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5 dicas para não falhar em suas estratégias de inbound marketing

Por: Agência Inbound 16/abr/2015

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Tenho costume de acordar mais cedo para ler um pouco antes de começar o dia. Geralmente busco notícias de marketing, comunicação e tecnologia, e é claro, dou uma espiada nas mídias sociais. Hoje fui atraída, descaradamente, para um artigo inusitado sobre os 10 hábitos de pessoas milionárias, e o destaque era a paciência e o tempo de amadurecimento no mundo dos negócios.

A leitura me trouxe a reflexão sobre nossas rotinas, tendências e promessas com o inbound marketing, e me inspirou a juntar um pouco de tudo o que aprendo e tudo o que executo dentro deste universo de complexidade e oportunidade.

Somos uma Agência especializada em inbound marketing, e representamos exclusivamente o HubSpot, votado o melhor software de marketing e vendas pela G2 Crowd três anos seguidos (pode acessar aqui: https://www.g2crowd.com/categories/marketing-automation), isso nos dá 100% de dedicação a tudo que estiver relacionado a nova onda de marketing mundial, e por isso me sinto confortável para dizer que ambos, ferramenta e método, são mesmo sensacionais para quem quer crescer e desenvolver novos negócios, mas o sucesso depende de outros fatores também.

É possível sim que essa estratégia não dê certo, e já vimos isso acontecer, mas sabemos exatamente porquê, e isso me inspirou a relacionar os 5 tópicos abaixo:

1. Tenha paciência, mesmo em tempos de crise

Já tive minha própria empresa, sou filha, neta, e sobrinha de empresários e juro que entendo perfeitamente as urgências de quem precisa vender, mas essa urgência pode representar um dos grandes erros para a estratégia de inbound.

A missão e eficácia das estratégias de conteúdo é ajudar pessoas em suas pesquisas na web, e para isso demandam de tempo para fidelizar audiência, pois possibilita a construção sólida de relacionamento entre seu potencial cliente e sua empresa.

Lembre-se, estamos vivenciando uma grande inversão de papéis, onde o poder está com o comprador, e não mais com o vendedor. Não adianta produzir conteúdo sem relevância, pois se o leitor não quiser ele não vai ler e não vai encontrar sua solução, não mesmo!

2. Falar mais de você do que da necessidade do seu potencial cliente

Pare um pouco e se coloque como um potencial cliente de uma academia, de supermercado, ou de uma loja de roupas que você gosta. Mas não faça isso de forma genérica como se fosse parte de um grupo de pessoas.

Você tem demandas específicas como cliente, tem uma vida pessoal, tem família, tem objetivos a longo prazo e anseios com tudo isso. Com certeza você tem algum ponto de dor que pode ser atendido por uma solução ou empresa ou serviço, e é por esse motivo que o inbound marketing não pode funcionar sem a definição de seus buyer personas.

Tudo que produzimos, toda inteligência de mercado que utilizamos nas estratégias de inbound são pensadas para elas, e por isso elas têm interesse em ler, clicar e baixar nossas ofertas de conteúdos.

O seu potencial cliente só quer ler sobre sua empresa quando atinge o estágio final em sua jornada de compras, onde já percebeu que tem um problema, estudou as soluções disponíveis na web e agora precisa de uma empresa para fidelizar a compra, é nesta hora que você pode investir um pouco mais em peças institucionais, fora isso, mantenha o foco em oferecer soluções e não falar sobre os atributos de seus produtos e serviços

3. Não testar a efetividade das ações de marketing

Com as ferramentas que mensuram resultados é completamente viável analisar a efetividade de ação de marketing, então porque não testar antes de investir todos os seus esforços?

Não há verdade absoluta em marketing, e a tecnologia está revolucionando nosso comportamento de compra, por isso temos que priorizar nossa capacidade de adaptação em meio a tanto dinamismo.

E mais uma vez, a paciência volta a fazer sentido no mundo corporativo. Avalie seus números, faça teste A/B, e até C/D se precisar, mas comprove a eficácia de suas ações e investimentos e acredite nos números. Não há milagres, mas enquanto você avalia tudo isso, os leads vão continuar entrando e novas oportunidades vão surgir, mas não de uma só vez.

4. Não acompanhar as novas tendências de marketing e vendas

Se o mundo anuncia uma nova onda de marketing, por que achar que ela não faz sentido para você? Há mesmo outras opções para atrair novos clientes para sua empresa, com esse custo-benefício ou escalabilidade?

Inbound marketing não é a única estratégia que funciona, e até aconselhamos nossos clientes a avaliar e executar outras ações conjuntas de vendas e marketing para potencializar resultados, caso necessário, mas a grande questão é que o nosso comportamento web está ditando as regras do “jogo”, e empresas que pensam em crescer, e até sobreviver, precisam de novas soluções para serem encontradas na web.

Pense se existem outras ações que possam te trazer novos clientes, como feiras, mala-direta, campanhas de telemarketing, um evento quem sabe, e se tudo isso é mesmo efetivo para sua empresa. Pense também se o custo de tudo isso está previsto em seu orçamento.

5. Não tente executar táticas de marketing tradicional em suas estratégias de inbound

Quebre de vez seus paradigmas, o marketing mudou, e mudou de verdade.

Acredite, as mentes mais brilhantes do marketing também passaram por isso, aprenderam uma nova linguagem e estão se adaptando a uma nova realidade.

Eu mesma sou da “outra” geração, que aprendeu na faculdade uma série de ações sobre a ciência que estuda o comportamento do consumidor, e que hoje não faz mais tanto sentido. Tive que estudar tudo de novo para não virar um “dinossauro” do marketing.

É uma luta para quem não nasceu na era digital, mas não dá para manter meu velho e seguro jeito de imprimir sucesso, pois ele não se aplica mais à realidade de hoje.

E finalmente...

Evite errar em suas estratégias de inbound marketing. Se você já escolheu o novo método, avalie os tópicos acima e veja se você ou sua empresa estão executando as melhores práticas para o sucesso, e se precisar de ajuda, consulte um especialista.



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