O marketing digital permite o uso de diferentes táticas para comercializar produtos - pesquisa, mídias sociais, mobile, análise, publicidade, só para citar alguns.
Por isso o e-mail não deve ser visto como uma entidade separada. Ele é mais eficaz quando é integrado com a estratégia de marketing. Neste capítulo vamos mostrar diferentes formas de integrar o e-mail com seus outros recursos de marketing.
Números raramente mentem. Em um estudo recente do Aberdeen Research, 65% dos negócios B2B que utilizam as mídias sociais para geração de leads escolhem integrar e-mail com as mídias sociais.
O bom é que você pode imitar esse sucesso com mais facilidade do imagina. Aprenda algumas táticas agora.
Se você está interessado em estender o alcance de seu e-mail e ampliar a visibilidade do seu conteúdo e da marca, tente adicionar o compartilhamento de mídia social. É fácil de fazer e muito eficaz.
Se você fizer uma análise integrada de marketing irá conseguir determinar quais leads ou assinantes já mencionaram você no Twitter. São leads altamente engajados e merecem e-mails especiais.
Quem se envolve com você nas mídias sociais é um excelente lead. Portanto, dê motivos para se inscreverem em suas listas de e-mail. Ofereça uma tentadora call-to-action em sua página no Facebook e não se esqueça de deixar claro quais os benefícios ao se inscrever para receber seus e-mails.
Você sabe que o link na parte superior de muitos e-mails oferece as pessoas uma oportunidade para ver o e-mail em seu navegador? Isso não só ajuda as pessoas que têm dificuldade em visualizar o e-mail em sua caixa de entrada, como também pode ajudar com a sua otimização de busca.
Quando você receber uma versão html do seu e-mail na web, você está criando um arquivo de e-mail que é acessível a motores de busca. Por isso tenha certeza que o seu conteúdo de e-mail segue as melhores práticas de SEO, tais como:
• Use as suas melhores palavras-chave;
• Crie texto âncora (com hiperlinks) ao construir o corpo da mensagem;
• Assegure que todas as imagens têm alt-tags;
• Incluia os botões de compartilhamento nas mídias sociais para esticar ainda mais o conteúdo.
O comportamento online de seus clientes e prospects é perfeito. Eles vão de mídias sociais para um site para abrir um e-mail, clicam através de uma landing page para um download e estão de volta ao Facebook. Eles não cobrem seus rastros, pois não precisam. Mas no mundo de hoje, você precisa fazer uma análise capaz de ver a conexão integrada entre todas essas atividades, ou seja, análises individuais para cada canal não ajuda em nada. Você precisa ter uma visão multicanal que o ajuda a encontrar informações, tais como:
• O número de pessoas que clicaram, mas não converteram;
• O número de pessoas que se converteram em seu site que vieram das mídias sociais, e, destes, o número que realmente abriu sua última campanha de e-mail.
• Quais táticas resultam em mais leads; links patrocinados, busca orgânica, e-mail ou mídias sociais.
Um dos benefícios reais para relatórios analíticos integrados é que eles ajudam a obter mais envios de e-mails segmentados. Com a análise integrada de marketing, você pode segmentar sua lista de endereços e envio de comunicações com base no histórico de downloads e páginas vistas pelos leads.
Dica: Com o software de análise integrada da HubSpot você pode ver como e-mail se encaixa no quebra-cabeça de inbound marketing, dando a você o contexto que você precisa para tomar decisões inteligentes sobre segmentação e nutrição de leads.
Mais e mais pessoas abrem seus e-mails através de seus dispositivos móveis. Dependendo da indústria, esse número pode ser elevado a 50%. E uma vez que seu e-mail for aberto em um celular, é provável que não será reaberto em um computador.
O que você fazer para tornar móvel a sua estratégia de e-mail?
• Comece testando seus modelos de e-mail para ver como eles ficam em diferentes dispositivos móveis.
• Certifique-se de que seus botões call-to-action e links podem ser facilmente acessados pelos leitores que usam telas sensíveis ao toque.
• Ofereça texto simples e versões HTML do seu e-mail.
• Uma vez que as imagens podem não ser exibidas, preste atenção às descrições do seu texto alt tag sob as imagens.
• Lembre-se que o e-mail é apenas o começo do processo. Não se esqueça de otimizar as páginas móveis para landing pages e formulários.
Hubspot otimiza automaticamente seus e-mails e landing pages para visualização móvel.