Uma das perguntas mais comuns que recebemos aqui na agência é: quanto minha empresa precisa investir em marketing, e como esse investimento pode ser dividido entre ações online e offline?
Esta não é uma questão fácil a ser respondida, até porque ela depende de diferentes variáveis que determinarão quanto você deve (e pode) investir em seu setor de marketing nesse momento.
Neste artigo, irei fornecer informações que poderão guiar sua empresa na decisão sobre quanto e onde investir sua verba de marketing, especificamente responderei algumas perguntas:
Nessa parte, vamos avaliar a distribuição do orçamento de marketing entre os canais - aproveitando o melhor do offline e online - e como subdividir o investimento online nos variados canais digitais.
Extraído de um estudo feito pelo MarketingCharts.com, o gráfico abaixo mostra o forte aumento do investimento em canais digitais.
De todas as táticas digitais representadas no gráfico, cada área tem a expectativa de pelo menos 42% de aumento em seu investimento.
Um estudo realizado pela Forrester Research mostra a previsão de investimento em marketing offline e online e através dos canais digitais.
Aqui estão algumas conclusões obtidas pelo estudo:
No mais recente estudo feito pela eConsultancy, empresa líder em pesquisa sobre marketing digital, os entrevistados disseram quais atividades geram os melhores resultados de ROI.
O gráfico abaixo mostra algumas respostas para essa questão.
Como vimos, existe apenas uma tática de marketing offline no topo da lista que proporciona o melhor retorno sobre o investimento. Todos os outros são digitais/ online.
Novamente no topo da lista estão:
Combinando essas três táticas com as redes sociais e busca paga controlada, você terá um sólido planejamento de inbound marketing e uma alta chance de obter um ROI positivo. E esse é um dos diversos benefícios da adoção do inbound marketing, e ao combinar muitas (senão todas) das táticas citadas e consolidá-las em uma estratégia você, certamente, produzirá resultados positivos ano após ano.
Se sua empresa estiver fazendo apenas malas diretas, apresentação em feiras e eventos e telemarketing, esses números poderão te assustar; mas também te dará um empurrão a mais na direção sobre o digital marketing.
Este outro gráfico, também da Cmosurvey.org, ilustra bem o contraste entre o crescimento digital e o declínio do offline.
Desde 2012, investimentos em publicidade tradicional vem caindo aproximadamente um por cento a cada ano.
Entretanto, em comparação, o gasto em digital marketing vem crescendo em torno de dois dígitos percentuais ano após ano, no mesmo período.
Isso significa que empresários e CMOs estão realocando seus investimentos (e verbas) e não há previsão de que essa atitude seja encerrada em um período a curto e médio prazo.
O que era, antes, gasto com rádio, televisão e jornais, agora é investido em pesquisa (SEM e SEO), e-mail e mídias sociais.
Um outro estudo realizado pelo eMarketer, revelou que em 2017 a publicidade em TV representará um total de 35.8% de todo o investimento em mídia e publicidade (nos Estados Unidos), enquanto o gasto em publicidade digital será de 38.4% do total de investimento em publicidade.
Isso significa que, pela primeira vez, o total de investimento na publicidade na TV será ultrapassado e ainda será pelas táticas de marketing digital. Bem-vindo aos novos tempos!
Obviamente, a menos que você tenha uma empresa completamente online (e-commerce) que dependa do marketing digital, a porcentagem do investimento gasto na área digital é apenas uma porção de todo o marketing. Afinal, as mais tradicionais empresas dependem de atividades online e offline para preencher o funil de vendas, uma combinação saudável de investimento de marketing é o esperado.
De acordo com o mesmo estudo da eConsultancy Report, para 50% dos empresários pesquisados, o digital representa menos de 40% de todo o investimento de marketing.
Fonte: Econsultancy Digital Report
Essa é uma pergunta que pode e, certamente, gera inúmeras respostas diferentes. Até porque, há muitos fatores que devem ser levados em conta, como tamanho da empresa, indústria e segmento (B2B vs B2C), mas existem alguns números que podemos analizar.
A empresa CMOSurvey, em 2015, conduziu um estudo onde foi analisado o orçamento de marketing de acordo com segmento e receita. Separamos alguns números interessantes:
Segmento: B2B vs B2C
Receita e gasto em Marketing
Empresas com receita menor de 25 milhões US$ gastam, em média, 11.1% com marketing.
Quais empresas gastam mais com vendas e marketing?
Investir passou a ser sinônimo de gastos acima dos poderes e desejos da maioria das empresas, mas existem exemplos que mostram como isso não é verdade. Empresas de software e tecnologia possuem tendência de gastar muito no desenvolvimento de seus negócios, sendo uma boa parte de sua própria receita. Por exemplo:
Fonte: VTLDESIGN
Neste artigo percorremos um valioso caminho na busca por mais informações sobre investimentos em marketing. Com tudo isso apresentado, abaixo colocamos a visão geral dos estudos que citamos:
Como uma agência de inbound marketing, nós sabemos que o investimento em seu marketing deve resultar em vendas rentáveis. Afinal, tudo faz parte de um ciclo que quando sem harmonia pode implicar graves perdas para uma empresa.
Saiba como nós podemos ajudar você com um planejamento baseado em métodos digitais, bem como inbound marketing, marketing de conteúdo, publicidade online e web design para que você possa alcançar suas metas de vendas.