Não, você não leu errado. Estamos realmente falando sobre os motivos para não investir 100% na comprovada metodologia de inbound marketing, que pode trazer resultados concretos para sua empresa.
Mas só para deixar claro, o título não sugere que você não se dedique parcialmente ao inbound, pelo contrário; se você já investe tempo e esforços em inbound, você está no caminho certo para conquistar mais clientes. O que iremos abordar é porque você não deve se dedicar exclusivamente a ele.
Que o inbound marketing se tornou a maneira mais atual e efetiva de conquistar mais visitantes, leads e clientes para empresas não é novidade. As tradicionais técnicas de marketing offline só perderam espaço para a estratégia centrada em conteúdo de qualidade e a tendência é que o inbound siga influenciando essa revolução. No entanto, em nenhum segmento de negócios é permitido fechar os olhos para novas ou emergentes tendências e no marketing da Era Digital não é diferente: é preciso se manter atento e acompanhar as novidades.
E ainda que algumas tendências ainda estejam engatinhando em sua história, é possível conhecê-las e aplicá-las às suas estratégias, ainda que apenas para testar e analisar a performance. Esse tipo de atitude é um excelente exercício para quem ainda não explora ao máximo as ações de inbound marketing porque é baseada em análise e teste, itens fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia digital. Mas o que há de novidade neste campo atualmente? Vamos conhecer algumas novas tendências.
Vamos destacar duas possibilidades que você pode lançar mão na sua estratégia de atração de visitantes e conversão de clientes: o GDD (Growth-Driven Design) e CRO (Conversion Rate Optimization).
Nunca ouviu falar de nenhum destes termos? Não se preocupe que vamos explicar o que são e como essas ações podem te auxiliar a melhorar os resultados atuando em paralelo à sua estratégia de inbound marketing.
Em uma livre tradução o termo significa "design orientado ao crescimento", então seu significado não esconde grandes mistérios: a ideia é ter um site cujo design seja otimizado para reter e converter os visitantes em suas páginas depois que você conseguiu atraí-los. Para que isso ocorra, a proposta é baseada em um desenvolvimento gradual do site, isso para que se consiga resultados de forma mais rápida e ágil.
Você já deve estar familiarizado com a situação em que a empresa decide mudar o layout e design do site, contrata um designer ou agência, escolhe o novo formato e fim de conversa, site novo dentro de algum tempo.
O growth-driven design chegou para mudar esse pensamento já que as empresas estão compreendendo que o site faz parte da sua estratégia de crescimento – e desempenha um papel fundamental nessa trajetória. Como o GDD propõe ações a partir dos dados obtidos, a resposta é uma conversão otimizada e mais leads impactados.
O objetivo das agências que oferecem a criação de site baseado em growth-driven design é expandir a relação com seus clientes e não parar somente na entrega de um site. Melhor ainda para o cliente, que passa a contar com um suporte mais próximo e contínuo. Excelente também para os seus leads, que ganham uma experiência mais otimizada e personalizada.
Alguns benefícios do growth-driven design em relação ao desenvolvimento de um site de forma tradicional:
A prática de Conversion Rate Optimization ou, se preferir, otimização da taxa de conversão, se refere a otimizar um site já existente para que o aproveitamento das conversões seja mais efetivo. Totalmente centrado em estudo de dados, relatórios e testes ilimitados, o CRO também é uma maneira ágil para seu negócio buscar um crescimento de leads a curto prazo.
Principais iniciativas das plataformas de CRO:
Se sua empresa quiser converter mais visitantes em leads, sim. Essas tendências só podem ajudar no crescimento dos resultados e também auxiliar a alavancar a performance da sua estratégia de inbound marketing. Resumindo, GDD e CRO não são métodos que irão atrapalhar seu planejamento de inbound, muito pelo contrário, podem ser consideradas ações complementares.
Os benefícios vão desde fornecer a você e suas equipes informações mais precisas sobre a jornada do comprador no site até uma vantagem competitiva entre seus concorrentes, afinal, uma forte estratégia digital atualmente é considerada uma grande aliada para destacar o seu negócio. Mas lembre-se, essas são só duas das mais interessantes estratégias complementares ao inbound. Sua empresa poderá explorar muitas outras para garantir visibilidade e resultados. Por isso, não pare de pesquisar e inovar!
Sua estratégia de inbound já deve considerar os fatores essenciais para as técnicas de growth-driven design e conversion rate optimization, além de coleta e análise de dados e testes frequentes. Ainda que sua empresa esteja só começando nas estratégias digitais, sua empresa só tem a ganhar considerando GDD e CRO nas táticas digitais.
Ainda tem dúvidas de como a agilidade do GDD e CRO pode contribuir melhorando a experiência dos leads e aumentando as conversões? Fale com a inbound para saber mais sobre os benefícios e como podemos ajudar o seu site.