Pop-ups. Esse provavelmente é o motivo de desagrado de muitos usuários. Pelo menos uma vez por semana é possível se deparar com um site em que é preciso fechar um pop-up para ler o texto. Ou pior, você é redirecionado para uma outra página, coincidentemente, do patrocinador, onde longos minutos são perdidos até finalmente fechar a página. Mas, saiba que sites que fizerem isso terá seu rankeamento diminuindo nos buscadores do Google.
Segundo o que foi divulgado pelo site LeadG2, a partir de 10 de janeiro de 2017, o Google utilizará o algorítimo que avalia a utilização de pop-ups e propagandas interstitials (que cobrem a tela inteira do celular) e deixará de rankear os sites que os tiverem em demasia. Portanto, na prática, se um site leva seu usuário a uma página com pop-up que ocupe grande parte do espaço e precise ser fechado para que se possa ler o texto ou tenha ainda um pop-up que redirecione o seu usuário para outra página, ele será punido e deixará de aparecer nas buscas do Google.
Essa mudança visa promover a qualidade da experiência do usuário na internet e evitar o marketing de interrupção. Afinal, nada mais chato do que ter que ficar fechando vários pop-ups ao entrar ou sair de um site, não?
Mas, como essa nova diretriz valerá apenas no próximo ano, você ainda pode mudar suas práticas e evitar que seu site seja mal rankeado no Google. Para ajudá-lo, separamos dicas podem ajudar o seu site a não ter resultados ruins no buscador mais famoso e influente da internet.
Para destacar-se diante milhões de opções na internet, um site deve entender como funciona todos os pormenores do sistema de buscas e o que é levado em conta na hora de rankear um site. Portanto, priorize a experiência que seu usuário terá em seu site. Dessa forma, a satisfação dele será a sua satisfação.
Nos dias atuais, os usuários estão no smartphone, tablet e desktop, tudo ao mesmo tempo. Por isso, ter um site que incorpore o conceito de responsividade possibilitará a visualização tanto de usuários quanto do Google. Não permita que a leitura seja difícil, que as letras fiquem pequenas ou grandes demais, ou ainda que torne imensamente complicado percorrer seu website via celular.
Não se engane ou seja tomado pelo pânico instantâneo causado pela notícia mencionada. O Google não quer que você deixe de usar pop-ups e sim que os use com sabedoria. Afinal, se seu site exige idade mínima para o acesso ou até mesmo deseja criar um atrativo visual para o cadastramento de newsletter, é completamente aceitável. Mas, por favor, não prejudique a navegação de seu usuário por isso, ok?
Mesmo que os sites de empresas B2B não sejam os principais alvos para a mudança do Google, é possível tirar vantagens e sair à frente da concorrência. Assim sendo, não é necessário tirar aquele pop-up de inscrição do blog ou de conteúdo exclusivo, mas evite que eles cubram muito a tela de seu usuário (mobile ou desktop).
Veja aqui exemplos que não comprometem a usabilidade de seu usuário:
Se você acompanha regularmente as principais práticas utilizadas na internet perceberá que a frase de ordem atualmente é: priorize seu usuário. Garantir que toda e qualquer pessoa tenha uma ótima experiência online não apenas assegura que o Google eleve suas posições em uma pesquisa, mas, principalmente, mostra a seu público que sua empresa se importa com a experiência digital dele.
Agora, como nós não mostramos nenhum pop-up invasivo e priorizamos a sua experiência em nosso blog, bem que você poderia se cadastrar em nossa newsletter, não? Está em nosso rodapé, basta incluir o seu e-mail.
E, claro, conte para nós a sua opinião sobre essa mudança anunciada pelo Google.
Ilustrações obtidas em: https://webmasters.googleblog.com/2016/08/helping-users-easily-access-content-on.html