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SEO

Google passará a punir websites que tenham pop-ups invasivos

5/set/2016
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Pop-ups. Esse provavelmente é o motivo de desagrado de muitos usuários. Pelo menos uma vez por semana é possível se deparar com um site em que é preciso fechar um pop-up para ler o texto. Ou pior, você é redirecionado para uma outra página, coincidentemente, do patrocinador, onde longos minutos são perdidos até finalmente fechar a página. Mas, saiba que sites que fizerem isso terá seu rankeamento diminuindo nos buscadores do Google.  

Segundo o que foi divulgado pelo site LeadG2, a partir de 10 de janeiro de 2017, o Google utilizará o algorítimo que avalia a utilização de pop-ups e propagandas interstitials (que cobrem a tela inteira do celular) e deixará de rankear os sites que os tiverem em demasia. Portanto, na prática, se um site leva seu usuário a uma página com pop-up que ocupe grande parte do espaço e precise ser fechado para que se possa ler o texto ou tenha ainda um pop-up  que redirecione o seu usuário para outra página, ele será punido e deixará de aparecer nas buscas do Google.

Essa mudança visa promover a qualidade da experiência do usuário na internet e evitar o marketing de interrupção. Afinal, nada mais chato do que ter que ficar fechando vários pop-ups ao entrar ou sair de um site, não?

Mas, como essa nova diretriz valerá apenas no próximo ano, você ainda pode mudar suas práticas e evitar que seu site seja mal rankeado no Google. Para ajudá-lo, separamos dicas podem ajudar o seu site a não ter resultados ruins no buscador mais famoso e influente da internet.  

  • Pense como o Google

Para destacar-se diante milhões de opções na internet, um site deve entender como funciona todos os pormenores do sistema de buscas e o que é levado em conta na hora de rankear um site. Portanto, priorize a experiência que seu usuário terá em seu site. Dessa forma, a satisfação dele será a sua satisfação.

  • Não apenas fale em responsividade, seja responsivo

Nos dias atuais, os usuários estão no smartphone, tablet e desktop, tudo ao mesmo tempo. Por isso, ter um site que incorpore o conceito de responsividade possibilitará a visualização tanto de usuários quanto do Google. Não permita que a leitura seja difícil, que as letras fiquem pequenas ou grandes demais, ou ainda que torne imensamente complicado percorrer seu website via celular.

  • Não desista dos pop-ups

Não se engane ou seja tomado pelo pânico instantâneo causado pela notícia mencionada. O Google não quer que você deixe de usar pop-ups e sim que os use com sabedoria. Afinal, se seu site exige idade mínima para o acesso ou até mesmo deseja criar um atrativo visual para o cadastramento de newsletter, é completamente aceitável. Mas, por favor, não prejudique a navegação de seu usuário por isso, ok?

  • Impacto em sites B2B

Mesmo que os sites de empresas B2B não sejam os principais alvos para a mudança do Google, é possível tirar vantagens e sair à frente da concorrência. Assim sendo, não é necessário tirar aquele pop-up de inscrição do blog ou de conteúdo exclusivo, mas evite que eles  cubram muito a tela de seu usuário (mobile ou desktop).

 

Exemplos de pop-ups que deixam o site menos acessível:

Exemplos de pop-ups que deixam o site menos acessível

Veja aqui exemplos que não comprometem a usabilidade de seu usuário:

Exemplos de sites que não atrapalham a usabilidade de um site.

Se você acompanha regularmente as principais práticas utilizadas na internet perceberá que a frase de ordem atualmente é: priorize seu usuário. Garantir que toda e qualquer pessoa tenha uma ótima experiência online não apenas assegura que o Google eleve suas posições em uma pesquisa, mas, principalmente, mostra a seu público que sua empresa se importa com a experiência digital dele.

Agora, como nós não mostramos nenhum pop-up invasivo e priorizamos a sua experiência em nosso blog, bem que você poderia se cadastrar em nossa newsletter, não? Está em nosso rodapé, basta incluir o seu e-mail.

E, claro, conte para nós a sua opinião sobre essa mudança anunciada pelo Google.

Ilustrações obtidas em: https://webmasters.googleblog.com/2016/08/helping-users-easily-access-content-on.html

 



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