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Conceito de inbound marketing aplicado à educação – como extrair a melhor estratégia

6/dez/2016
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O inbound marketing é uma metodologia que comprova resultados mostrando dados factuais extraídos de suas táticas e por isso é uma estratégia que tem deixado o velho marketing ultrapassado. Se aplicado corretamente em instituições de educação ele pode trazer excelentes respostas ao compreender o comportamento de potenciais alunos na internet e fazer a escola ter ainda mais prestígio.

A internet mudou a forma das pessoas se comunicarem e das empresas se relacionarem com seus consumidores, sejam eles pessoas físicas ou outras empresas. A proximidade que a era digital proporcionou para quem oferece e compra produtos ou serviços revolucionou o mundo: cada vez mais cresce a tendência das pessoas procurarem pela reputação das marcas online antes de realizar uma compra.

Com essa mudança, o jeito de fazer marketing também adaptou-se: hoje as estratégias de marketing precisam ter como foco as metas de vendas para que os resultados sejam atingidos. E as instituições de ensino, sejam universidades, escolas particulares ou que oferecem cursos técnicos, atualização, idiomas, entre outras, também têm que se atualizar para continuar crescendo.

Como evoluir com as estratégias de inbound marketing

Em um primeiro momento as ações costumam ser mais básicas, para que seja possível testar a aplicação de formatos diferenciados de conteúdos e ir coletando dados para se construir a buyer persona da instituição, ou seja, o perfil ideal do potencial aluno. Mas depois dos primeiros testes e análise dos resultados, é preciso ir além e preparar os próximos passos da estratégia de inbound marketing da sua instituição. Confira como é possível evoluir para explorar ações mais elaboradas:

  • Análise de leads

Para começar é preciso analisar os leads e identificar quais são suas necessidades, em que estágio da jornada do comprador ele se encontra (consciência, consideração ou decisão) para em seguida pensar em maneiras de torná-los clientes. É importante lembrar que essa forma de pensar não surge de “achismos”, mas da avaliação do comportamento da persona. Uma análise de leads adequada faz com que o tempo da equipe de vendas seja otimizado e valoriza os esforços do time de marketing.

  • Geração de leads

Se a estratégia de inbound da instituição realizou um excelente trabalho em SEO e criação de conteúdo, o tráfego de pessoas que não conhecem a empresa deve render uma boa base de novos visitantes. É o momento de pensar em como aumentar a geração de leads baseada na persona criada.  

  • Nutrição de leads

A nutrição de leads é o passo seguinte à geração de leads; é onde entram ações como e-mail marketing direcionadas ao momento da jornada do comprador em que o possível futuro aluno se encontra. O e-mail marketing na metodologia inbound visa ser uma conversa personalizada, que realmente leva em consideração o problema ou dúvida real dos leads, ao contrário de estratégias ultrapassadas que não surtem o efeito esperado e acabam nas caixas de spam.

  • Lead scoring

É o momento da prova real de que todos o trabalho não foi em vão: lead scoring é a qualificação dos leads que mencionamos anteriormente. Também como já frisamos, o lead qualificado para vendas é aquele que está na fase de decisão na jornada do comprador, não aquele que acaba de conhecer a instituição e ainda está tentando compreender seu problema a ser resolvido.

  • Vídeo marketing

Que os vídeos são a grande sensação dos últimos anos na internet não é preciso muito esforço para se fazer entendido, mas se tratando de educação vale o destaque. De acordo com uma pesquisa da comScore, 91% dos internautas assistem vídeos online e 52% dos consumidores relatam ter aumento da confiança para realizar a compra depois de assistir a um vídeo marketing. Não se pode ignorar essa tendência na sua estratégia de inbound marketing.

Os vídeos são uma excelente ferramenta porque permitem apresentar a instituição de forma clara e persuasiva, desde que produzidos com a qualidade necessária e conteúdo relevante. Os recursos visuais no caso das instituições podem ser um fator decisivo para o futuro aluno. Em instituições de ensino à distância, por exemplo, o apelo visual é fundamental para agradar o aluno porque o curso se dará por vídeo-aulas. Já para escolas físicas, é uma oportunidade de fazer o estudante sentir-se confortável e atraído antes mesmo de conhecer as instalações e corpo docente.

  • Estudos de caso

O acúmulo do volume de informação permite que, em um estágio mais avançado da estratégia de inbound marketing, seja possível a realização de estudo de caso aprofundado onde certamente os resultados serão positivos e animadores para as equipes de marketing, vendas e toda direção da instituição. Na verdade, todos os colaboradores se beneficiam porque a melhora dos resultados agrega valor à marca.

Mesmo depois de evoluir com as ações de inbound, os primeiros passos nunca devem ser deixados de lado. A comunicação nas redes sociais, a atualização da otimização do site e elementos das páginas, a criação de conteúdo e acompanhamento das publicações devem ser constantes e sempre aprimoradas. A presença nas mídias sociais é fundamental para ser lembrado e considerado pelos leads e principalmente para manter a interação e encorajar o engajamento.

Estudantes em geral costumam dedicar boa parte do seu tempo às redes sociais e é imprescindível que a instituição de educação esteja distribuindo e promovendo seu conteúdo, tirando dúvidas e aprendendo sobre as tendências dos seus possíveis clientes.

A sua empresa educacional está pronta para dar o próximo passo nos pilares do inbound marketing?

A evolução das ações do inbound acontece naturalmente conforme mais informações são coletadas e analisadas. Pode parecer uma metodologia complexa no início, mas aos poucos se compreende que é muito mais vantajoso trabalhar o marketing digital de forma ordenada e com objetivos como no inbound marketing do que investir em opções que não trazem resultados.

A análise detalhada das ações adotadas vai indicar qual a melhor estratégia para cada instituição de educação, mas não existem grandes segredos no inbound marketing: sempre produzir conteúdo de qualidade e tirar proveito das informações que se tem dos leads deve ser o guia para entender qual a melhor tática.


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