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Conheça UX Design e porque isso afeta tanto seu desempenho

3/mar/2016
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O termo User Experience, ou UX, é relativamente recente, mas nem todos conhecem ou sabem o que é ou como ele pode impactar seu negócio. Hoje, vamos desvendar os mistérios desse novo conceito e te mostrar porque vale (e muito) a pena investir nele.

O que é User Experience?

O foco das marcas está desviando da convencional autopromoção e se voltando mais para conquistar clientes sólidos. Mas como encantar um usuário? Nosso cérebro memoriza experiências, sejam elas boas ou ruins. Você claramente se lembra de um profissional eficiente e provavelmente contrataria os serviços dele novamente. Da mesma forma, um serviço ruim deixou bem claro na sua mente que ele não deve ser contratado novamente. Isso fica indexado em nossas memórias graças às experiências que tivemos com esses produtos. Mas como então passar uma boa experiência sem interagir com o público diretamente? Por meio do UX Design.

UX é definido como todos os aspectos de interação do usuário com uma marca, produto ou serviço. Isso engloba vários aspectos da interação, como Peter Morville compilou em seus estudos. São eles:

  • Utilidade: Sugestões de soluções criativas e inovadoras para melhorar a utilidade que um produto ou serviço oferece ao consumidor.
  • Usabilidade: A facilidade de uso deve ser sempre importante. Se alguém precisa ensinar seu cliente a utilizar seu produto, tem algo de errado.
  • Desejo: Sua marca deve ser atraente. O UX valoriza bastante a imagem e a identidade transmitida para o usuário.
  • Buscabilidade: O consumidor não quer perder tempo buscando extensivamente pelo que procura. Seus serviços devem estar ao alcance de todos.
  • Acessibilidade: Seus serviços devem estar disponíveis para consulta de qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer plataforma.
  • Credibilidade: A imagem que sua empresa passa para os clientes indiretamente tem um impacto decisivo na atração de novos. Pessoas não compram de empresas sem boa reputação.
  • Valorização: Sua empresa deve agregar valor para seu público-alvo, não só pela qualidade dos serviços oferecidos, mas também com o conteúdo divulgado.

É por meio do UX Design que criamos boas experiências e cativamos o público enquanto ele utiliza nosso website ou redes sociais. São tópicos e linhas de trabalho que ajudam na hora do desenvolvimento, garantindo que o usuário ficará satisfeito e feliz com o serviço oferecido.

A importância do UX no webdesign

Em meio aos milhões de sites que temos ao nosso alcance hoje, preferências e favoritismo são inevitáveis. Uma prova disso é que você mesmo possui alguns sites que visita diariamente e passa um certo tempo navegando. Quer fazer um experimento? Abra uma nova aba em seu navegador e acesse qualquer site que você goste. Vamos agora responder algumas perguntas juntos:

  • Você consegue utilizá-lo? Sem a ajuda de ninguém? Intuitivamente?
  • Você consegue encontrá-lo? Ele estava disponível e de fácil acesso?
  • O site lhe é útil? Ele supre alguma necessidade sua ou da sua empresa?
  • O site tem valor? Se destaca de outros sites do tipo com conteúdos ou recursos exclusivos?
  • O site é confiável? As informações presentes nele são verídicas? Ele tem uma boa reputação?
  • O site é acessível? Você consegue navegar por ele sem dificuldades e em outras plataformas?
  • O site é atraente? Confortável de se olhar? Sem poluição visual?

 

Se você respondeu “sim” para todas essas perguntas, o site que você está estudando possui um UX eficiente. Se, para qualquer uma delas, a resposta foi “não”, ainda há trabalho a ser feito. Essas perguntas servem como garantia de que os princípios do UX estão sendo seguidos. E o site do seu negócio? Está suprindo essas necessidades?

Como UX afeta o seu negócio

Ainda acha o UX trivial? Aqui vão alguns números pra você:

  • Se um site não está otimizado, 79% dos usuários tendem a buscar outro site para suprir suas necessidades. (fonte: Adobe)
  • 96% dos usuários mobile encontraram sites não otimizados para plataformas móveis. (fonte: Google)
  • 48% dos usuários se sentem frustrados quando um site não está otimizado (fonte: Google)
  • 71% dos profissionais de marketing afirma que uma boa experiência de usuário tem um impacto direto nas vendas e engajamento do público. (fonte: Temkin Group)
  • Usuários que desistem de uma compra online culpam desorganização, falta de informação, conexão lenta e design ruim. (fonte: xAd)

 

Ignorar esse contingente massivo de usuários online é um dos piores erros que um negócio pode cometer nos dias de hoje. Se seu site não está otimizado com as novas tecnologias, é hora de agir para reverter isso. Imediatamente.

Mas por onde começar? Uma análise do seu atual visitante é o primeiro passo para definir que direção tomar nos ajustes e correções a serem feitas no seu site para garantir uma experiência mais agradável. Pesquise sobre seu cliente: o que ele busca ao acessar seu site? Qual é o fluxo de navegação que ele costuma seguir? Ele encontra as informações rapidamente? De onde vem o trafego dos visitantes? Essas e outras perguntas são muito importantes na hora de criar as diretrizes para sua equipe de desenvolvimento. Tenha certeza que o time todo está em sincronia quanto a esses objetivos. Com isso definido e bem fundamentado, hora de arregaçar as mangas e desenvolver!

GDD, Inbound Marketing e UX impecável

Com as recentes evoluções de marketing e webdesign, a forma de se atrair público online mudou consideravelmente. Growth-Driven Design é a nova metodologia de desenvolvimento gradual de websites, que otimiza resultados e se baseia na UX para guiar seu progresso. Investir tempo desenvolvendo recursos que sejam úteis para o usuário, descartar ideias que tragam insatisfação e implementar novas tecnologias e tendências constantemente garantem um engajamento superior ao do webdesign tradicional. Para saber mais a respeito dessa nova onda, dê uma olhada em nosso infográfico sobre o assunto!

Mas não basta um webdesign totalmente eficiente. Seu plano de marketing deve acompanhar esse ritmo e a metodologia de inbound marketing é o que supre essa necessidade. No inbound marketing, ao invés de focar em vendas intrusivas e desinteressantes, o foco é muito mais no marketing de conteúdo por meio de artigos, e-books, white papers, webinars e outros formatos que agregam informação e conhecimento ao seu usuário, engajando-o com sua empresa e promovendo a interação entre você e seus futuros clientes. O uso extensivo das redes sociais e sempre acompanhando as tendências do mercado e da mídia garantem que seu conteúdo esteja sempre atualizado e relevante. Todos esses aspectos contribuem e formam uma experiência inesquecível para seus usuários, mesmo fora do seu website, garantindo sua fidelidade e confiança.

Pronto para elevar suas vendas e geração de leads e fornecer o melhor UX possível para seu público? Entre em contato com um dos nossos inboundeiros e dê o próximo passo em direção ao crescimento do seu negócio!



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