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5 chaves de sucesso para novas agências de marketing

4/fev/2015
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Este artigo foi postado originalmente no Blog do HubSpot Brasil, e pode ser visualizado aqui.

O maior propósito de uma agência de marketing eficiente é gerar resultados expressivos em oportunidade de negócios, uma definição bem simples para tamanha complexidade.

São inúmeras as ações que levam ao entendimento de como consumidores tomam suas decisões de compra. Um estudo meticuloso, rigoroso e prazeroso, conduzido por profissionais competentes (sim, bons profissionais de marketing pulsam por desvendar o que de fato atrai consumidores às marcas!).

Obviamente, um bom plano de negócios será fundamental para o sucesso de uma agência de marketing, com todos os processos de gestão organizados e muito bem planejados, mas este artigo não irá especificar nenhum deles, e sim apresentar uma reflexão sobre os fatores de sucesso do novo marketing:

1. Marketing não é comunicação, e comunicação não é marketing.

É muito comum ver departamentos e agências de marketing focando 100% dos seus esforços em comunicação. A comunicação é uma das ferramentas de marketing, e não representa o todo.

Aqui na Agência Inbound, trabalhamos junto aos departamentos de marketing de nossos clientes, e é fácil verificar que muitos deles são responsáveis apenas por eventos, ou pela comunicação institucional, e pouco interagem com a área comercial.

Uma agência de marketing deve alinhar seus objetivos junto às estratégias de negócios de seus clientes, e usar de muita inteligência de mercado para realizar investimentos em comunicação funcional e efetiva.

2. Selecione as melhores ferramentas

De nada adianta ser uma mente brilhante e não ter uma ferramenta brilhante.

Blogs, mídias sociais, conteúdos avançados e qualquer ação que permeie a experiência de um visitante em seu website precisa ser monitorada, e o resultado disso devem ser expressos em relatórios precisos.

A partir deles será possível planejar e objetivar metas concretas. Além disso, essa capacidade de visualizar dados irá traduzir a eficiência, ou não, das ações propostas.

Softwares e aplicativos, por exemplo, são ferramentas que podem melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços oferecidos por sua agência, uma ótima opção para executar campanhas e workflows durante todas as etapas do funil de vendas.

3. Conteúdo é peça-chave

Recentemente, conteúdo virou sinônimo de marketing. Impossível pensar em alguma ação sem ponderar a qualidade e relevância da comunicação direta com o cliente.

Pessoas estão interessadas em pesquisar,  querem entender, e principalmente, querem achar uma solução para seus problemas. As informações devem atender a essa demanda, e isso não é tarefa fácil.

De acordo com a Corporate Executive Board, 60% da decisão de compra acontece antes do contato com o vendedor. Isso significa que as pessoas precisam de conteúdo, elas apreciam informação e fazem pesquisas para orientar sua decisão de compra.

Elaborar conteúdos relevantes é um grande desafio para agências de marketing, é preciso contar com profissionais especializados, ou então terceirizar a produção.

4. Trabalhe junto com a área de vendas

Pouca gente absorveu isso de verdade, mas marketing está para vendas, assim como Romeu está para Julieta, um foi feito para o outro.

As ações de marketing guiam o possível comprador até um representante, que estará a postos para finalizar a negociação. São expertises diferentes, mas extremamente complementares, e é um grande desperdício colocar ambas as áreas em lados opostos.

5. Avalie riscos e minimize prejuízos

O sucesso não é o único fator a ser mensurado, outro importante indicador de bons resultados em sua agência de marketing, é analisar as chances de fracasso.

Minimizar riscos é parte fundamental de um bom planejamento estratégico, e em uma rotina tão intensa, muita coisa pode dar errada.

Analise o perfil de seus colaboradores, veja se eles estão realmente empenhados em ajudar e resolver problemas, se possuem esta habilidade e disponibilidade, indispensáveis hoje em dia.

Monitore suas ações em um curto espaço de tempo. Os resultados podem ser visualizados on time, e muita coisa pode ser avaliada antes de gerar algum prejuízo, ou desperdício de esforço.

A área de marketing está repleta de oportunidades para bons desempenhos, individuais e coletivos.

Há muito material gratuito disponível para acompanhar as novas tendências de sucesso, escolha suas melhores ferramentas e potencialize sua capacidade de gerar boas oportunidades de negócios. 



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