Quais são os aplicativos que você mais utiliza? Certamente, o Instagram está entre o top 5, se não for o mais utilizado. A verdade é que esse aplicativo é um das preferências mundiais e cada vez é mais utilizada por empresas.
Mas, como utilizar o Instagram da melhor maneira? Antes é preciso estabelecer alguns pontos. Primeiro: o Instagram não é um lugar para fechar negócios, mesmo que as recentes atualizações permitam o anúncio de produtos, esse não deve ser o foco de sua empresa, o Instagram é para se relacionar!
Segundo, inove! Como a comunicação é feita 90% em imagens, além de qualidade, você deve mostrar diferentes facetas de sua empresa, coloque imagens do seu dia a dia, do processo de produção, atendendo um cliente (com sua autorização prévia, claro), eventos especiais dentro e fora da empresa e informações relevantes para seu público.
E terceiro continue a ler este artigo para entender ainda mais sobre o Instagram:
Criado em 2010, o Instagram é um rede social de compartilhamento de fotos e vídeos e hoje conta com mais de 300 milhões de usuários. A rede é uma das mais utilizadas e possui maior engajamento entre o público online devido à facilidade de uso.
O consumidor virtual está cada vez mais exigente e a espera das empresas que apresentem velocidade, pontualidade, eficiência e, principalmente, entretenimento. Diante disso, é de tamanha importância manter um contato amigável com o seu público de interesse e lhes entregar mais do que é esperado. No online as pessoas gostam de serem surpreendidas!
Com o aplicativo as empresas podem:
Além disso, os posts do Instagram geram uma taxa de interação por seguidor de 4,21% - 58 vezes mais interação por seguidor em comparação ao Facebook e 120 vezes mais do que o Twitter.
Por ser uma rede social de fotos, a imagem é extremamente importante, seja o usuário uma pessoa ou empresa.
Nesse quesito espera-se uma mesclagem entre imagens produzidas e outras espontâneas, como do dia a dia da empresa, humanizando sua imagem perante o público. Entretanto, além das fotos é preciso ter a biografia atualizada e com linguagem condizente com a identidade da empresa, pois essa é a sessão mais vista pelo público.
Manter uma identidade visual harmônica com as outras redes sociais e até mesmo o site é essencial para criar um reconhecimento imediato pelo público.
Para a divulgação de conteúdo, deve-se pensar em um equilíbrio de tipos de conteúdo que funcionarão melhor para os recursos que você tem e a interação que você quer do seu público.
Uma dica recomendada é a inclusão de um link na bio, podendo ser ele do blog, home do site da empresa ou um site específico, dessa maneira você pode “chamar seus seguidores a clicar no link na bio para mais informações”, por exemplo.
No Instagram as publicações que mais fazem sucesso refere-se à divulgação de produtos e serviços e, de preferência, focadas nos setores de e-commerce, varejo ou beleza e higiene.
Os melhores horários para publicação são:
Diferentemente de outras redes sociais, o Instagram revelou ser a única que não tem seu engajamento reduzido aos finais de semana. Devido ao seu grande fluxo de atualização, calcula-se que uma foto tenha uma vida útil de aproximadamente 4 horas.
Para conhecer ainda mais sobre o público, o Instagram disponibiliza para as empresas um espaço de monitoramento onde é possível acompanhar alguns dados básicos, como: impressões, alcance, cliques no site e atividades do seguidor.
Com a mudança dos usuários do desktop para o mobile, as empresas B2B tendem a seguir esse novo fluxo de interação. Sabendo disso, o Instagram permite a compra de produtos diretamente na rede, centralizando ainda mais as ações e permitindo que as empresas explorem ainda mais o Instagram.
Entre as empresas B2B mais conhecidas no Instagram estão:
Foto reprodução.
No setor B2B a empresa se preocupa mais em resolver problemas e se posicionar como autoridade no seu mercado.
Apesar de apresentar benefícios para empresas B2B e B2C, a segunda categoria é vista como ainda mais forte na rede social, devido ao seu caráter natural mais engajante que permite interação leve com o público.
No B2C, na grande maioria das vezes, a preocupação é entreter o público. Mas, os objetivos do marketing de conteúdo tanto no B2B tanto no B2C são os mesmos: engajar o público alvo através de produção de conteúdo de qualidade.
Entre as empresas B2C mais conhecidas estão:
Foto reprodução.
No instagram, as fotos precisam dizer visualmente quem a empresa é, para isso é preciso ter definido previamente uma personalidade nas redes sociais. Uma ótima maneira de ter bom engajamento é mostrar a cultura na empresa, possibilitando ao público ter a sensação de fazer parte da empresa.
Há alguns pontos a serem considerados, como:
Com as recentes atualizações do Instagram, agora os usuários podem criar publicações que somem em 24h, semelhante ao Snapchat. Isso permite o acompanhamento de uma ação na empresa ou evento que demande uma cobertura mais constante.
Além disso, por se encontrar no topo da rede social, o stories permite uma visualização maior por parte do usuário, já que não é preciso correr todo o feed para ver uma foto ou vídeo da empresa.
O conteúdo do Stories, portanto, pode ser muito mais poderoso para atingir consumidores, já que não vai aparecer como uma publicidade, nem vai irritar aparecendo como “post patrocinado”, nem será a 10ª propaganda na timeline do seu potencial cliente no mesmo dia.
Fonte: TechTudo
As legendas das fotos são tão importantes quanto as imagens em si. O Instagram permite a utilização de hastags, fazendo com que o conteúdo postado possa ser encontrado mais facilmente. Por isso, é preciso ter cuidado na escolha das hashtags.
Elas devem descrever em pequenas palavras a sua foto, uma boa maneira de atrair as pessoas que deseja é utilizar também a localização e a área do negócio.
As hashtags são também uma maneira fácil de acompanhar os tópicos mais falados na rede social, sendo assim mais fácil de aproveitar esses assuntos.
Entre as principais dicas para utilizar as hashtags de maneira correta são:
Business profiles é uma ferramenta gratuita para empresas que desejam ser reconhecidas como tal no Instagram.
Utilizando a ferramenta, as empresas podem escolher como querem que seus clientes entrem em contato – por e-mail, telefone ou mensagem – clicando no botão de contato, que aparecerá ao lado do botão de seguir. Também é possível ver o endereço da empresa. O Business profiles também desbloqueia acesso a métricas e a possibilidade de promover posts.
O Instagram Business permite que você transforme posts que performaram bem em anúncios diretamente de dentro do aplicativo. Escolha um post que você já publicou e adicione um botão encorajando a audiência a interagir. Saiba mais sobre as soluções de Ads do Instagram.
O foco do Instagram for Business é para empresas e comércios locais. Portanto, para ter acesso à novidade, é preciso que sua empresa tenha uma fanpage no Facebook conectada a um perfil no Instagram com, ao menos, 100 seguidores.
Para solicitar a conta corporativa, basta ir ao menu de configurações no Instagram, tocar no ícone referente ao perfil empresarial e preencher os formulários.
Hoje, as redes sociais representam uma enorme oportunidade para as pessoas, são um espaço de convergência de tudo o que faz parte do cotidiano, seja ele um assunto complexo ou leve e é nessa realidade que as empresas estão, ou seja, para ter sucesso é preciso entender o ambiente em que vive seu público e buscar somar a ele, não combatê-lo ou tentar suprimi-lo.
O Instagram é fácil, simples e tem grande poder de engajamento. Ainda é um espaço pouco explorado pelas empresas, mas quem começar agora, certamente, estará um passo à frente.
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