Se você é um profissional da área de marketing é provável que a seguinte situação faça parte da sua rotina: o redator produziu o conteúdo, o revisor analisou o artigo, o social media publicou e divulgou nas redes sociais, o coordenador escolheu os artigos para a newsletter e o programador fez o e-mail marketing... mas tudo foi feito na data correta?
Atualmente, as tarefas são segmentadas para que tenhamos mais objetividade e eficiência dentro das agências e departamentos de marketing, mas diante disso é muito comum que datas, conteúdos e responsabilidades se percam em meio a tanto vai e vem de documentos e publicações.
O Inbound Marketing tem suas bases fundadas na organização e planejamento, e uma parte essencial para o sucesso das estratégias online é o calendário editorial.
O calendário editorial nada mais é do que uma útil prática para o planejamento e controle de todo o conteúdo produzido, englobando diversas tarefas e formatos. Separamos as principais funcionalidades que você pode implementar em sua estratégia de Inbound Marketing e manter o seu calendário de publicações em dia.
Antes mesmo de realizar uma super ideia, coloque-a no papel ou computador. Dessa forma você poderá planejar todo o caminho até as vias de fato, e ainda poderá corrigir pontos e conceitos antes de comprometer o processo de produção.
Não há quase nada que cause tanto desagrado em uma equipe do que a indefinição de tarefas. Explore as qualidades de cada pessoa e deixe claro o que cada um irá fazer. Assim, cada um poderá se programar e ficará mais fácil controlar as datas finais de cada tarefa.
Você já teve que ir até o seu e-mail, voltar vários dias apenas para descobrir quando recebeu um texto? Ou teve que ir até a rede social para lembrar o dia em que tal artigo foi postado? Ter em um local todas essas informação não só garante mais organização, como impede que você perca tempo com coisas pequenas que poderiam ser resolvidas rapidamente.
Certamente, você já perdeu uma boa oportunidade de postagem nas redes sociais porque esqueceu que o dia era importante para o seu segmento e deixou de aproveitar um tópico engajador por falta de planejamento. Por isso, o ideal é sempre manter essas datas no calendário, bem como o dia do lançamento de uma campanha e as ações que podem ser realizadas.
Uma parte importante de qualquer processo é entender onde está dando certo e onde é preciso adequar conforme as necessidades, principalmente no Inbound Marketing. Saber qual assunto rendeu mais resultadosajuda para que você possa alinhar seu planejamento às demandas do público
A organização de um calendário editorial depende (e muito) de boas práticas, como as citadas acima, mas um detalhe não poder ser deixado de fora: a utilização de ferramentas para essa tarefa.
Quando se fala em calendário editorial o ideal é ter em um único lugar informações sobre: produção do conteúdo, revisão, data das postagens no blog ou nas redes sociais, newsletters e disparos específicos. E não é pra menos, afinal, assim todos de sua equipe poderão saber o status de um artigo ou se os conteúdos foram realmente publicados. Conheça algumas das principais ferramentas:
Controlar processos e setores garante fluidez e coerência nas ações e ainda permite prever as tendências do público. A utilização de um calendário editorial permite que sua equipe saiba o que, quando, onde e como o conteúdo está sendo produzido e sua eficácia, garantindo pró-atividade e bons resultados em sua estratégia de Inbound Marketing.
Só não esqueça de mensurar todos os resultados depois, avaliando quais foram as melhores publicações e investindo no que realmente deu certo :)