar? Cada empresa antes de qualquer ação precisa dedicar tempo e esforço para entender seus principais objetivos, necessidades e, a partir daí, escolher o caminho ideal a ser tomado e seguido à risca, afinal, foco é tudo! 

Por que estabelecer metas em uma estratégia de marketing digital?   

Números sempre fizeram parte do universo de marketing. E atualmente, mais do que outra época, os profissionais devem quantificar os resultados que desejam atingir e, com isso, definir a estratégia que representa mais assertividade para alcançar o seu propósito. Tão importante quanto a própria estratégia, estão os dados em que são baseadas

Sabendo disso, nesse artigo iremos trazer para você algumas estatísticas que mostram o impacto que o marketing digital pode ter em sua empresa. 

Leia também: 4 desafios comuns de análise de dados no marketing

Primeiro passo: Definindo as prioridades 

Entender os pontos fortes e fracos de sua empresa, bem como os objetivos que você quer alcançar é fundamental para definir as prioridades de cada ação a ser aplicada, principalmente em um momento em que temos tantas tendências aparecendo, é impossível seguir todas. 

De acordo com dados do Panorama do Marketing Digital 2023, realizado pela RD Station, as principais abordagens de marketing segundo os profissionais pesquisados são:

  • Redes Sociais 85%
  • Mídia paga e links patrocinados 72% 
  • Marketing de conteúdo 71% 
  • E-mail marketing 58% 
  • SEO e tráfego orgânico 55%  

Em outro momento, um relatório realizado pela HubSpot, State of Marketing 2024, nos mostra os principais objetivos para a execução de campanhas de marketing que criem uma conexão mais profunda entre empresas e consumidores, sendo: 

#1 Personalização

#2 Conteúdos elaborados por IA Generativa para maior personalização

#3 Coleta de dados próprios

#4 Aumento das vendas

#5 Aumento do engajamento

#6 Geração de leads

#7 Aumento da receita

Como podemos ver, muitas empresas tendem a optar por dois caminhos: 

  • Foco nas redes sociais que não vão deixar de ter impacto nos negócios por um bom tempo 
  • Desenvolvimento de conteúdos personalizados 

Um indicativo de que a criação de um relacionamento será a base de estratégias de marketing digital, criando laços entre o público e a marca, tentando assim se destacar no mar de tantas opções que a internet entrega. 

Segundo passo: Definir as estratégias e direções a serem tomadas  

Com isso em mente, está na hora de especificar cada área de atuação, quais suas metas, esforços e assim definir o caminho a ser trilhado, mesmo que ele não se concretize. Como aprendemos nos últimos anos, tudo pode mudar rapidamente e cabe a nós termos a flexibilidade para nos adaptar no mesmo ritmo. 

Segundo outro apontamento realizado pela HubSpot, outras estratégias emergentes previstas para as próximas ações são traçadas em:

  • Marketing interativo;
  • Marketing data driven;
  • Conteúdo gerado pelo usuário;
  • Inteligência Artificial;
  • Marketing de nostalgia;
  • Comunicação inclusiva;
  • Agile Marketing;
  • Conteúdos com humor;
  • Assistente de voz;
  • Humanização.
  • Conteúdos em vídeo;
 

Portanto, para que você consiga embasar suas próximas ações, selecionamos estatísticas relevantes de seis importantes áreas do marketing e quatro campos promissores. Acesse um tópico rapidamente: 

  1. Marketing Digital 
  2. Content Marketing 
  3. SEO
  4. Redes Sociais
  5. Account-Based Marketing (ABM)
  6. Vendas
  7. Inteligência Artificial
  8. ROI
  9. Dados
  10. Engajamento

1. Marketing Digital 

  • 94% das empresas do Brasil utilizam o marketing digital como estratégia de crescimento. [RD Station]
  • 79% dos executivos de marketing se enxergam tornando-se líderes para o crescimento de seus negócios. [HubSpot]
  • 50,9% das empresas destinam de 1% a 2% de seu faturamento para ações de marketing digital, enquanto outros 17,5%  dedicam de 3% a 4%. [RD Station]
  • 75% dos especialistas de marketing acreditam que experiências personalizadas influenciam nas vendas e fidelidade com a empresa. [HubSpot]
  • Quase 25% dos profissionais de marketing no Brasil afirmam investir entre R$ 31 mil e R$ 50 mil mensais em marketing, enquanto 17% destinam até R$ 5 mil por mês e 5,8% investem mais de R$ 100 mil mensais na área. [HubSpot]
  • 52% dos CMOs e outros líderes de marketing afirmam ter conseguido demonstrar o valor do marketing e obter reconhecimento por contribuir para o alcance dos objetivos da empresa. [Gartner]
  • 66% dos profissionais de marketing conseguiram fortalecer a credibilidade e a confiança em suas empresas utilizando estratégias de marketing digital. [Social Shepherd] 

2. Redes Sociais 

  • Um dos principais canais de comunicação que será altamente utilizado é o WhatsApp, com uma liderança de 76%. [HubSpot]
  • Em relação a profissionais de marketing brasileiros nas redes sociais, 77% afirmam querer alcançar Millennials (nascidos entre 1981 e 1994/96), enquanto 76% desejam engajar a Geração X (pessoas nascidas entre 1965 e 1979/80). [HubSpot]
  • Facebook, Instagram, YouTube e TikTok tiveram o melhor ROI, e são nessas redes que os profissionais de marketing investiram em 2024. [HubSpot]
  • 27% dos profissionais de marketing que não usavam o YouTube até então planejam mudar de estratégia. [HubSpot]
  • Usuários globais gastaram em média 144 minutos por dia nas redes sociais em 2024 [Statista]
  • O Brasil ocupou o primeiro lugar no ranking mundial com 229 minutos por dia, ou 3h49 minutos no primeiro quarto de 2023. [Statista] 
  • 17% dos usuários de redes sociais afirmam já terem comprado produtos nessas plataformas. [HubSpot]

3. SEO 

  • 29% dos profissionais de marketing listam o SEO como uma das principais tendências que eles aproveitam.  [HubSpot] 
  • 75% acham que suas táticas de SEO são “extremamente eficazes" ou "muito eficazes” para ajudá-los a atingir suas metas de marketing. [HubSpot] 
  • 83% dos entrevistados estão "muito confiantes" ou "um pouco confiantes" de que seu site os está ajudando a atingir suas metas de marketing. [HubSpot]
  • 93% do tráfego para sites vem de mecanismos de busca impulsionado por estratégias de SEO. [KonsTruct]
  • O Google detém 90,68% da participação de mercado dos mecanismos de busca, sendo que, de todas as buscas móveis que ocorrem, 93,77% são no Google. [Forbes]
  • 61% dos usuários de dispositivos móveis têm mais chances de entrar em contato com uma empresa local se o site for compatível com seus equipamentos móveis. [Graffiti9]

4. Marketing de Conteúdo

  • O tráfego da web está entre as duas principais medidas mais comuns de sucesso para estratégias de marketing de conteúdo. [HubSpot]
  • 50% dos profissionais de marketing têm a intenção de aumentar seus investimentos em marketing de conteúdo. [HubSpot]
  • 9 em cada 10 profissionais de marketing utilizam blogs para atingir suas metas de conteúdo. [SemRush]
  • O blog é a terceira estratégia de marketing de conteúdo mais comum, depois de vídeos e e-books. [HubSpot]
  • 73% das empresas que gastaram de 10% a 70% do seu orçamento total de marketing em marketing de conteúdo relatam que obtiveram muito sucesso. [Semrush]
  • 47% dos compradores visualizam de três a cinco conteúdos antes de se envolver com um representante de vendas.

pesquisa HubSpot marketing de conteúdo

Fonte: O Estado do Marketing no Brasil


5. Account-Based Marketing (ABM) 

  • 76% das empresas alocam até 25% de seus recursos de marketing para o ABM, enquanto 17% dedicam entre 25% e 50% do seu orçamento a essa estratégia. [Panorama ABM 2024]
  • 29% das empresas pretendem contratar profissionais especializados em ABM, enquanto 21% já contam com equipes dedicadas exclusivamente à implementação dessa estratégia. [Panorama ABM 2024]
  • 90% das empresas que adotam ABM para suas estratégias registram engajamento ativo das contas selecionadas. [Conversa.tech]
  • Atualmente, 94% dos profissionais de marketing adotam o Account-Based Marketing, que é utilizado por pelo menos 67% das marcas globalmente. 
  • 82% dos profissionais de marketing B2B observaram uma melhoria no alinhamento entre as equipes de marketing e vendas em suas empresas após a adoção do Account-Based Marketing.
  • 80% dos profissionais de marketing associam o ABM à melhoria no desempenho das empresas, especialmente pela maior retenção de clientes e expansão sustentável.

6. Vendas 

  • Vendedores de alto desempenho dedicam aproximadamente 18% mais tempo atualizando seu sistema de CRM em comparação com os vendedores de desempenho médio. [HubSpot]
  • Profissionais de marketing que utilizam uma única fonte de dados têm 56% mais chances de estar fortemente alinhados com a equipe de vendas e 26% mais chances de afirmar que sua estratégia de marketing deste ano foi altamente eficaz, em comparação com aqueles que estão desalinhados.  [HubSpot]
  • Mais da metade dos líderes de vendas afirmam utilizar materiais de capacitação de vendas, e 79% consideram esses conteúdos fundamentais para concluir uma venda. [HubSpot]
  • 71,4% dos entrevistados por uma pesquisa disseram que 50% ou menos de suas perspectivas de vendas acabam sendo uma boa opção para o que estão vendendo.
  • 72% das empresas com menos de 50 novas oportunidades por mês não atingiram suas metas de receita. [HubSpot] 
  • 45% das empresas reportam que o uso de um software CRM tem aumentado a receita de suas vendas [Zippia] 
  • 55% dos profissionais de marketing dizem que as equipes de automação de marketing e engajamento de vendas estão se aproximando, enquanto 59% concordam que a colaboração para melhorar a qualidade dos dados é essencial para construir uma compreensão sólida do cliente.  [HubSpot]

Fonte: HubSpot

Leia também: 7 métricas-chave para alinhar marketing e vendas em empresas B2B

7. Inteligência Artificial

Inteligência Artificial no Marketing Digital

  • 85% dos profissionais de marketing afirmam que a inteligência artificial aprimorou a qualidade do conteúdo, sendo que 84% relatam que essas ferramentas deixaram a criação muito mais eficiente. [HubSpot]
  • Em 2025, 96% dos profissionais de marketing no Brasil pretendem adotar Inteligência Artificial e Automação em suas estratégias, e 72,34% acreditam que a IA irá colaborar com os profissionais da área, auxiliando-os na execução da maioria das tarefas. [HubSpot] 
  • 86% dos profissionais de SEO já incorporaram a Inteligência Artificial em suas estratégias, sendo que 75% deles aproveitam a tecnologia para reduzir o tempo com tarefas manuais, enquanto 65% das empresas notaram resultados de SEO melhores com a ajuda da IA. [seoprofy]
  • Uma das principais metas futuras dos líderes de marketing é integrar a Inteligência Artificial em suas estratégias, com uma aposta de 9,3%. [HubSpot]
  • 11% dos profissionais de marketing no Brasil estão interessados em testar a reutilização de conteúdo em diversos canais e otimizar seus sites para IA generativa na busca. [HubSpot]
  • 8,1% dos profissionais de marketing afirmam querer alavancar o uso de IA e automação para operações como segmentação em 2025 para testes em conteúdo interativo. [HubSpot]

8. Iniciativas com maior ROI

  • 21% dos líderes afirmam que o uso de vídeos curtos tem gerado um retorno sobre investimento (ROI) maior, e 9% planejam aumentar seus investimentos nessa área futuramente. [HubSpot]
  • Profissionais de marketing que segmentam suas listas de e-mail conseguem aumentar a receita gerada por e-mail marketing em 760%, enquanto 89% usam o canal como principal fonte para geração de leads. [Campaign Monitor] 
  • 75% dos profissionais de marketing acreditam que experiências personalizadas ajudam a impulsionar as vendas e a fidelização de clientes. [HubSpot]
  • Canais como blogs, websites e social media shopping tools obtiveram um ROI equivalente a 16%. [HubSpot]
  • Plataformas como Instagram, TikTok, Facebook e YouTube têm o maior retorno sobre investimento, sendo que 27% dos profissionais de marketing planejam começar a usar o último futuramente. [HubSpot]
  • Profissionais de SEO técnico, que trabalham em correções técnicas, pesquisa de palavras-chave e reescrita de tags de título, geralmente obtêm um ROI de 117% em cerca de 6 meses.
  • As mensagens via celular (WhatsApp, SMS e Messenger) estão entre as estratégias que geraram maior ROI para 6,82% dos líderes de marketing, enquanto chatbots e automação proporcionaram mais ROI para 4,59% dos entrevistados. [HubSpot]

Template Calculadora de ROI


9. Dados

  • Para 75% dos profissionais de marketing, ter acesso a dados do público é essencial, pois isso auxilia a alcançar o público de forma eficaz, entender quais estratégias estão dando resultados, planejar o mix de mídia adequado e criar conteúdo mais impactante. [HubSpot]
  • 40% das marcas têm a intenção de aumentar seus orçamentos para marketing baseado em dados. [Invesp]
  • 64% dos executivos de marketing "concordam plenamente" que o marketing orientado a dados é essencial no contexto atual. [KPIDigital]
  • 47% dos tomadores de decisão de marketing entrevistados globalmente incluíram o marketing por e-mail como uma das áreas em que o marketing baseado em dados tem sido mais eficaz. [Statista]
  • 24% dos profissionais de marketing afirmam que os dados permitem alcançar o público-alvo de forma mais eficaz. [HubSpot]
  • 1 em cada 4 profissionais de marketing brasileiros tem os dados de marketing totalmente integrados às suas ferramentas. [HubSpot]

10. Engajamento

estatísticas de engajamento no marketing digital (1)

  • O Facebook conta com mais de 3 bilhões de usuários ativos mensais, sendo ainda a rede social mais utilizada no mundo. [Statista]
  • 89% dos profissionais de marketing B2B utilizam o LinkedIn para geração de leads, e 62% afirmam que a plataforma é eficaz na geração de leads para seus negócios. [SproutSocial]
  • 21% dos profissionais de marketing destacam o uso de conteúdo visual para aumentar o tempo de permanência como uma das principais estratégias de SEO. [HubSpot]
  • O número de usuários de e-mail no mundo chegou a 4,26 bilhões em 2022, e a previsão é que esse número aumente para 4,73 bilhões até 2026. [Statista]
  • 58% dos profissionais de marketing que utilizam o TikTok observaram um aumento no uso da plataforma ao longo deste ano. [HubSpot]
  • 17% dos usuários de redes sociais disseram que já compraram um produto nas redes sociais. [HubSpot] 

 

A criação de uma estratégia de marketing digital, considerando todos esses fatores, pode representar uma mudança categórica para sua empresa. Os consumidores estão online e esperam que as empresas dos produtos que consomem também estejam.

Contar com um marketing que une os desejos do consumidor e objetivos mercadológicos de uma empresa é o que faz uma estratégia ter sucesso. Por isso, mapear e criar um plano de qualidade deve ter o foco, antes de mais nada, na pessoa para qual você quer vender, criando assim um ambiente para o crescimento mútuo. 

Quer se aprofundar mais sobre ABM? Então não deixe de ler nosso artigo Introdução ao Account Based Marketing (ABM): como criar uma jornada de resultados concretos. Nele você conhecerá mais sobre essa estratégia e o impacto que pode ter em sua empresa.



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