O termo User Experience, ou UX, é relativamente recente, mas nem todos conhecem ou sabem o que é ou como ele pode impactar seu negócio. Hoje, vamos desvendar os mistérios desse novo conceito e te mostrar porque vale (e muito) a pena investir nele.
O foco das marcas está desviando da convencional autopromoção e se voltando mais para conquistar clientes sólidos. Mas como encantar um usuário? Nosso cérebro memoriza experiências, sejam elas boas ou ruins. Você claramente se lembra de um profissional eficiente e provavelmente contrataria os serviços dele novamente. Da mesma forma, um serviço ruim deixou bem claro na sua mente que ele não deve ser contratado novamente. Isso fica indexado em nossas memórias graças às experiências que tivemos com esses produtos. Mas como então passar uma boa experiência sem interagir com o público diretamente? Por meio do UX Design.
UX é definido como todos os aspectos de interação do usuário com uma marca, produto ou serviço. Isso engloba vários aspectos da interação, como Peter Morville compilou em seus estudos. São eles:
É por meio do UX Design que criamos boas experiências e cativamos o público enquanto ele utiliza nosso website ou redes sociais. São tópicos e linhas de trabalho que ajudam na hora do desenvolvimento, garantindo que o usuário ficará satisfeito e feliz com o serviço oferecido.
Em meio aos milhões de sites que temos ao nosso alcance hoje, preferências e favoritismo são inevitáveis. Uma prova disso é que você mesmo possui alguns sites que visita diariamente e passa um certo tempo navegando. Quer fazer um experimento? Abra uma nova aba em seu navegador e acesse qualquer site que você goste. Vamos agora responder algumas perguntas juntos:
Se você respondeu “sim” para todas essas perguntas, o site que você está estudando possui um UX eficiente. Se, para qualquer uma delas, a resposta foi “não”, ainda há trabalho a ser feito. Essas perguntas servem como garantia de que os princípios do UX estão sendo seguidos. E o site do seu negócio? Está suprindo essas necessidades?
Ainda acha o UX trivial? Aqui vão alguns números pra você:
Ignorar esse contingente massivo de usuários online é um dos piores erros que um negócio pode cometer nos dias de hoje. Se seu site não está otimizado com as novas tecnologias, é hora de agir para reverter isso. Imediatamente.
Mas por onde começar? Uma análise do seu atual visitante é o primeiro passo para definir que direção tomar nos ajustes e correções a serem feitas no seu site para garantir uma experiência mais agradável. Pesquise sobre seu cliente: o que ele busca ao acessar seu site? Qual é o fluxo de navegação que ele costuma seguir? Ele encontra as informações rapidamente? De onde vem o trafego dos visitantes? Essas e outras perguntas são muito importantes na hora de criar as diretrizes para sua equipe de desenvolvimento. Tenha certeza que o time todo está em sincronia quanto a esses objetivos. Com isso definido e bem fundamentado, hora de arregaçar as mangas e desenvolver!
Com as recentes evoluções de marketing e webdesign, a forma de se atrair público online mudou consideravelmente. Growth-Driven Design é a nova metodologia de desenvolvimento gradual de websites, que otimiza resultados e se baseia na UX para guiar seu progresso. Investir tempo desenvolvendo recursos que sejam úteis para o usuário, descartar ideias que tragam insatisfação e implementar novas tecnologias e tendências constantemente garantem um engajamento superior ao do webdesign tradicional. Para saber mais a respeito dessa nova onda, dê uma olhada em nosso infográfico sobre o assunto!
Mas não basta um webdesign totalmente eficiente. Seu plano de marketing deve acompanhar esse ritmo e a metodologia de inbound marketing é o que supre essa necessidade. No inbound marketing, ao invés de focar em vendas intrusivas e desinteressantes, o foco é muito mais no marketing de conteúdo por meio de artigos, e-books, white papers, webinars e outros formatos que agregam informação e conhecimento ao seu usuário, engajando-o com sua empresa e promovendo a interação entre você e seus futuros clientes. O uso extensivo das redes sociais e sempre acompanhando as tendências do mercado e da mídia garantem que seu conteúdo esteja sempre atualizado e relevante. Todos esses aspectos contribuem e formam uma experiência inesquecível para seus usuários, mesmo fora do seu website, garantindo sua fidelidade e confiança.
Pronto para elevar suas vendas e geração de leads e fornecer o melhor UX possível para seu público? Entre em contato com um dos nossos inboundeiros e dê o próximo passo em direção ao crescimento do seu negócio!