Atualmente, um dos elementos mais importantes para todo e qualquer design são as cores. Elas estão presentes em tudo a nossa volta e fazem toda a diferença na nossa vida. E com o seu website não poderia ser diferente. Falaremos como as cores podem afetar diretamente seus resultados no mercado e como otimizar o UX (User Experience) do seu site com boas escolhas. Pegue suas tintas e vamos lá!
Cada cor possui um significado, uma sensação ou sentimento atrelado a mesma. Saber aliar isso à identidade visual da sua empresa é vital, não só no website, mas no próprio processo de criação do branding da sua marca. As maiores empresas do mundo sabem disso e, acredite, nenhuma das escolhas no design delas é por acaso. A seguir, vamos ver alguns exemplos apontados pelo estudo compilado da Marketo.
Acima, vimos alguns exemplos de marcas e como elas utilizam suas cores. As sensações que essas cores passam para os seres humanos é totalmente inconsciente e quase unânime. Utilize isso com sabedoria para complementar suas mensagens e seus designs. Antes de tudo, você deve ter bem claro quais são os valores da sua empresa e quem é o seu publico-alvo. Definir seu buyer persona é, mais uma vez, uma importante etapa na otimização do seu plano de marketing. O que ele busca? Qual sensação a sua empresa quer deixar nele? Quais cores vão ser mais agradáveis aos seus olhos?
Vamos ver mais alguns exemplos? Uma empresa na área de saúde com serviços focado em gestantes com certeza vai optar por cores mais claras, limpas e femininas, sem nada gritante ou forte demais. Tons como branco, cinza, rosa claro e turquesa são excelentes exemplos. Evitaríamos cores fortes, como vermelho intenso, laranja, amarelo ou preto.
E para uma empresa de tecnologia que armazena arquivos em nuvem? Temos várias opções possíveis, de acordo com as análises. O que a empresa quer transmitir para seus clientes? Confiança, responsabilidade, inovação e segurança. Tons de azul, claros ou mais escuros, roxos e cianos são ideais. Evitar vermelho ou laranja é aconselhável.
Tenha sempre em mente os objetivos da sua empresa e o público alvo de seus produtos para escolher as cores que vão lhe trazer melhores resultados.
Não dá pra chamar a atenção dos seus clientes com uma única cor. Precisamos de mais cores. Mas como escolher a certa para não espantar nosso visitante?
Isaac Newton criou a teoria das cores e montou a roda de cores acima. Localize a cor predominante no seu website na roda de cores. A cor que se destaca na cor que escolheu é aquela que estiver do lado oposto do círculo. Esta é a sua cor complementar. É a cor ideal para combinar no seu site e chamar atenção para pontos relevantes.
Um exemplo é um site com identidade visual predominantemente azul. Para dar destaque aos seus CTAs e botões, a cor laranja é a mais indicada, já que ela saltará imediatamente aos olhos sem ser ofensiva ou tirar a importância do azul já existente.
Você precisa de mais cores? Ao invés de utilizar a cor complementar, você pode utilizar as duas cores que estão ao lado dele. No caso do azul, se não quiser utilizar o laranja por algum motivo, você pode utilizar uma combinação de amarelo escuro e vermelho claro. Estas seriam as cores complementares divididas. Produzem resultados semelhantes à complementar, sem tirar a função dela.
As combinações são muitas e podem ser influenciadas livremente pelos tons claros ou escuros. Experimente com a sua marca e descubra as suas cores do sucesso!
Abusar de elementos coloridos pode ser fatal para qualquer design. As cores possuem um impacto gigantesco em uma peça gráfica ou no seu website. Por isso, se você abusar muito delas, seu site ficará visualmente pesado e desagradável e, ao invés de cativar o público, você vai acabar afastando-o.
Segundo os estudos da Fast Company, 84,7% dos consumidores cita as cores de um produto como um dos principais fatores de compra. Nos primeiros 90 segundos de contato com uma marca, o ser humano já faz um julgamento superficial da mesma. Esse julgamento é 90% baseado nas cores da marca.
Como, então, ter certeza da eficácia das cores que você escolheu? É aí que entra o Growth-Driven Design e o Inbound Marketing. As cores são pedestais fundamentais na identidade de uma empresa e devem ser muito bem cuidados. Para garantir a eficiência das cores de uma marca, o GDD trabalha com uma metodologia de desenvolvimento gradual, bastante focada em testes A/B e mantendo os melhores resultados com base na coleta e avaliação de dados. Da mesma forma, o inbound marketing utiliza forte influencia dos buyer personas, marketing de conteúdo, presença marcante em redes sociais e análise de estatísticas para garantir o sucesso da sua marca. Isso inclui o branding digital da sua marca. O sucesso do seu negócio na internet depende da sua identidade online.
Acha que seu negócio não está mostrando suas verdadeiras cores online? Nosso time de especialistas está mais do que pronto para analisar sua identidade e alavancar suas vendas com mudanças que reflitam o que seu negócio realmente é. Entre em contato conosco e dê um novo colorido aos seus resultados!