A cada ano que passa no Brasil, cresce o número de interessados em cursos à distância e aumenta também o número de instituições de ensino que oferecem a modalidade. O inbound marketing é fundamental para gerar mais leads e seguir em busca do aumento no número de alunos e a otimização das landing pages ou (página de ofertas) pode fazer a diferença para aumentar as vendas. Saiba como tirar o melhor proveito dessa ferramenta.
De acordo com o Censo de Mercado EAD, foram mais de 5 milhões de alunos em 2015 no Brasil, mais de 1 milhão a mais que no ano anterior, entre inscritos em cursos livres e universitários. Esse crescimento tende a continuar aumentando porque as pessoas querem se qualificar cada vez mais para se destacarem no mercado de trabalho e os cursos online são uma prática e econômica solução. Em alguns casos o EAD é até a única opção viável dependendo da região em que a pessoa mora ou mesmo o tempo que ela tem disponível. É uma modalidade de ensino que está contribuindo consideravelmente para a distribuição de conhecimento e isso é excelente para a educação nacional.
Essa possibilidade tão ampla de expandir o número de alunos faz com que as instituições que oferecem cursos à distância tenham uma ótima estratégia digital. Principalmente devido à concorrência, que também cresce junto com o interesse dos alunos. Mais especificamente no inbound marketing, otimizar a landing page pode fazer com que o número de conversões aumente e a instituição aumente seu número de alunos.
O primeiro passo é analisar a estrutura de suas landing pages atuais. Como tem sido a performance delas? Tem trazido resultados? Quais são as falhas? O que precisa ser melhorado? Elas têm funcionado bem tanto na versão desktop quanto nos dispositivos móveis? Além dessas perguntas, é preciso conhecer muito bem a oferta. É o momento de questionar qual tipo de solução a oferta vai proporcionar aos leads e por qual motivo eles deviam se interessar pelo curso, quais vantagens vai obter. Uma excelente pergunta a se fazer é se as informações disponibilizadas foram feitas para o público, com conteúdo relevante, ou possui somente um monte de “frases de vendas”. Depois de uma avaliação minuciosa, é hora de ir para as próximas etapas.
A landing page é composta, obviamente, pelo conteúdo textual e pela sua forma gráfica. É importante destacar que ambos precisam ser otimizados e oferecer a melhor experiência para atingir o objetivo de converter leads. Vamos às dicas de como é possível otimizar as landing pages.
Além de redesenhar os elementos gráficos da landing page, é importante remodelar a forma de apresentação do conteúdo. O que pode ser feito para otimizar as landing pages:
A otimização do conteúdo para os mecanismos de busca também é importante na landing page, bem como sua usabilidade. Assim como a atenção das pessoas, você quer seu curso EAD bem posicionado nas páginas de buscas, então é importante atentar-se a todos os elementos. É possível otimizar a palavra-chave no título da página, nas tags de HTML, no título do texto, na descrição do curso e também na meta description.
Depois de chegar a uma versão revisada da landing page, é hora de testar sua nova página de oferta. Você pode escolher entre testar sua eficácia na modalidade de teste A/B, onde são criadas duas versões bem diferentes da landing page e depois comparada qual apresenta mais conversões; ou multivariável, em que a segunda versão da sua página tem diferenças mais sutis entre si.
Meça o retorno sobre o investimento considerando a taxa de conversão e o número de quantas conversões se consolidaram no período que você pré-determinou para avaliar a performance da sua landing page. Ao cruzar estas informações com o investimento feito na produção da página, será possível determinar qual das versões é mais rentável e que trouxe mais resultados.
Lembre-se que a prática do inbound é um ciclo que precisa ser constantemente reavaliado e atualizado, portanto, revise periodicamente a eficácia das landing pages. Ao fazer isso, leve em conta essas dicas extras: verifique o que a concorrência tem feito e procure conhecer cada vez mais o perfil dos potenciais alunos.
E conte para a gente se as landing pages dos seus cursos estão trazendo as conversões e vendas que sua instituição espera que elas consigam. Você gostaria de obter mais resultados das suas páginas de oferta?