Estudo de Caso
Integração do sistema de gestão interno com a HubSpot para Fretebras
Entenda como a Fretebras transformou e promoveu eficiência em suas operações de marketing com a integração de sistemas
Estudo de Caso
Entenda como a Fretebras transformou e promoveu eficiência em suas operações de marketing com a integração de sistemas
Cliente
Tecnologia
Segmento
Integração de sistemas
Projeto
A Fretebras é uma empresa líder no setor de logística, conectando transportadoras e caminhoneiros autônomos para facilitar o transporte de cargas em todo o Brasil.
Como parte de seu compromisso em fornecer serviços eficientes e inovadores, a Fretebras tinha dificuldades na visualização de seus processos e obter insights eficientes rapidamente. Com isso, reconheceu a necessidade de integrar seu sistema de gestão interno (ADM) com a HubSpot, uma poderosa plataforma de CRM e automação de marketing.
Diante das demandas estratégicas do negócio, esse projeto teve como objetivo agilizar o gerenciamento de empresas, contatos e informações internas, incluindo o status do cadastro e a validade da assinatura, para melhorar a eficiência operacional e a experiência do cliente.
Garantir precisão e consistência dos dados entre o sistema de gestão interno e a HubSpot.
Aprimorar a satisfação do cliente e experiência do usuário.
Apoiar o crescimento da empresa e a expansão para novos mercados.
Para estabelecer um ecossistema conectado, a Fretebras tinha alguns desafios operacionais e técnicos a serem solucionados, como:
01. Sincronização de dados
Garantir que os dados entre o sistema de gestão interno e a HubSpot estejam sempre atualizados e consistentes.
Minimizar a latência e evitar a duplicação de dados durante a transferência.
02. Gerenciamento de Chamadas API
Implementar um mecanismo eficiente para evitar chamadas repetitivas à API.
Estabelecer um intervalo de tempo adequado entre as chamadas para evitar sobrecarga no sistema.
03. Controle de Acesso Seguro
Desenvolver um sistema robusto de autenticação e autorização.
Garantir que somente usuários autorizados possam acessar a API, utilizando autenticação por usuário e senha, além de chaves de API exclusivas.
04. Fila de Requisições
Criar um sistema eficiente de controle de fila para gerenciar as requisições à API.
Assegurar que o processamento das requisições seja ordenado e equilibrado, especialmente em momentos de alta demanda.
05. Mapeamento Dinâmico de Campos
Implementar uma funcionalidade que permita o mapeamento dinâmico de campos entre os dois sistemas.
Adaptar a transferência de dados às necessidades específicas de cada cliente, garantindo flexibilidade e personalização.
06. Monitoramento e Logs
Desenvolver um sistema abrangente de monitoramento e registro de erros.
Acompanhar detalhadamente o status de cada solicitação, incluindo o tempo de execução e quaisquer erros ou exceções encontrados.
07. Escalabilidade
Assegurar que a solução possa crescer junto com a empresa, suportando um aumento no volume de dados e requisições.
Desenvolver uma arquitetura que permita fácil escalabilidade horizontal ou vertical.
08. Integração com Sistemas Legados
Lidar com a compatibilidade entre o sistema de gestão interno existente e a nova plataforma HubSpot.
Para atender às necessidades específicas da Fretebras, nossa equipe desenvolveu uma API robusta que facilita a transferência de dados entre o sistema interno da empresa e a plataforma da HubSpot.
Com a solução integrada implementada, a Fretebras pode contar com uma ferramenta poderosa para sincronizar de forma eficiente e segura dos dados de seu sistema interno com a plataforma da HubSpot. Isso não só melhora a eficiência operacional, mas também proporciona uma experiência mais fluida e personalizada para seus clientes. Esta solução personalizada inclui as seguintes funcionalidades essenciais:
A integração bem-sucedida de seus sistemas, permitiu que a Fretebras consiga obter todo o potencial da tecnologia em sua rotina, fornecendo dados em tempo real para cada equipe e assim promovendo crescimento das vendas.
Eficiência Operacional
A automação de processos reduziu significativamente o tempo gasto na atualização manual de dados, permitindo que a equipe se concentrasse em atividades de maior valor.
Melhor experiência do cliente
Com acesso rápido e preciso às informações dos clientes, a equipe pode fornecer um serviço mais personalizado e responsivo, aumentando a satisfação e a fidelidade do cliente.
A equipe da Agência Inbound nos atendeu em várias melhorias referentes à integração de dados, apresentando possibilidades de atualização e soluções mais eficientes dentro de nossos cenários. Sempre dispostos a ouvir, trocar e colaborar. Obrigada pela parceria!
Priscila Diniz Dairiki
Fretebras
Gostaria de expressar nosso agradecimento à toda a equipe da Fretebras pela dedicação e empenho excepcionais demonstrados durante todo o projeto de integração do sistema de gestão interno com a HubSpot.
Um agradecimento especial à Priscila, ao Cadu e a todo o time de desenvolvimento. Vocês sempre tiveram uma clareza impecável na comunicação dos objetivos e desafios, o que foi fundamental para o sucesso deste projeto.
Os feedbacks construtivos constantes foram inestimáveis, proporcionando uma base sólida para que pudéssemos buscar melhorias contínuas e alcançar resultados ainda melhores.
Foi um privilégio trabalhar com uma equipe tão comprometida e competente. Muito obrigado por todo o esforço e dedicação!
Rafael Matuoka, Coordenador de Desenvolvimento
Agência Inbound
Inscreva-se e fique por dentro das novidades do mercado.