O uso de tecnologia e dados no marketing são há tempos elementos fundamentais para a realização de ações focadas em resultados e na entrega de uma experiência positiva para o consumidor. Diante a imensa variedade de opções no mercado, é comum se questionar: qual é a melhor ferramenta de automação de marketing?
Neste especial, vamos mostrar as características das duas mais populares ferramentas no mercado brasileiro
Fundada por Brian Halligan e Dharmesh Shah em 2005, o Hubspot ajudou a construir o conceito que hoje é uma das maiores estratégias utilizadas no mercado: o inbound marketing. Ele reúne em apenas um lugar automação para marketing, vendas, suporte ao cliente e CRM - indo desde planos gratuitos até Enterprise.
O RD Station é uma SaaS brasileira criada em 2011 por Eric Santos e André Siqueira. A ferramenta gerencia e automatiza as atividades de marketing digital, além de ajudar a atrair visitantes para o site e nutri-los ao longo da jornada de compra. Hoje possui seu próprio CRM, além da automação para marketing.
A flexibilidade aliada a automação permite que as equipes de marketing atuem de maneira mais rápida e eficiente.
Formulários | ||
Smart Form | ||
Formulário Pop-Up | ||
Campos personalizados | ||
Rastreamento de formulário externo | ||
E-mail marketing | ||
Relatórios básicos | ||
Painel de relatórios avançados | ||
Suporte | ||
E-mail marketing com função drag and drop | ||
Bots de conversação nativo | ||
Conversas (incluindo bate-papo, chat ao vivo) | ||
Integração com Gmail e Outlook | ||
Gerenciamento de anúncios | ||
Número de usuários | Ilimitado | Ilimitado |
Ferramentas de criação de blog e conteúdo | ||
Estratégia de SEO e conteúdo | ||
Análise de concorrentes | ||
Smart Content | ||
Teste A/B (e-mail e landing page) | ||
Hospedagem e gerenciamento de arquivos, vídeos e CTAs | ||
Lead Scoring | ||
Relatório de campanhas | ||
Suporte por telefone | ||
Suporte por e-mail | ||
Suporte por chat |
Sem fricção entre as equipes de vendas e marketing. Dessa maneira, a jornada de compra do consumidor é montada para promover um caminho focado em experiência e personalização.
CRM próprio | ||
Funil de vendas | ||
Alertas de atividade | ||
Gerenciamento de contato, deals e tarefas | ||
Lembrete de tarefas | ||
Histórico de interações | ||
Integração com WhatsApp Web | ||
Disparo de e-mail nas ferramenta | ||
Modelos de e-mail | ||
Metas | ||
Relatórios | ||
Integração com Gmail e Outlook | ||
Chat ao vivo | ||
Ligação no aplicação/ rastreamento de ligações | ||
Automação de Vendas | ||
Integração com Salesforce | ||
Rastreamento de visita de prospect | ||
Pipeline de múltiplos deals |
A preocupação com o cliente não acaba quando a compra é realizada. Fornecer suporte durante todo o momento permite que ele fique mais satisfeito e propenso a continuar comprando de sua empresa.
Ticketing | ||
E-mail da equipe | ||
Chat ao vivo | ||
Template de e-mail | ||
Criação de bots para tickets | ||
Agendamento de reuniões | ||
Relatório | ||
Automação do serviço ao cliente | ||
Base de conhecimento | ||
Feedback do cliente | ||
Criação de vídeo |
Já pensou conseguir analisar profundamente as páginas do seu site? Construindo seu site na Hubspot, sua empresa poderá ter acesso a um relatório completo de acessos, fontes de entrada, os leads da sua base que entraram em uma página específica e até criar módulos com conteúdos personalizados para suas listas.
Certificado SSL padrão | ||
Configurações de segurança de domínio personalizadas | ||
Temas personalizados | ||
Editor de arrastar e soltar | ||
Marketplace de aplicativos e ativos | ||
Conteúdo e relatórios inteligentes | ||
Personalização dinâmica | ||
Páginas protegidas por senha | ||
Teste A/B | ||
Recomendações e otimizações de SEO | ||
Integração com o Google Search Console |
Módulo especial Hubspot para integrações e operações avançadas
Automação programável | ||
Webhooks em automações | ||
Automação de qualidade de dados | ||
Relatórios personalizados | ||
Propriedades calculadas | ||
Compartilhamento de dados do Snowflake | ||
Permissões avançadas |
Em um mundo em que a cada dia uma novidade tecnológica é descoberta, contar com uma empresa que acompanha a evolução dessas duas ferramentas de perto é de grande valor para você utilizar todo o potencial do Hubspot em uma migração.
Apesar do básico de uma migração ser algo possível de ser realizado por sua equipe atual de marketing, certamente há recursos que necessitam de um olhar especializado. Isso não significa, no entanto, que você precise aumentar pontualmente sua equipe para isso.
Se você possui um período limitado para migrar todos os seus dados, conteúdos e ativos para o Hubspot, a melhor opção está na contratação de uma empresa para ficar focada apenas nisso.
"Tive o privilégio de trabalhar com a Agência Inbound em dois grandes projetos. Primeiro foi na digitalização de uma pequena escola de idiomas onde eu era responsável pelas áreas de Mkt e Sales. Contratamos a Agência Inbound para nos apoiar e realizar a migração para a plataforma HubSpot. Além de serem muito bem organizados, com toda a documentação que um projeto que mexeria com processos e dados sensíveis ao negócio, eles trouxeram uma experiência que nos fez ir além. Utilizamos os melhores recursos da plataforma tanto do Marketing, Sales e Services. A Agência Inbound também produziu nossos novos sites, vídeos e pirâmides de conteúdo. Com todo seu apoio técnico, conseguimos levar o negócio a um crescimento de 300% em 12 meses. Hoje também estamos juntos em um novo projeto em que estou envolvido, também colaborando para levarmos a um patamar alto de resultados. Sempre considerarei a Agência Inbound e todos seus colaboradores em qualquer projeto que esteja envolvido."
Serviço realizado:
Custom API integrations, website design, content creation, customer marketing, full inbound marketing services, sales and marketing alignment, crm implementation, sales enablement, website development, and video production
"Tínhamos o desafio de criar no ambiente de vendas uma operação bastante particular de gestão de diferentes negócios. A agência Inbound nos ajudou a afinar o workflow, implementá-lo na HubSpot e depois participou de treinamentos com o time. Desde a fase de proposta comercial ficou clara a preocupação de toda a equipe em entender as particularidades, oferecendo as melhores soluções ponderando prós e contras de cada alternativa. Foi uma escolha acertada e eles estão agora realizando projetos em outras áreas da companhia."
Serviço realizado:
CRM implementation, sales and marketing alignment, sales - other, and sales - onboarding
"Inbound has done an excellent job of onboarding Zurich Technology to HubSpot. The team has been very responsive and thoughtful on the implementation. They do a great job of following up and understanding our needs. I would highly recommend them to anyone looking for a Marketing Agency and wanting to get HubSpot going! Great work Andre and team!"
Serviço realizado:
Branding, content creation, customer marketing, social media, website migration, marketing - other, and sales enablement